Orientação De Estagio Unip
Artigos Científicos: Orientação De Estagio Unip. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nayaradf • 21/12/2014 • 1.491 Palavras (6 Páginas) • 1.024 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Curso de Pedagogia
ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ENSINO FUNDAMENTAL
Pedagogia
1-Objetivo: Oportunizar a troca de experiências entre os alunos, o confronto de ideias. Possibilitar a articulação do ensino e da pesquisa na produção do conhecimento e na prática educativa; permitir que os alunos observem, registrem e reflitam sobre o contexto da prática pedagógica, associando aos conhecimentos estudados ao longo do curso, buscando a compreensão entre o que observar e como observar a prática docente do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Executar e avaliar planos de ação pedagógica que expressem o processo de planejamento e desenvolver oficinas com foco nas disciplinas de Matemática e Ciências.
2-Carga Horária:
HORAS Atividades
85
Estágio de observação e participação – Escola particular ou pública
• Vivência e participação nas práticas pedagógicas em situações de sala de aula.
10
Oficinas no total de duas (valendo 5 horas cada)
05
Relatório final de estágio.
TOTAL
100 horas de atividades realizadas
OBSERVAÇÕES:
• O aluno deverá apresentar as Fichas capa e meio devidamente assinadas e com firma reconhecida em cartório*, juntamente com o Relatório Final de Estágio.
a) O estágio poderá ser realizado em escola pública ou particular;
b) 2 oficinas desenvolvidas em sala de aula/UNIP + horas dedicadas à elaboração do relatório final (não há necessidade de reconhecimento de firma).
.
OBS.: AS FICHAS SERÃO ENTREGUES SOMENTE NO SEXTO SEMESTRE
3-Postura do estagiário: Sugestão para leitura
FREIRE, Madalena. Educador Educador Educador. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
Entrevistas com Madalena Freire, páginas 191 a 207: Reflexões sobre a observação, a reflexão, a crítica, a intervenção. Tudo isso é arma de luta, tudo isso é arma pedagógica.
O exercício de pensar sobre a prática como objeto de reflexão colabora na formação de um professor que pensa no que faz e enquanto faz o seu exercício da reflexão. Dessa forma, o professor desenvolve o pensamento na medida em que constrói o conhecimento por meio da prática. Os estágios são portanto, uma oportunidade para a formação de um futuro professor reflexivo, aquele que é capaz de construir conhecimento por meio da reflexão, da prática e com isso abre‑se a perspectiva para o professor pesquisador, uma vez que ele vai buscar outras situações para responder às necessidades que emergem no cotidiano escolar.
Campo de Estágio
- Problematizar a prática educativa.
- Necessidade de “ler” e conhecer o contexto das instituições de Ensino Fundamental.
- Possibilitar aos estagiários experimentar e construir seu papel de professor-pesquisador, aquele que é capaz de ler a realidade, visualizar e detectar as necessidades e, no processo coletivo de reflexão, ir arriscando propostas e alternativas de encaminhamentos.
- Desenvolver formas de observação do cotidiano de toda a dinâmica da instituição.
- Analisar a experiência sistematizando em forma de relatório a relação teoria-prática.
Postura do Estagiário
- As observações não recaiam somente nos “erros”, “falhas” e/ou na “falta de fundamentos” de quem está na prática.
- Necessário EDUCAR O OLHAR: olhar contextualizado, tentando romper com o preconceito que pode estar associado à supervalorização da teoria conhecida na academia. Atitude de diálogo, de interlocução e de troca.
- Desenvolver compromisso e responsabilidade com o estágio..
4-Material do Estágio:
- Caderno para registro (diário).
- Lápis ou caneta
- Documentação: Termo de Compromisso e Indicação de Estagiário, se for escola pública e Credenciamento, se o estágio for realizado na escola particular.
5- Fichas de controle
- Preencher todos os campos das Fichas capa e meio;
- obter os carimbos necessários para a devida identificação da escola;
- colher a assinatura do diretor da escola e reconhecer firma;
Importante: não poderá conter nenhuma rasura nas fichas.
6- Registro do Estágio
Instrumento que auxilia a organização das ações dos alunos, especificando os objetivos do estágio e o objeto de estudo. São relatos das experiências do estágio curricular. Vivências que levam a redescobrir, a ressignificar o cotidiano da Escola de Ensino Fundamental de uma maneira comprometida, relacionando-a com a teoria estudada. Deve atender ainda as atividades dos alunos no campo de estágio nas seguintes modalidades:
a.OBSERVAÇÃO - Caracterização da Unidade Escolar e elaboração de roteiro de observação das práticas que envolvam o processo de ensinar e aprender na instituição, para que cada vez mais, o futuro profissional do ensino fundamental, possa refletir sobre aquilo que está vendo.
b.PARTICIPAÇÃO - Principais atividades vivenciadas, a concepção de infância, de ensino, de educação e aprendizagem que permeiam o trabalho pedagógico na instituição, a proposta
...