Operações Perigosas
Artigo: Operações Perigosas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: triciclo • 6/11/2013 • 277 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A palavra trabalho pode ser definida como toda a atividade de transformação da natureza como fins produtivos que implica a utilização de meios de atuação de maneira organizada, a saúde é compreendida como o estado de bem-estar físico, mental e social. As atividades e operações perigosas podem sim trazer consequências negativas para a saúde do trabalhador, com a ausência dos aspectos que compreende a saúde, levando o individuo a serias condições que limitam a sua capacidade funcional e economicamente produtiva no contato permanente com as atividades e operações perigosas em condições de risco acentuado.
Mas quais são essas atividades e operações perigosas?
Para exemplificarmos melhor essa questão, iremos descrever uma situação em que paramos em um posto de combustível para enchermos nosso automóvel com gasolina. Na qual não paramos e refletimos nas etapas que este combustível passa para chegar a nossas mãos e nem na quantidade de trabalhadores que se arriscaram nos processos de produção, armazenagem e transporte da gasolina e outros combustíveis em geral, em que estes trabalhadores que estão constantemente lado a lado com o perigo de explosões ou de vazamentos. Visando melhorar a segurança destes, o Ministério do Trabalho emitiu as Normas Regulamentadoras que possuem como objetivo melhorar as condições de trabalho e garantir a segurança total em serviço, ao todo foram emitidas 36 Normas Regulamentadoras, cada uma focando um determinado tema. Neste trabalho serão abordadas a NR16 que trata das atividades e operações perigosas. São consideradas atividades ou operação perigosas todas aquelas que, por sua natureza ou método de trabalho, impliquem no contato permanente com os explosivos, eletricidade, inflamáveis, combustíveis, radiações ionizantes e segurança pessoal ou patrimonial, na qual não iremos detalhar nesse relatório.
...