Os Desafios Educacionais E A Pratica Pedagogica
Ensaios: Os Desafios Educacionais E A Pratica Pedagogica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: heloborges • 4/10/2013 • 1.150 Palavras (5 Páginas) • 582 Visualizações
O objetivo deste trabalho é discutir a diversidade humana como uma possibilidade de enriquecimento e reflexão no contexto dos espaços educativos. A cultura da diversidade humana vai mais alem do que aceitar a diferenças, há algo a mais a se considerar. Vejamos a seguir entrevistas com um pedagogo, professor e aluno.
Iniciando essa entrevista, conversei com ;;;pedagoga há 9 anos, tem 51 anos de idade, leciona na Escola Municipal ...no 4º ano do Ensino Fundamental e é professora inclusiva.
Segundo a entrevistada, na cidade de..., não há diferença entre professor e pedagogo, o pedagogo está em sala de aula e tem prioridade pra lecionar nas fases iniciais do Ensino Fundamental, que será do 1º ao 4ºano, cabe ao pedagogo também toda a administração ou gestão escolar. Portanto quem orienta esse pedagogo que está em sala de aula é o orientador educacional provindo da Secretaria de Educação do Município, e é de lá que vem todo o calendário escolar, portanto, na escola quem orienta e fiscaliza os professores é o coordenador pedagógico.
O professor pode contribuir com a socialização do aluno no espaço escolar por tornar a escola um ambiente agradável, respeitando a capacidade de cada aluno, dando apoio moral, analisando sua capacidade intelectual, se possível com avaliações individualizadas, a escola deve ser um ambiente em que o aluno se sinta bem e deve ser o ambiente onde o aluno queira estar.
Torna-se necessário uma boa organização trabalho pedagógico , quando o professor se familiariza com o Projeto Político Pedagógico, fica mais fácil de transmitir as regras aos seus alunos, visto que o professor pode desenvolver projetos específicos com seus alunos.
Existem alunos de diversas formações, ás vezes de uma região diferente, ou por morar na zona rural, ou devido a alguma limitação física, apresentando assim alguma dificuldade na fala. Deve-se ter muito cuidado pra que o preconceito e a discriminação não parta do próprio professor, visto que já foi notado preconceito partindo do próprio professor, que discriminou uma aluna com dificuldade na fala. O coordenador da Inclusão junto com os demais professores devem orientar todos os membros da comunidade escolar as formas de não discriminar e de acolher ou incluir este aluno na sociedade.
A segunda entrevista foi com uma professora chamada ...”, professora há 15 anos, tem 47 anos de idade e leciona na Escola Municipal ..., no 3º ano do Ensino Fundamental.
A maior dificuldade encontrada é cuidar de alunos que apresentam necessidades especiais, mas que os pais não aceitam e não encaminham determinado aluno para o psicólogo, portanto se o aluno não apresentar laudo, não tem professor inclusivo, dificultando o trabalho do professor que tem que cuidar de aproximadamente 30 alunos, mais estes alunos que apresentam necessidades especiais, outra dificuldade encontrada seria a escola disponibilizar de material concreto, falta de recursos e acessibilidade.
Na sala da professora entrevistada não tem aluno que sofre discriminação por sua maneira de falar, a política da escola está em acolher alunos de todas as formações, independente de suas limitações. A opinião da entrevistada é que o professor jamais deve ser a portador de qualquer forma de preconceito, e caso haja algum tipo de discriminação a escola deve desenvolver projetos que mobilizem toda a comunidade escolar a acolher todos os alunos.
É importante que se estabeleça uma boa relação entre professor e aluno, até mesmo um vinculo afetivo, com o professor se interessando individualmente com cada aluno. Quando o professor se interessa individualmente por seu aluno, fica mais fácil identificar quais as dificuldades
...