Organização E Metodologia De Ensino Fundamental
Monografias: Organização E Metodologia De Ensino Fundamental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: enylima • 17/3/2014 • 2.385 Palavras (10 Páginas) • 311 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Cristina Aparecida de Moraes Ferreira RA 3876758996
Eny Soares Gregório de Lima RA 3876748332
Lisabete da Silva Oliveira RA 5378957635
Telma Camilo da Silva Florentino RA3886768345
BAURU-SÃO PAULO
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Cristina Aparecida de Moraes Ferreira RA 3876758996
Eny Soares Gregório de Lima RA 3876748332
Lisabete da Silva Oliveira RA 5378957635
Telma Camilo da Silva Florentino RA3886768345
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, sob orientação do professor-tutor a distância Alessandra Ramos.
BAURU-SÃO PAULO
2013
Sumário
Introdução..................................................................................................4
Etapa 1- Conceitos de Letramento e Alfabetização...................................5
Etapa 2-Apresentação das características dos gêneros textuais.................7
Etapa 3-A importância de textos na alfabetização....................................9
Etapa 4-: A importância da leitura no processo de produção de texto....11
Considerações Finais..................................................................................13
Referências Bibliográficas...........................................................................14
Introdução
Alfabetização e Letramento
Este trabalho tem como objetivo discutir questões relativas a alfabetização e o letramento e a relação existente entre esses conceitos, sugerindo um repensar sobre o processo de ensino aprendizagem da linguagem escrita. O ensino da leitura e da escrita é um grande desafio para os professores e para os próprios alunos.
Como ensinar os alunos a escreverem bem a ler e entender o que estão lendo?
Quais são os melhores textos para se aplicar em sala de aula?
Como motivar os alunos a lerem em um mundo onde as informações chegam em tempo real e a internet muitas vezes, se apresenta como alternativa de leitura rápida, onde a escrita correta não tem importância.
Como motivar os alunos a escreverem corretamente e a buscar significado naquilo que leem?
Em alguns casos os fracassos nessa aprendizagem podem levar a um processo educacional comprometido e a descontinuidade dos estudos.
Sendo assim, discutiremos questões relativas a alfabetização e ao letramento e o vínculo que esses dois conceitos possuem e os vários tipos de textos e as propostas de atividades referentes as práticas que envolve a temática de letramento, lendo como público alvo alunos em processo de alfabetização inicial.
ETAPA I-Conceitos de Letramento e Alfabetização
Eu, Eny, fui alfabetizada antes de entrar na escola pelo meu pai. Ele me ensinou o alfabeto escrevendo com carvão no chão e depois pedia para eu passar num papel de embrulho escrito também com carvão.A primeira vez que li, foi para uma tia e ela ficou muito emocionada. Aprendi meu nome e algumas palavrinhas. Aprendi a ler na cartilha caminho suave e com 7 anos, quando entrei na escola, eu sabia a ler.
Eu, Cristina, fui alfabetizada aos 6 anos de idade em uma escola rural e o método usado foi a cartilha caminho suave, foi maravilhoso!
Eu, Telma, fui alfabetizada no primeiro ano aos 7 anos, na época era adotada a cartilha caminho suave e também escrevíamos no caderno.
Eu, Lisabete, fui alfabetizada no primeiro ano, aos 7 anos e na época o método utilizado era a cartilha caminho suave. Quanto as recordações, são dolorosas,pois levávamos puxões de cabelo, reguada, croques na cabeça, tínhamos medo de perguntar, opinar.
O significado de estar alfabetizado
Estar alfabetizado é ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações, significa ler e produzir textos para atender a diferentes propostas.
A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, reconhece os símbolos gráficos da linguagem verbal e é capaz de ler e escrever textos de circulação social que tratam de temáticas familiares a ela. Reconhece e compreende esses símbolos e é capaz de com eles produzir mensagens compreensíveis para outras alfabetizadas, melhorando desse modo, a comunicação entre o sujeito e incrementando consequentemente o seu nível e qualidade de vida.
Em todos os lugares nos deparamos com a escrita e a necessidade de ler, seja no ponto de ônibus, onde observamos o anúncio de produtos, serviços e campanhas. No comércio onde vemos anúncios de ofertas para atrair clientes, no serviço
...