Os Fatores Humanos e Aspectos de Medicina Aeroespacial
Por: Vinicius Toniato • 6/3/2020 • Trabalho acadêmico • 697 Palavras (3 Páginas) • 249 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de aprendizagem: Fatores Humanos e Aspectos de Medicina Aeroespacial
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor: Guilherme Webster
Nome do estudante: Vinícius Venturott Toniato
Data: 06/03/2020
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (5,0 pontos)
Os dados na Figura abaixo mostram o percentual de incidentes graves, categorizados pela fase de operação da aeronave no momento da ocorrência, ocorridos entre 2006 e 2015. Nota-se que as fases de operação mais frequentes neste período foram: POUSO, CORRIDA APOS POUSO, DECOLAGEM. Estas três fases de operação representam 56,3% do total de incidentes graves.
[pic 4]
Fonte: www.cenipa.aer.mil.br 262 Panorama de Ocorr^encias Ocorr^encias Aeronauticas 2006-2015
Com base no exposto e nas leituras do material didático, porquê podemos justificar a maior ocorrência nestas fases do vôo?
Pois são nessas fases onde exigem uma carga de maior do piloto e aeronave, são fases onde a aeronave se encontra em uma altitude baixa e em baixa velocidade, onde a chance de erro não existe, exigindo uma maior atenção da tripulação.
Segundo estudos as causas dos acidentes e incidentes, nos voos privados foram as seguintes: 58% Erro do piloto; 17% Falhas estruturais; 6% Clima; 10% Outros erros humanos, englobando erro do controle de tráfego aéreo, imperícia no carregamento, imperícia na manutenção, contaminação de combustível, erro de comunicação, etc.; 9% Sabotagem (bombas, sequestros, abatimentos); 1% Outras causas.
Questão 2 (5,0 pontos)
Sabe-se que a condição de trabalho na aviação, de uma forma geral, é muito propensa ao estresse e a fadiga. A partir dessa afirmação, leia os seguintes textos:
- O piloto comercial e a jornada de trabalho: o tempo de jornada, o descanso e os acidentes, aspectos relacionados ao fator humano - Uma revisão de literatura.
Disponível em: < http://conexaosipaer.cenipa.gov.br/index.php/sipaer/article/view/3/21 >. Acesso em 25 jul. 2017.
- Lei nº 13.475, de 28 de outubro de 2017.
Disponível em: < http://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/leis/lei-no-13-475-de-28-08-2017>. Acesso em 23 jul. 2018.
Após a leitura, enumere e explique, em um texto de no mínimo 15 linhas, os limites legais previstos de jornada de trabalho, limites horas de voo e de pouso e de repouso em situação normal, com cruzamento de fusos horários e trabalho noturno.
...