Organização de organização de informação ou conhecimento
Seminário: Organização de organização de informação ou conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunobos • 15/9/2014 • Seminário • 346 Palavras (2 Páginas) • 371 Visualizações
Resumo do texto: “Organização da Informação ou Organização do Conhecimento?”
É comum nos dias atuais usarmos palavras que tem várias definições, essas palavras dependem do contexto que elas estão inseridas. Vimos no texto lido que os termos: Organização do conhecimento, organização da informação, representação do conhecimento e representação da informação são geralmente confundidos e empregados de forma equivocada.
Importante notar que para saber o quão certos estamos a respeito de uma empregabilidade tanto na escrita como na fala, é extremamente necessário fixar um estudo mais aprofundado com as terminologias adotadas. Pois estas dependem muito do autor, podendo variar entre as definições. No texto é citado algumas dúvidas em relação a diferença entre Informação e conhecimento. Segundo (FOGL, 1979): conhecimento é o resultado do processo de reflexão das leis e das propriedades de objetos e fenômenos da realidade objetiva na consciência humana e Informação é uma forma material de existência do conhecimento. Sendo esses termos delimitados a utilização na organização da informação e organização do conhecimento no domínio da Ciência da Informação.
No que diz respeito ao armazenamento, tratamento e recuperação da informação as formas nominativas, indexação e arquivística são de extrema valia para nosso entendimento e abrangência intelectual. Os conceitos apresentados pelos autores citados no artigo são objetivos e explica de uma forma direta quando temos que empregar determinadas palavras.
Assim, independente do foco do sistema de informação, sua concepção será mais abrangente, tendo em vista, a aprendizagem e definições mostradas. Tornando o uso desse recurso mais um aliado para uma excelente organização da informação. Começando pela definição clara de conceitos que estão amplamente sendo utilizados de maneira errônea.
Então, o provimento de domínios e instrumentos de referência, tem grande chance de melhorar a comunicação e o ensino; prover uma base conceitual para a boa execução da pesquisa, proveendo classificação para a ação, isto é, o uso prático dos artefatos aqui descritos, sempre assumindo que as definições englobam complexidades de uma linguagem muito rica em detalhes, que é o Português, dessa forma, vale o esforço de mergulharmos nos conceitos de modo correto.
Matéria: Representação da Informação
Agosto, 2014
...