Organização Política
Casos: Organização Política. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lehmaroni • 7/10/2013 • 2.087 Palavras (9 Páginas) • 415 Visualizações
INTRODUÇÃO
Será abordado através deste trabalho, o tema “Organização Política”. Quando se procura entender a organização política de uma comunidade, analisa-se:
Governo;
Divisão política (territorial);
População;
Instituições (sociais, educacionais, econômicas, políticas e jurídicas)
Com o concurso ordenado de tudo isso, o Estado tem condições de proporcionar a todos o seu verdadeiro objetivo, o bem comum. O bem comum só será alcançado com:
Ordem (colocando cada coisa em seus devidos lugares);
Disciplina (fazendo com que todos obedeçam às normas existentes);
Hierarquia (existência de governantes e governados)
Todas estas questões serão devidamente ponderadas ao longo deste estudo.
Organização Política
Organização Política é um conjunto de instituições através das quais se mantêm a ordem, o bem-estar e a integridade do grupo, sua defesa e proteção, controlando assim a vida da sociedade, garantindo: direitos individuais, organização do governo local, sistema de governo e defesa e proteção. É um aspecto da cultura encontrada em todos os grupos humanos, simples ou complexos. A característica essencial é o exercício do poder.
Para se ter uma organização política completa necessita-se de elementos como:
PARENTESCO – relações de parentesco que unem as famílias formam um conjunto significativo e atuante no controle político.
RELIGIÃO – regula as relações sociais, tornando-se necessário para o conhecimento dos diferentes tipos de manifestação religiosa em face da inter-relação entre o político, o religioso e o social.
ECONOMIA – Organizam-se os trabalhos, a produção e a distribuição dos recursos existentes com a coleta e a caça rudimentares, praticadas pelos aborígenes australianos, passando pela agricultura e criação intensiva até complexas economias de Estado dos Incas e Astecas.
A organização política surge em qualquer sociedade segmentada em subgrupos, sendo um sistema que regula as relações entre os grupos e seus membros, que compartilham padrões e idéias em comum.
Os conceitos de Estado e de Governo são considerados básicos na análise da organização política.
Estado
Estado é uma instituição organizada política, social e juridicamente, ocupa um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigida por um governo soberano. É uma forma não primitiva de governo, um meio de governar sociedades.
Para alguns autores o Estado é um elemento universal da organização social humana.
TERRITÓRIO – Uma unidade política, áreas definidas, ocupadas por pequenos grupos ou por organizações maiores, ligados por padrões e idéias comuns.
POPULAÇÃO – Grupos ligados a uma cultura comum.
GOVERNO – Instrumento executivo; representa autoridade que tem controle sobre os membros de uma sociedade, através de normas, leis, preestabelecidas e dentro de um território definido.
O governo é a organização, que é a autoridade individual ou grupal governante de uma unidade política, controla determinado território e que exerce poder sobre ele, o poder de regrar uma sociedade política.
Tem como características, nos grupos simples, desenvolver um governo informal, enquanto nas sociedades complexas é formalizado e relaciona-se diretamente com o Estado.
Consiste na concentração da força física nas mãos da autoridade central.
Nas sociedades sem Estado, a proteção e o controle são executados, quando necessários, pelo próprio grupo. Cessa quando a necessidade desaparece.
Formas de governo
O governo encontra-se mais nos bandos ou hortas ( grupos de subsistência, nômades, com um conselho de homens que exercem o poder político).
As formas de governo encontradas nas sociedades em geral são: oligarquia, monarquia, gerontocracia, democracia e teocracia.
Matriarcado e matrilinearidade são formas de organização social que não devem ser confundidas com governo de mulheres.
Tipos de níveis de desenvolvimento sociocultural:
BANDOS OU HORTAS
Constituídos por poucas famílias nucleares aparentadas (100 pessoas no máximo) são nômades, com economia de subsistência de coleta, caça e pesca. A família e o bando são a única organização econômica, política e religiosa e suas relações não são formalizadas, são apenas familiares, afirma Service (1970:120).
TRIBOS E NAÇÕES
São organizações segmentares, marcadamente familiares, igualitárias, com laços baseados no parentesco. Surgem instituições tribais que levam à integração das partes num todo cultural mais amplo e controlam as relações entre os vários grupos.
Nação, do latim natio, de natus (nascido), tipo de organização política reunindo pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando, assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características étnicas e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional. Mais ainda não é estatal, embora tenham já certa autonomia em nível político e condições de passarem a Estado.
CHEFATURAS
Um tipo de organização política, mas ainda não estatal, embora tenham já certa autonomia em nível político e condições de passarem a Estado. Constituem politicamente um regime governativo, primitivo,
...