Revisão da literatura para o estudo de alternativas e oportunidades que a gestão do fator humano
Artigo: Revisão da literatura para o estudo de alternativas e oportunidades que a gestão do fator humano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariao09 • 12/6/2013 • Artigo • 289 Palavras (2 Páginas) • 618 Visualizações
Efetuar revisão da literatura para explorar as alternativas e possibilidades que a Gestão do Fator Humano tem para suplantar essa situação.
Descrever os resultados obtidos em cada trabalho e analisar as soluções encontradas pelas organizações para enfrentar e reduzir esta situação de invisibilidade social no ambiente laboral.
REFERENCIAL
COSTA (2004) evidencia em sua obra o quão insignificante torna-se o individuo funcional, quando em função de menor nível hierárquico e/ou qualificação exigida.
Veem-se na mídia em geral, vários relatos de empresas que implantam programas de treinamento e desenvolvimento, visando o aprimoramento do seu capital humano, porém, nota-se que estes programas, em sua maioria, contemplam os níveis de gerência, supervisão e liderança setorial.
Verifica-se que o indivíduo funcional carece do reconhecimento do grupo e da aceitação de suas crenças e valores, para que possa desenvolver suas atividades com mais comprometimento.
Entende-se então, que a Gestão do Fator Humano ao planejar um programa de desenvolvimento profissional, deve fazê-lo de forma a atender todos os níveis hierárquicos, fazendo com que cada indivíduo funcional sinta-se valorizado em seu íntimo e participe dos objetivos organizacionais com mais pro-atividade
Comportamento organizacional
Sabe-se que organizações são constituídas de pessoas e para cumprir sua missão e atingir seus objetivos, as pessoas precisam estar comprometidas e identificadas com suas atribuições.
TAMAYO et al (2004), indicam que a produtividade da organização é fortemente impactada negativamente, quando o ambiente organizacional está sujeito a injustiça social, que leva também à reificação do indivíduo funcional e consequentemente aflora o sentimento de invisibilidade social.
Verbaliza-se nos segmentos da gestão do fator humano que, o grande diferencial das organizações no atual cenário de mercado
A integração social na organização deve ocorrer com total ausência de preconceito, igualdade e mobilidade de relacionamento e senso comunitário, cabendo a responsabilidade de concretizar tais ações ao gestor do fator h
...