ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS E ENTIDADES DIVERSAS
Ensaios: ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS E ENTIDADES DIVERSAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PaulaGSM • 7/10/2013 • 1.310 Palavras (6 Páginas) • 468 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tem como objetivo descrever sobre Planejamento Orçamentário, Gestão Empresarial, Escrituração Contábil e Legislação Tributária para uma Revenda de Veículos Usados, detalhando a definição e objetivos do Planejamento Orçamentário, destacando os benefícios que esta ferramenta, se utilizada de forma correta e organizada, pode gerar para as empresas.
No trabalho é exposta uma entrevista sobre a importância da Contabilidade, realizada com o gerente de uma Revenda de Veículos Usados, citada neste trabalho pelo nome fictício de FP Veículos, para preservar a identidade da mesma, e uma entrevista com o Contador, sobre as atividades desenvolvidas por seu Escritório de Contabilidade para esta empresa. São demonstrados ainda os principais procedimentos relacionados à Escrituração Contábil de uma Revenda de Veículos Novos e Usados evidenciando a Legislação Tributária incidente nas atividades desta empresa.
Para elaboração do trabalho foi feito pesquisa nos livros de Controladoria, Planejamento Tributário, Auditoria, Perícia Contábil e Contabilidade das Entidades Diversas, livros estes distribuídos pela UNOPAR para estudo no 7º Semestre, além de pesquisas em sites relacionados aos temas abordados e utilizado as informações prestadas pelo Gerente da FP Veículos e seu Contador.
2 PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
2.1 Definição
“Segundo Sanvicente (2000, p. 16), planejar é estabelecer com antecedência ações a serem executadas, estimar recursos que serão necessários e alocados, assim como atribuir as responsabilidades em relação a um período futuro pré-determinado.”
Planejamento orçamentário é uma base para os negócios das empresas, através dele é possível prever despesas, custos e receitas possibilitando que a empresa obtenha resultados positivos. O planejamento orçamentário deve estar interligado à ação estratégica da empresa, deve ser analisado o meio onde a empresa atua e verificar se sua estrutura está adequada ao mercado, tendo flexibilidade e capacidade para mudanças, se forem necessárias. Toda empresa visa aumento do lucro e continuidade no mercado, para isso é necessário a adoção de sistemas formais de planejamento que permitam detectar a tempo as transformações que ajudem a alcançar esses objetivos, mas não se deve fazer um planejamento orçamentário ignorando o passado, pois isso pode acabar transformando em um planejamento sem utilidade prática, inútil.
2.2 OBJETIVOS
O Planejamento Orçamentário tem como objetivo antever situações organizacionais e financeiras da empresa, no intuito de acertar nas decisões futuras, buscando evitar ou minimizar fatos desfavoráveis para obter os melhores resultados.
3 ATIVIDADE ECONÔMICA: CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS
3.1 GESTÃO EMPRESARIAL
A entrevista apresentada a seguir foi feita com o Gerente de uma Revenda de Veículos Usados, citada neste trabalho pelo nome fictício de FP Veículos, para preservação da identidade da empresa.
Questões:
1) O que você entende por Contabilidade?
2) Qual seu entendimento acerca da importância da Contabilidade como ferramenta de Gestão Empresarial?
3) Você se sente satisfeito com os serviços prestados pelo seu Escritório de Contabilidade? Justifique.
4) Você acredita que a Contabilidade poderia contribuir de outra forma para a empresa? Especifique.
5) Você já se utilizou dos trabalhos de um perito contador em alguma questão judicial ou extrajudicial, de natureza trabalhista, civil ou criminal?
Respostas:
1) É através da Contabilidade que me mantenho informado sobre a situação real da empresa, se os objetivos pretendidos estão sendo alcançados, se temos que optar por alguma mudança para melhoria da situação financeira da empresa, se tem lucro ou prejuízo, desta forma podemos analisar se está valendo a pena dar continuidade no negócio.
2) Acredito que a Contabilidade funciona como uma bússola que serve para nos situar se estamos no caminho certo, se a empresa está andando de acordo com as metas traçadas internamente.
3) Sim, estou satisfeito com os serviços prestados pelo meu escritório de contabilidade, eles me demonstram os resultados reais, buscam a diminuição dos custos mensais e me orientam no que for necessário, visando o crescimento e a continuidade da empresa, mas trabalhando sempre de acordo com a legislação.
4) Nesse momento não me recordo de nada diferente que a Contabilidade poderia contribuir para a empresa, acredito que tudo que pode ser feito, na área contábil, o escritório de contabilidade que presta serviços para a FP Veículos está fazendo.
5) Nunca foi preciso me utilizar dos trabalhos de um perito contador.
3.2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
A FP Veículos é uma Empresa de Pequeno Porte, optante pelo Simples Nacional e sua Escrituração Contábil é simplificada. O escritório de contabilidade que presta serviços para a empresa, mantém a escrituração contábil de todos os seus atos e fatos administrativos, tanto os que provocaram alguma alteração no seu patrimônio, quanto os que possam vir a provocar.
Ao final de cada exercício social é elaborado o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado que são registrados no Livro Diário. O escritório de contabilidade elabora um Plano de Contas simplificado, levando em consideração as especificidades da atividade da empresa.
3.3 LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
Conforme a atividade econômica da FP Veículos, uma Revenda de Veículos Usados, optante pelo Simples Nacional, ocorre o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, do IRPJ, CSLL, COFINS, PIS, INSS, e ICMS.
“De acordo com o art. 4º da Instrução Normativa SRF nº 355/2003, a base de cálculo do valor devido ao SIMPLES mensalmente, pelas empresas que exploram a atividade de revenda de veículos, é a receita bruta da venda do veículo usado.”
3.4 ENTREVISTA COM O CONTADOR
O
...