Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica.
Ensaio: Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: franinez3 • 10/4/2013 • Ensaio • 553 Palavras (3 Páginas) • 1.291 Visualizações
ETAPA 2
Aula-tema: Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. As diferentes abordagens do multiculturalismo.
Passo 1
Polêmicas sobre o deputado e pastor Marcos Feliciano:
Frases ditas por Marcos Feliciano
1-‘’Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é Fato;’’
2-‘’A podridão dos sentimentos dos homoafetivos levam ao ódio, ao crime e a rejeição. ‘’
3- ‘’Os artistas são a favor do casamento gay; os intelectuais também são. Resta aos cristãos e os conservadores de valores lutarem. ’’
4- ‘’União homossexual não é normal. O reto não foi feito para ser penetrado. Não haveria condição de dar sequencia a nossa raça. ’’
5- ‘’A AIDS é o câncer gay.’’
Projetos Polemicos- Outro projeto polêmico previsto antes, de autoria do deputado André Zacharow (PMDB-PR), propõe que os eleitores brasileiros respondam a seguinte questão: "Você é a favor ou contra a união civil de pessoas do mesmo sexo?". A relatora da proposta é a deputada Erika Kokay (PT-DF), parlamentar ligada a entidades que defendem os direitos dos homoxessuais.
O projeto começou a ser apreciado pelos integrantes da comissão em dezembro, porém, a votação foi suspensa por um pedido de vista (mais tempo para analisar) do deputado Ronaldo Fonseca (PR-DF).
Outro projeto que constava da pauta, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), define de forma mais objetiva os crimes resultantes de "discriminação e preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem". Tramitando desde 2005 no Congresso Nacional, a proposta também é relatada pela deputada Erika Kokay.
Também constava da pauta que foi alterada por Feliciano projeto de lei que criminaliza a suposta discriminação contra "heterossexuais". Idealizada pelo deputado líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), membro da bancada evangélica da Câmara, a proposta determina que as medidas e políticas públicas antidiscriminatórias se atentem para o alegado preconceito contra heterossexuais.
Passo 2
Diversidade e a Escola
Currículo Escolar- é centrado na diversidade e não nas diferenças
Festas escolares- Perspectiva folclórica caracterizada por costumes de povos e culturas essencializadas.
A necessidade do diagnóstico clínico.
As diferenças são textuais: conteúdo sobre a cultura afro-brasileira, conteúdo sobre o índio.
A diversidade com um objeto do conhecimento, repleto de conteúdo pré-estabelecido.
As diferenças são consideradas como entidades fechadas, essencialmente constituídas.
Na escola queremos formação para conhecer as síndromes, os distúrbios, as dificuldades, as deficiências.
Um
...