OS RESÍDUOS DA INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA
Por: douglas silva de moura • 8/8/2018 • Trabalho acadêmico • 856 Palavras (4 Páginas) • 127 Visualizações
Universidade Federal da Paraíba
Centro de Tecnologia em Desenvolvimento Regionais
Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira
RESÍDUOS DA INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA
Tratamento e Reuso
Douglas Silva de Moura
José Edísio Bezerra Teixeira
Lucas Silva de Macedo
João Pessoa/PB
Abril/2018.
Douglas Silva de Moura
José Edísio Bezerra Teixeira
Lucas Silva de Macedo
RESÍDUOS DA INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA
Tratamento e Reuso
Trabalho científico apresentado à disciplina Metodologia do Trabalho Científico do 1º Período do Curso Tecnologia em Produção Sucroalcooleira do Departamento Tecnologia Sucroalcooleira da UFPB.
Professora: Liana Filgueira Albuquerque
João Pessoa/PB
Abril/2018.
- INTRODUÇÃO (sem ponto e alinhado a esquerda)
A quantidade de resíduos que as indústrias sucroalcooleiras produzem devido a sua produção de derivados da cana-de-açúcar é muito elevado.(use um conectivo para dar continuidade ao texto sobre resíduos) E se não houver um destino adequado para estes resíduos, acaba ocasionando grandes impactos no meio ambiente principalmente no solo onde são despejados enormes quantidades e litros de agua (???) utilizado em seu processo, sem contar nos outros resíduos. Devido a essa grande quantidade de resíduos, a(há) uma grande necessidade de verificar a viabilidade para reutilizar esses resíduos e fazer seu tratamento adequado para que não seja um impacto negativo para o meio ambiente.
Realizando procedimentos adequados, as indústrias do ramo sucroalcooleiro terão um enorme percentual de economia com os procedimentos realizados, e não sendo somente bom para a empresa e sim para o meio ambiente, onde(?) será o mais beneficiado com as medidas adotadas. (Cite os procedimentos e evite repetição de palavras.)
A introdução serve de base para redigir o trabalho, pois ressalta “o que” e “como” ele será desenvolvido.
Espaçamento entre linhas 1,5 / Verificar o espaçamento “depois”.
(1.1 Objetivo ?????)
Seção/Espaçamento.
A cana-de-açúcar teve origem na Nova Guiné. Depois sendo leva para India conhecida na língua local com “shakkar”, uma antiga língua da India. Mais tarde sendo uma planta desconhecida no Ocidente, passa a ser observadas por generais em 327 a.C, e logo mais no século XI, foi introduzida no Egito durante as Cruzadas, seguindo para Sicília Chipre e Espanha. (História)
O açúcar mantinha uma relação comercial com o Ocidente por ser uma fonte de energia para o organismo. Logo mais no período do renascimento o comercio já era feito por vias marítimas, por motivo dos senhores feudais cobrarem muito caro em seus tributos pelos comboios que passavam por suas terras. Sendo assim, Portugal o ponto geográfico obrigatório por ondem passavam as naus (Navios de grande porte) carregadas de mercadorias, assim Portugal passa a ser o berço da cultura e produção de açúcar. (CITAÇÃO/HISTÓRIA)
Chegada em 1493 pela segunda viagem de Cristovao Colombo, onde hoje é a Republica Dominicana, mas somente em 1532 que foi trazida a primeira muda para o brasil. (HISTÓRIA)
Abra uma seção para discorrer sobre aspectos históricos.
(será corrigido)
RESÍDUOS NA INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA
Segundo Paoliello (2006), decorrentes do processamento industrial da cana, são emitidos diversos efluentes (líquidos e gasosos) e gerados quantidades significativas de resíduos sólidos.
Os principais despejos são: água de lavagem de cana, água de resfriamento de equipamentos (mancais, turbinas etc.), água condensada dos evaporadores do caldo, água das colunas barométricas e/ou multi-jatos, água dos condensadores da destilaria, água de lavagem de dornas, pisos e equipamentos, o restilo ou vinhaça e a flegmaça. Com exceção da vinhaça, a maioria desses despejos tem sido recirculada e reutilizada (água de lavagem de cana, água das colunas barométricas, água condensada dos evaporadores – amoniacais – , água de resfriamento da destilaria e dornas, água de resfriamento de turbinas, pasteurização, mancais das moendas, turbogeradores e facas), após prévio tratamento visando melhoria da sua qualidade, tais como: remoção de sólidos, acerto do pH, decréscimo de temperatura com a utilização de torres de refrigeração ou tanques com aspersores (CETESB,1985 apud PAOLIELLO,2006 p.17).
...