TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Comportamento Demográfico Perante O Nascimento E A Morte

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  10.218 Visualizações

Página 1 de 7

Índice

Introdução        

Estrutura Da População Angolana        

Repartição Por Género        

Estrutura Profissional        

Desenvolvimento Angolano        

  • Os Comportamento Demográfico  Perante O Nascimento E A Morte
  • Alta taxa de mortalidade e mortalidade infantil: que solução
  • A distribuição espacial da população angolana
  • Movimento da população: o êxodo rural
  • Concentração da população nas cidades: o caso de Luanda

Conclusão        

Introdução

Os habitantes de Luanda são na sua grande maioria membros de grupos étnicos africanos, incluindo Ovimbundu, Kimbundu e Bakongo. Existe uma pequena minoria de origem europeia.

Luanda continua a expandir-se rapidamente em área e densidade. Cerca de três quartos da população de Luanda vive nos musseques peri-urbanos. Por falta de recenseamento populacional desde 1983, bem como as importantes migrações provocadas pela guerra, não se dispõe de dados fiáveis a dimensão e distribuição da população na província de Luanda. 

Estimativas adiantavam um total de 2.494.305 habitantes em Março de 1994. Cálculos mais recentes, embora não oficiais, estimavam a população total de Luanda, no final do ano 2000, em cerca de 3,5 milhões. Actualmente, a sua população ronda os 6 milhões, que se dedicam maioritariamente aos serviços e comércio.


Estrutura Da População Angolana

A estrutura etária da população angolana reflete as característica contingente bastante jovem, composição permite perceber a influencia dos aspectos demográfico com elevada natalidade e mortalidade os movimentos migratórios.

Para construir uma pirâmide etária é necessário reunir dados:

A estrutura etária de uma população oferece uns conjuntos de muitos úteis, pós permitem conhecer.

A procuração de população apta para o trabalho possibilidade calcular necessidade e disponibilidades em termos de criação de novo emprego

Os aflitivos que estão em condições de procriar (previsões de crescimento da cumulação etc.)

A população angolana em 1990 permite observa uma base larga (resultante do elevado numero de necedade), estreitando-se rapidamente no início. Representa, portanto uma população muito jovem. O cimo da pirâmide e estreito (reduzido numero de idoso). Na base desta pirâmide esta representado a população me percentagem

Na análise de estrutura etária  da população tem também interesse verificado  a carga de dependência, com que traduz a relação de indivíduo inactivo ( jovens com menos de 15 anos  e idoso com mais de 60 anos de idade) que estão a cargo de indivíduo mas activo ( entre os 15 e os 16 anos) .

Repartição Por Género

Uma outra particularidade que importa a realçar  na analse de estrutura delata de uma população e a sua repartição por géneros.  Esta análise de pende dos seguintes factores:

  • A relação de masculino
  • A diferença entra mortalidade masculina e feminina
  • Os movimentos migratórios

A relação de masculinidade é e apropriação entre a masculinidade e feminina. Em, Angola esta ralação é cerca de 90 homens para cada grupo 100 mulher.

Estrutura Profissional

Designa-se por população activa a que laque exerce uma actividade profissional remunerada a que ainda eventualmente desempregada. Concederam-se excluídas da população activa as mulheres que se ocupam exclusivamente da actividade doméstica) lida da casa), os estudantes, os reformado é os enfermos permanentes.

E usual também optar-se por uma definição mas ampla, que considera como activa toda a população apta para o trabalho.

A dá-se o nome de taxa de actividade ao número de activos por cada 100 habitante. A taxa de actividade dependem dos seguintes factores

Participação da mulher na vida activa

Idade de reforma

Duração da escolaridade obrigatória

Desenevoamento socio-económico

Desenvolvimento Angolano

A questão que propormos é difícil de responder visto que ultimo censo populacional em Angola foi realizado em 1970. A pois o censo de 1970, não estiveram reunidas as condições da paz e estabilidade para a realização de outro censo, devido aos conflito armados.

No entanto, foram realizados alguns estudos de população

Em 1983 foi realizado o censo provincial de Luanda

Em 1984, um levantamento semelhante foi realizado em várias províncias

De acordo com as estimativas, em 2000 Angola registava 14 602 000 habitantes, aproximadamente. O crescimento populacional angolano deve-se, em grande parte ao crescimento natural, isto é, ao maior número de pessoas que nascem (natalidade) em relação as que morrem (mor

Como vimos a evolução do crescimento populacional deve-se quase exclusivamente ao crescimento natural. A sua forte intensidade decorre dos elevadíssimos níveis que s registam em relação á natalidade e a mortalidade.

Para além disso, o crescimento da população angolana acelerou como consequência do declínio na mortalidade. Este declínio teve início após a descoloração do pais e aumentou durante os conflitos armado.

É de admitir que o crescimento populacional em Angola se torna mais intenso com o regresso de milhares de refugiados que, com advento da paz, de deverão voltar aos seu lugares de origem. 

Demografia- ciência que reuni e interpreta dados relativos ao número de habitantes, sua estrutura etária e profissional, preocupando-se ainda com todos espetos gerais relacionado com a população.    

Censo- processo de recolha, compilação, análise e publicação dos dados demográficos, económicos é sócias, relativo a todas as pessoas de um país, num dado momento.            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (136.9 Kb)   docx (58.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com