Operações Imobiliárias
Por: bezerracaarapo • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 723 Palavras (3 Páginas) • 718 Visualizações
Operações Imobiliárias Aula 01
Atividades
Você deverá responder as questões a seguir e enviá-las por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail. lbogaz@unigran.br
1. Quais são os deveres do administrador mandatário?
Agir e praticar todos os atos para o bom desempenho do mandato de administração;
Indenizar qualquer prejuízo causado por culpa sua, ou daquele pelo qual se fizer substituir, sem autorização do mandante proprietário;
Prestar contas ao mandante;
Transferir para o mandante as vantagens de execução do mandato.
2. Fale dos riscos da eventualidade da visita a imóveis de pretensos locatários, não acompanhados pelo corretor.
A visita de pretensos locatários ao imóvel desacompanhados do corretor gera, indubitavelmente, alguns riscos. São alguns, dentre eles: a possibilidade de deixarem o imóvel exposto, com portas, janelas e portões abertos e, portanto, sujeito vandalismos e intempéries climáticas; a sujeição ao risco de invasão.
3. Pode ser cobrada taxa dos locatários quando da efetivação da locação? Se pode ser cobrada, quais? Se não pode, porque? E qualquer situação justifique a sua resposta.
Não podem ser cobradas taxas do inquilino para ser realizado um contrato de aluguel. O inquilino só deve pagar o aluguel e os encargos permitidos por lei. Não podem ser cobradas taxas de reservas de imóvel, nem é permitida a cobrança adiantada do aluguel, a não ser em contratos que não apresentam garantia ou alugueis de temporada.
4. Fale das providências iniciais da administração de locações.
-Cadastrar o cliente locador;
-Avaliar o estado físico do imóvel;
-Avaliar o valor da locação e mercado do imóvel;
-Obter procuração para administrar o imóvel;
-Elaborar a ficha técnica do imóvel;
-Elaborar o contrato de prestação de serviço.
Obter também copia original, do imposto predial (IPTU), da conta de agua e/ou saneamento, da conta de energia elétrica, da matricula do imóvel junto ao CRI-Cartório de Registro de Imóveis (recente), do ultimo recibo de condomínio e/ou declaração do Sindico-regularização do condomínio (quando for o caso) e cópia de apólice de seguro(quando for o caso).
5. Fale dos cuidados que devem ser tomados na aprovação dos cadastros dos pretensos locatários e dos fiadores.
A ficha cadastral deve conter todos os dados dos pretendentes e seu(s) fiador(es) de forma a apresentar com transparência as informações necessárias para que se faça uma análise detalhada, criteriosa, minuciosa, parcimoniosa, pois, a relação locatícia normalmente depois de estabelecida, se prolonga por período invariavelmente de médio a longo prazo.
Em virtude do prazo, do patrimônio imobiliário, do montante financeiro que resultará da operação de locação, a análise e o julgamento quanto ao deferimento ou aceitação do cadastro, deve ser realizada de forma criteriosa e com muito rigor, vez que o administrador está representando o proprietário do imóvel nessa relação e, irá disponibilizar o patrimônio deste para uso de terceiros, assumindo a responsabilidade de fazer dessa relação um negócio seguro.
...