Origem Do Trabalho
Exames: Origem Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeffderozzi • 28/3/2014 • 494 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
1 - INTRODUÇÃO
1.1 - ORIGEM DO TRABALHO
Este trabalho relaciona a função de Planejamento do Processo Assistido por Computador , integrando-as no sistema de manufatura de um ambiente industrial. Novos conceitos e ferramentas computacionais tem surgido destinados à área de programação e controle da produção e do planejamento do processo assistido por computador, o que salienta a importância atribuída a estas funções e ao crescente aproveitamento dos avanços da informática. O planejamento, a programação e o controle da manufatura em conjunto ao planejamento do processo têm um papel fundamental na competitividade das empresas com produção em ambientes job-shop (produção sob encomenda). A função de planejamento, programação e controle da produção integrado ao planejamento do processo assistido por computador possuem influências sobre fatores vitais de competitividade, a saber:
prazo de entrega: a administração adequada dos prazos de entrega influenciam os custos, a utilização da capacidade dos recursos, o prazo melhor de concorrência e até mesmo o próprio não cumprimento do prazo de entrega;
custos: responsabilidade sobre a melhor utilização de equipamentos, necessidade de hora extra, aumento de produtividade, etc, que afetam diretamente os custos produtivos;
diversidade de produtos e ciclo de vida: a existência de produtos diversos exige uma maior complexidade ;
A programação e controle da produção e o planejamento do processo devem ter uma atuação condizente com os objetivos globais da empresa, pois são responsáveis pela execução de curto prazo da produção, onde em última instância é gerado o lucro da empresa de manufatura. Dessa forma, acaba se estabelecendo uma relação íntima entre a programação e controle da produção com o planejamento do processo propriamente dito.
Em busca de capacitação tecnológica para aumentar a produtividade, flexibilidade e reduzir os prazos e custos, muitas empresas adquirem ferramentas computacionais, tais como CAE/CAD/CAPP/CAM/MRP, principalmente para setores de engenharia. A maior dificuldade desta prática consiste em integrar estas soluções, minimizando a redundância e a superposição de atividades. Esta integração é muito delicada e requer cuidados especiais para tratamento e troca de dados. Algumas empresas optam pela adoção de pacotes, que giram em torno das atividades de planejamento e controle da produção e do chão-de-fábrica, tentando abranger todas as atividades da empresa. Um problema desta opção é a integração destas soluções com ferramentas computacionais isoladas como CAE, CAD, CAPP, CAM, etc., para suportar atividades que não são atendidas por esses pacotes integrados.
Este problema se deve à falta de um modelo de referência para o desenvolvimento de soluções integradas. As tentativas de se obter um modelo padronizado ainda são teóricas e não conseguem satisfazer as concepções de diferentes fornecedores de software.
Procura-se aqui, apresentar uma proposta de integração das ferramentas ,considerando-se os requisitos dos processos da manufatura e desenho auxilado por computador (CAD).
A programação e controle da produção e o planejamento do processo consistem em áreas
...