Organizações burocráticas
Seminário: Organizações burocráticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaelisaalves • 15/5/2014 • Seminário • 911 Palavras (4 Páginas) • 170 Visualizações
Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nesta constatação: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?
Resposta:
As organizações burocráticas, estão ligadas à normas, regras, obrigações, formalização.
A burocracia é um sistema que busca organizar, de forma estável e duradoura, a cooperação de um grande número de indivíduos, cada qual detendo uma função especializada. (MOTA, Fernando C. Prestes)
Já as empresas como a citada no texto, a IBM, seguem a lógica do capitalismo, apenas buscam produtividade com menor custo e maior lucratividade, ou seja, buscam apenas seus interesses.
2.2 - Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.
Resposta:
Em tempos modernos, as organizações e seus modelos de gestão são influenciados por plataforma digitais aliadas a proliferação da internet.
A IBM é uma empresa na área de Tecnologia da Informação. Fabrica e vende Hardware e Software, com infra-estrutura, serviços de hospedagem e consultoria. A empresa possui mais de 300.000 colaboradores, dentre eles cientistas, engenheiros e outros.
O Facebook é um serviço de rede social, um site de relacionamento, com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo. É uma rede que se tornou aberta a todos, incluindo empresas, estudantes, pessoas físicas. Esta abriu um leque de opções para que programadores de software criassem uma série de aplicativos para os usuários. Os usuários devem se cadastrar, criar perfil, adicionar amigos, trocar mensagens e podem participar de grupos de interesses comuns a outros utilizadores, sejam eles escola, trabalho, etc.
Já o Google é uma empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos. Sua missão é organizar a informação mundial de forma que qualquer pessoa possa utilizá-la. Este serviço não depende de aceitar convites de usuários como o Facebook.
2.3 - A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.
Resposta:
Nos fragmentos A, B e C verificamos que há voz de autoridade, do uso de dados estatísticos com discurso indireto. Já nos fragmentos D e E usou-se o discurso direto, onde existe a reprodução fiel das falas de autores.
2.4 - O texto apresenta o que ele afirma ser “uma tendência que veio para ficar” que são os freelancers. O texto também apresenta as vantagens deste tipo de contratação para a empresa, restringindo-se a um último parágrafo sobre uma insatisfação pontual por parte dos trabalhadores. Estabeleça um olhar critico sobre situação e discorra sobre a seguinte questão: Quais são as vantagens e desvantagens para o trabalhador do trabalho temporário?
- Não faça uma simples listas das vantagens e desvantagens, mas discorra sobre cada ponto.
- Indique no mínimo 4 vantagens e desvantagens.
Resposta:
Trabalhar
...