Organizações de Planejamento Estratégico
Seminário: Organizações de Planejamento Estratégico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kkaren • 13/9/2014 • Seminário • 370 Palavras (2 Páginas) • 236 Visualizações
Os recursos humanos são mais sensíveis às mudanças, qualquer oscilação nos recursos financeiros, as dificuldades operacionais e o implacável comportamento do mercado de trabalho.
As organizações O planejamento estratégico é conjunto de informações, que serve como referência para o planejamento de ações organizacionais. Pode ser considerado como orientador para os membros de uma determinada organização.
Atualmente se tornou cada vez mais importante a flexibilidade, as habilidades, competências e atitudes para se posicionar em situações dificeis, encontrar soluções eficazes e criativas é uma das preocupações centrais em todo o mundo.
De acordo com Chiavenato(1999) existe uma hierarquia do planejamento, neste sentido a apresentamos a seguir os três níveis distintos de planejamento.
1- Base Informativa dos dados que busca desenvolver informação na medida certa - quantidade e qualidade.
2- Flexibilidade, quanto mais flexível for o plano, menos é a necessidade de replanejamento. O plano deve comportar variações.
3- Objetivos ,quando um plano deve apontar para resultados.
Predominância de Ação
Tipos de Planejamento:
Superior – Estratégico
Intermediário – Tático
Inferior - Operacional
Entretanto, a formulação estratégica não deve ser confundida com um plano, que é a expressão escrita e sistematizada resultante desse processo, etapa em que se formaliza as declarações em determinado momento. Trata-se, de um processo, de uma seqüência de etapas que permite à organização refletir, discutir e definir seus propósitos e suas estratégias fundamentais.
devem identificar suas necessidades de colaboradores a curto, médio e longo prazos
Em curto prazo se determinam as necessidades básicas operacional no período de há 1 ano,o médio determina analisando o planejamento estratégico organizacional as estimativas por um período 1 ano a 3 anos; quando se menciona em longo prazo se estimaram as condições do pessoal por um período não inferior a pelo menos 5 anos.
O planejamento estratégico em recursos humanos forma a sistemática de determinar a previsão de demanda futura que deve estar associada ao planejamento estratégico organizacional, o setor de Recursos Humanos pode planejar sua forma de acompanhar o desenvolvimento organizacional através das técnicas de recrutamento, seleção, capacitação, entre outras.
A competitividade no mercado de trabalho faz com que as organizações sejam obrigados a fazer o planejamento estratégico em recursos humanos para garantir a sua posição, em uma época onde o homem, é encarado como capital da empresa, não mais aquele trabalhador braçal da era industrial.
...