ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL
Artigo: ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandafamilia • 24/9/2014 • Artigo • 535 Palavras (3 Páginas) • 217 Visualizações
A ORIGEM DA EDUCAÇAO ESCOLAR NO BRASI.
A memória e a história se entrelaçam revelando o passado, pois ela é vivida fisicamente e afetivamente renovando-se e permanecendo no tempo. A história da educação nos faz uma abordagem científica da realidade e nos da a oportunidade de estudar a educação e suas teorias no contexto histórico do passado, onde a preservação da memória histórica é constituída de tempo, e destaca as preocupações para a conservação dos registros em diferentes contextos que está presente em nossas vidas tanto pessoal como coletivamente.
A educação é uma sequência de fatos que foi ocorrido desde os tempos mais antigos nos movimentos culturais com situações vividas no tempo certo, histórias contadas por nossos descendentes que também enriquece o tempo e a memoria de cada um de nós, é o saber que se passa de pessoa por pessoa tanto na cultura como na sociedade com fatos culturais que vem sendo transmitido ao longo do processo histórico.
A preservação da memória e do patrimônio histórico , seja ele cultural ou artístico são considerados testemunhos vivos das gerações do tempo e espaço que foram e não serão vividos, mais sim revividos por todos nós.
No Brasil a história da educação também está relacionado ao tempo, na qual construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitiam a nossa cultura nos aspectos de continuidade e ruptura em relação aos seus antecessores, pois a memória, o tempo e a história contemplam uma boa parte da educação brasileira seja ela formal ou informal, e com isso educação vem modificando para sua melhor adaptação.
Com o avanço da ciência e tecnologias as estruturas sociais instauram novos valores e linguagens, fazendo com que o passado se torne apto às rupturas, e para isso é necessário a conservação do patrimônio no qual contem testemunho vivo da nossa herança cultural das gerações passadas e que exerce um papel muito importante momento presente.
A idade média na Europa foi marcada pela influencia da igreja católica em todas as esferas da sociedade.
No Brasil, os jesuítas foram os que obtiveram resultado significativo no movimento da contrarreforma católica, porque se desempenharam na atividade pedagógica.
Em 1949, os missionários jesuítas formaram na recém cidade fundada Salvador a primeira escola que ensinava a ler e escrever, e com isso deu-se inicio no processo de criação de novas escolas e missões que se espalharam pelo Brasil a fora, e foi nesse período que os jesuítas começaram a catequisar os índios, os filhos dos colonos, a formação de novos sacerdotes e da elite, assumiram controle da fé e da moral dos habitante da nova terra, e nesse momento surgi a contrarreforma que teve inicio no século xvI , foi uma resposta da igreja católica dada para combater a onda do protestantismo que a cada dia crescia e diante disso a igreja introduziu o INDEX, que era uma lista de livros do SANTO OFICIO que foi proibido aos fieis católicos quando perceberam que os mesmos foram de grande importância para a difusão do protestantismo e muitas outras proibições.
A partir disso foram criadas novas ordens religiosas como a COMPANHIA DE JESUS, que se organizaram como militares e fortaleceram a igreja católica nesse período critico nos países europeus.
...