Ordem Imprudente
Pesquisas Acadêmicas: Ordem Imprudente. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kellyeregi • 9/4/2014 • 1.215 Palavras (5 Páginas) • 233 Visualizações
Conclui-se que todo trabalho por menor que seja o grau de risco, devem ser observadas as normas regulamentadoras, para evitar imprudência que podem ocasionar acidentes fatais.
As normas regulamentadoras foram criadas para orientar o empregador sobre os procedimentos de quaisquer que seja o serviço, e proteger o empregado de acidentes de trabalho, como mostra o texto “Ordem Imprudente” do autor; “José Luiz Dias campos”.
A imprudência além de danos psicológicos causado ao empregado acarretou percas ao empregador, que poderá responder ainda por, dolo ou culpa grave.
E ao empregado o que fica? Será que o valor indenizado, apagará toda dor e sofrimento ocasionado por uma imprudência, que poderia ter sido evitado.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
TECNOLOGIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO
leiriane de souza lima
ORDEM IMPRUDENTE
Cruzeiro do Sul/Acre
2013
LEIRIANE DE SOUZA LIMA
ORDEM IMPRUDENTE
Trabalho Apresentado ao Curso de Tecnologia e Segurança do Trabalho da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, Disciplinas: Introdução á Tecnologia em Segurança do Trabalho, Relações Interpessoais, Ética Política e Sociedade, Metodologia Cientifica.
Orientadores: Fabio Henrique Ribeiro, Seleide A. M. Eugênio, Elisete A. Z. Oliveira, Márcia Bastos, Rodrigo M. Trigueiro.
Cruzeiro do sul
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .............................................................................................. 04
2 DESENVOLVIMENTO .................................................................................. 05
2.1 Uma política de segurança ........................................................................ 05
2.1.1 As Normas devem ser aplicadas ............................................................ 06
2.1.1.1 Falhas na comunicação ....................................................................... 07
2.1.1.1.1 Dano psicológico .............................................................................. 07
3 CONCLUSÃO ............................................................................................... 09
4 REFERÊNCIA ............................................................................................... 10
1. INTRODUÇÃO
Com o atual crescimento acelerado da tecnologia, que envolve quase todas as atividades humanas, surgem inúmeras vantagens, porém dão origem a vários efeitos nocivos à qualidade de vida, à segurança individual e coletiva. Um destes efeitos da tecnologia é o uso cada vez maior de diferentes compostos químicos. E foi o uso de um desses novos produtos, sem a devida orientação que causou um grave acidente que é o pivô deste trabalho.
“Os acidentes de trabalho podem ser evitados. Eles possuem causas, que, uma vez identificadas, podem ser eliminadas”. Desse modo a prevenção de riscos no local de trabalho é a forma mais eficiente de promover e preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Baseado nesse pensamento será abordado aqui sugestões do que poderia ter sido feito para evitar as situações que contribuíram para o acidente do dia 3 de março de 1982 que vitimou e deixou com graves seqüelas um senhor contratado na área de energia elétrica da Bahia, e mostrar como um acontecimento desta dimensão pode afetar o psicológico humano.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA.
O problema de segurança no trabalho no Brasil é muito mais sério do que muitas pessoas pensam. Toda empresa deve adotar uma política de Segurança do Trabalho e uma consciência focada na prevenção de acidentes, assim como está na Política de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho: “- A proteção da segurança e saúde de todos os membros da organização através da prevenção de lesões, degradações da saúde, doenças e incidentes relacionados ao trabalho.”
Mesmo assim muitas empresas não dão a menor importância às leis que defendem os direitos dos trabalhadores e por conseqüência disso, negligenciam a indispensável instrução e o uso dos equipamentos de proteção adequados para realização dos serviços. “Critérios estes que são fundamentados na Lei N° 6.514, de 22 de Dezembro de 1977 – Capítulo V Consolidação das Leis do Trabalho – CLT Segurança e Medicina no Trabalho: Art.157. III – instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes (...).”
Infelizmente o senhor contratado pelas empresas de energia elétrica da Bahia, foi vítima dessa negligência. Ao ler o texto “Ordem imprudente”, fica nítido ao leitor que se o empregado tivesse recebido a instrução devida para executar o serviço, como diz o trecho da lei à cima, talvez não tivesse acontecido essa terrível explosão deixando um trabalhador marcado e impossibilitado de trabalhar para o resto da vida.
2.2
...