Organizações econômicas e industriais
Relatório de pesquisa: Organizações econômicas e industriais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Iasmin.F • 4/10/2014 • Relatório de pesquisa • 240 Palavras (1 Páginas) • 176 Visualizações
1. Organizações econômicaspré-industriais
A organização industrial não surgiu de um momento para outro, é fruto de uma acumulação de experiências que ocorreram em estruturas anteriores à Revolução Industrial. As maissignificativas foram as Corporações de Ofício, a Manufatura e as Companhias de Comércio.
2.1 Corporações de Ofício.
As corporações de oficio também são chamadas de guildas ou grêmios.Associações que reuniram artesões ou comerciantes que surgiram na Europa na Idade Média a partir do século XII. Tinha caráter voluntário e tinha como principais objetivos garantir o monopólio doexercício da profissão ou do ramo do comércio, o controle de qualidade e da quantidade de mercadorias produzidas, o treinamento de aprendizes e a assistência a seus membros.
Organizaçõesconstituídas por três categorias de trabalhadores: o mestre, os oficiais ou jornaleiros e os aprendizes.
2.2 As Manufaturas
A fase de produção mecanizada, que se consolida a partir dasegunda metade do século XVII e marca o início do capitalismo industrial, foi antecedida por uma fase de produção manufatureira.
Aumentou a produção de mercadorias com a introdução da divisão dotrabalho e, juntamente com a produção doméstica no campo controlada pelos mercadores, causou a decadência das corporações de ofícios.
2.3 As Companhias de Comércio
Eram sociedades quedetinham cartas especiais outorgadas pelos Estados concedendo-lhes privilégios, em sua maior parte monopolísticos, e tinham funções colonizadoras e administrativas nas regiões em que lhes fosseconcedida a exploração.
Essas companhias de comércio eram constituídas por mercadores que se uniam com o objetivo de explorar novas terras e possibilitar as expedições, instalação de feitorias... [continua]
...