ORIENTADOR E A COMUNIDADE ESCOLAR
Ensaios: ORIENTADOR E A COMUNIDADE ESCOLAR. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: NAYANALAISK • 25/9/2013 • 9.459 Palavras (38 Páginas) • 848 Visualizações
O ORIENTADOR EDUCACIONAL E SEU TRABALHO NA COMUNIDADE ESCOLAR
INTRODUÇÃO
Grandes mudanças culturais e socioeconômicas ocorridas na sociedade brasileira obrigam de certa forma que a escola mude e redefina seu papel, fazendo mudanças antes muito tradicionais para criação de novos serviços que atenda o propósito da escola na formação do aluno. (GRISPUM, 2010)
Segundo Libâneo (2004) estamos redescobrindo a função do pedagogo, pois ela perpassa as barreiras escolares, atuando onde quer que haja uma prática educativa, abrangendo uma serie de espaços na sociedade. Em pleno século XXI, o pedagogo deve mais do nunca buscar o conhecer para valorização humana.
Ainda, vários são os campos de atuação do pedagogo dentro e fora da escola, mas aqui falaremos apenas do pedagogo escolar, sendo ele um especialista em métodos e técnicas que promovam o processo ensino-aprendizagem, especificamente do Pedagogo Orientador.
Nesse estudo, pretendemos saber Qual a real função do Or.E - disciplinador ou mediador do processo ensino-aprendizagem. Assim, temos como objetivo geral, Investigar qual o trabalho do Or.E na comunidade escolar numa perspectiva mediadora e facilitadora do processo ensino-aprendizagem. Objetivos específicos: Discorrer sobre o trabalho do Or.E na comunidade escolar tendo como suporte as literatura da área; Discutir sobre a função mediadora do Or.E na comunidade escolar visando o pleno desenvolvimento do educando; Enfatizar a importância do trabalho realizado pelo Orientador Educacional no sentido de cooperação, compreensão e respeito mútuo com os demais membros da comunidade escolar.
Para desenvolvimento da investigação utilizar-se-á de pesquisa bibliográfica a qual Gil (2002, p. 44) o caracteriza como aquela "[...] elaborada a partir de materiais publicados, constituída principalmente de livros, artigos de periódicos e material disponível na internet." Assim, possibilitará o acesso às informações de imprescindível para alcance dos objetivos propostos.
Há muito a educação é atribuição a alguns grupos, como família, igreja e outros, e está cada vez mais distante o propósito de educar com presteza para que o educando viva em sociedade com autonomia utilizando de valores morais e intelectuais para que possa se sobressair em um sociedade competitiva e globalizada.
A escolha desse tema foi definida quando trabalhando em escolas públicas percebi a visão da escola em relação ao trabalho do Or.E. percebe-se que um dos entraves é exatamente a visão errônea dos outros profissionais da educação de que o Or.E é apenas um disciplinador, mostrarei nessa monografia, através de pesquisa bibliográfica de vários autores a real função desse profissional dentro da instituição escolar.
Deste modo, O trabalho esta assim estruturado, capitulo 1 traz um breve panorama histórico sobre a historia do orientador educacional. Apresenta as primeiras formas de fazer orientação ate a chegada dos moldes atuais.
O capitulo 2, trata a acerca, dos princípios éticos na atuação do Orientador educacional. Apresenta os critérios para uma atuação ética e sigilosa, embasada no código de ética profissional. O capitulo 3, vem discorrendo sobre a orientação educacional e orientação vocacional. Focando nas características da orientação vocacional e seus benefícios.
O capitulo 4, traz a orientação educacional e o desenvolvimento físico e educacional do aluno. Aponta sobre a orientação educacional e a família; a orientação e o aproveitamento escola, a orientação e o desenvolvimento social e, a orientação e o lazer. O capitulo 5, traz uma avaliação da atuação do orientador educacional. Por fim apresentamos as considerações finais da investigação, trazendo apontamento sobre todo trabalho.
CAPITULO 1 – BREVE PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
Muitos foram os caminhos e transformações vividas pela escola para chegar ao estagio em que se encontra hoje, vários fatores influenciaram essas mudanças, políticos, culturais, contextos sociais e históricos, dentre outros. Considerando, que esse são fatores que determinam a qualquer tempo ou espaço, as característica percebidas. Para Beauclair (2004, p. 1) "Hoje, a escola se insere como instituição social relevante aos processos de percepção e assimilação da herança cultural acumulada pela humanidade ao longo de sua evolutiva trajetória." Mudanças que se fizeram necessária para ajuste a realidade posta.
Com isso, o trabalho do pedagogo ao longo dos anos veio se transformando para atender as necessidades atuais da população escolar, para tanto esse profissional teve e tem que ser cada vez mais um pesquisador no que tange a vida social, política, física, afetiva e econômica do aluno, influenciando assim a cultura da escola. De acordo Linhares (2010, p.2) "[...] quando as mudanças, ocorridas na escola e no mundo atual indicam uma nova racionalidade técnica no trabalho pedagógico, as quais buscam apenas atender os ditames econômicos de mercado," mas a própria cultura organizacional atual da escola pede que esse profissional tenha definido suas prioridades e objetivos dentro do universo escolar.
A partir desses objetivos e prioridades definidas, poder ser percebido a então necessidade do Orientador Educacional, podendo ser elencadas indícios da necessidade da atuação do orientador educacional, levando em consideração as tendências pedagógicas existentes. No entanto, Grinspun (2003) ilustra seu posicionamento a cerca de assunto, apresentado para ele de forma indefinida, conforme esse, o desenvolvimento da orientação educacional se divide em duas tendências, o qual seria uma antiga e outra atual.
A primeira, aqui compreendida como tendência tradicional, era percebida a parti de que o Or.E., tinha a função de ajustar o aluno à família e a sociedade, em geral para que este, seguisse o modelo de homem, aplicando ali testes de mensuração. Como forma de avaliar sua personalidade; seus problemas; suas opções com a finalidade de mensurar seus desenvolvimentos e potencialidades.
Para
...