Ordem Prudente
Artigos Científicos: Ordem Prudente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tercilio1983 • 15/5/2014 • 825 Palavras (4 Páginas) • 195 Visualizações
ORDEM IMPRUDENTE
Imprudência é um comportamento de precipitação, de falta de cuidados. “Consiste na violação da regras de condutas ensinadas pela experiência. É o atuar sem precaução, precipitado, imponderado. Há sempre um comportamento positivo. É a chamada culpa in faciendo. Uma característica fundamental da imprudência é que nela a culpa se desenvolve paralelamente à ação. Deste modo, enquanto o agente pratica a conduta comissiva, vai ocorrendo simultaneamente a imprudência.”
Explosão
Durante a execução de uma obra, o encarregado da contratada ordenou à colaborador que fosse sbustituit o colega que estaria de atestado medico naquele dia, ordenou o a uma tarefa que consistia em detonar uma rocha encontrada na escavação. Esse coloborador no entanto não conhecia a fundo este tipo de atividade, muito menos teria passado por algum tipo de treinamento especifico, treinamento este que esclareceria possíveis riscos ou sobre o produto que iria manipular.
Sem nenhum treinamento ou orientação, e sem usos adequados de Equipamentos de Porteção Coletivo ou Individual, sem nenhuma precaução com a saúde e intreigade física, o colaborador executou a tarefa, ocasionando um acidente de trabalho.
MEDIDAS QUE PODERIAM SER ADOTADAS PARA EVITAR O ACIDENTE RELATADO ANTERIORMENTE.
Para que esse tipo de acidentes sejam evitados, é necessários que o colaborador que está determinado a executar tal função, passe por treinamentos específicos, e capacitação. E conehcimentos sobre os materiais que serão utilizados, principalmente sobre seus riscos existentes. Treinamento, também para uso de Equipamentos de Proteção Coletiva e/ou Individual para determinada tarefa. E cabe ao o encarregado acompanhar o serviço para que dessa forma possa verificar se o colaborador esta cumprindo com as exigências de segurança ao executar determinada tarefa, tais como equipamentos de segurança pessoais, forma de transporta e manipula tais produtos, verifica se o executor da tarefa esta em situação hábil.
Para qualquer tipo de serviço, tarefa ou função existe Normas regulamentadoras que determinam “regras”, visando acima de tudo a segurança do executor. Para nesse caso especifico deveriam ser seguidas as seguintes normas regulamentadoras,NR4, NR5, NR6, NR7, NR11, NR16, NR19.
A Norma Regulamentadora NR-4), estabelece critérios para organização do SESMT (Serviços Especializados em Engrnharia de Seguramça e em Medicina do Trabalho), de forma de reduzir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. Para cumprir suas funções, o SESMT deve ter os seguintes profissionais: medico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de segurança do trabalhos, entre outros, em quantidades estabelecidades em função do numero de trabalhadores e do grau de risco. O trabalho do Sesmt é preventivo e de competência dos profissionais citados anteriormente. Profissionais estes que analisam os riscos e fornecem orientações dos trabalhadores quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual ou Coletiva.
A Norma Regulamentadora NR-6 EPI’s (Equipamqntos de Proteção Individual), tem como gins a aplicação do uso de EPI, o uqal é destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. A empresa é obrigada a fornecer aos empregados gratuitamente. (CLT - artigo 166 inciso 6.3 subitem A - Artigo 167 inciso 6.2).
A Norma Regulamentadora NR-7 Programa de Controle
...