Ordem Imprudente
Monografias: Ordem Imprudente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: giselegsmt • 15/5/2014 • 282 Palavras (2 Páginas) • 178 Visualizações
Acidente no trabalho pode ser caracterizado como eventos inesperados ou previsíveis que podem causar danos à saúde e bem estar do empregado, bem como prejuízos materiais e financeiros a empresa. As Normas Regulamentadoras (NR) determinam às empresas, a necessidade de analise de riscos e capacitação aos empregados a fim de diagnosticar a fundo as possibilidades de acidentes de trabalho, para assim, evitá-los. Além disso, cabe aos empregadores fornecer todas as informações cabíveis sobre os riscos e medidas de controle de acidentes (MTE, 2010).
O artigo 19 da Lei n.º 8.213, de 24 de julho de 1991 define acidente de trabalho como toda situação onde é ocasionado pelo exercício do trabalho designado ao empregado da empresa provocando lesões corporais ocasionando a redução, perda da produtividade, sendo ela permanente ou temporária podendo levar até mesmo a morte (BRASIL, 1991).
Uma obra em execução um funcionário foi chamado pelo seu superior para substituir um colega de trabalho que vinha faltando no trabalho, o empregado saiu de sua função e veio a ocupar uma nova atividade sem conhecimento do serviço que iria executar foi cumprir uma ordem sendo que o mesmo não conhecia o risco e também não recebeu treinamento para o material o qual iria trabalhar sendo a sua nova função foi detonar uma rocha em uma escavação para instalar-se um poste. Sem nenhum preparo técnico para exercer a função a qual foi designado Uma obra em execução o empregado não usava os equipamento de proteção individual nem o de proteção coletiva, sem nenhuma precaução com a integridade física do trabalhador, podendo e devendo prever o acidente que poderia ser fatal, deram-lhe a imprudente ordem. Naquele dia o responsável pelos explosivos se quer estava na região.
...