Os Modelos De QVT
Artigos Científicos: Os Modelos De QVT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rochacaco • 3/10/2013 • 1.366 Palavras (6 Páginas) • 1.938 Visualizações
Os modelos de QVT
A seguir serão apresentados alguns dos principais modelos de análise da qualidade de vida no trabalho: os modelos desenvolvidas por Nadler e Lawler (1983), por Hackman & Oldhan (1975) e por Walton (1973).
Segundo Chiavenato (1999), os programas são desenvolvidos visando prevenir problemas de saúde de seus funcionários, tendo como caráter o reconhecimento de seu efeito sobre o comportamento dos seus funcionários e estilo de vida fora do trabalho.
Os programas de QVT buscam identificar os fatores que interferem na satisfação dos funcionários, tornando mais favoráveis a participação dos colaboradores, fazendo com que os funcionários se sintam motivados, dedicando-se ao processo produtivo.
Modelo de Nadler e Lawler
Para Nadler e Lawler a QVT está fundamentada em quatro aspectos:
• Participação dos funcionários – participação de todos os níveis hierárquicos na solução de problemas e tomada de decisão.
• Reestruturação do trabalho através de tarefas e de grupos autônomos – enriquecimento de tarefas, atitude e competências na organização.
• Inovação no sistema de recompensas para influenciar o clima organizacional – mudanças profundas que envolvem a longo prazo, trazendo percepções, emoções dos trabalhadores em relação ao tratamento por parte da empresa como um todo.
• Melhoria no ambiente de trabalho quanto a condições físicas e psicológicas, horário de trabalho - para tornar o trabalho mais produtivo e compatível com as necessidades dos trabalhadores.
Destacamos que o modelo proposto por Nadler e Lawler é estabelecido de acordo com a evolução no tempo e com as diferentes pessoas que utilizam, buscando a participação de todos os funcionários de diferentes níveis da organização através de suas competências e atitudes perante suas atividades no ambiente de trabalho.
Estes aspectos demonstram que o ser humano é parte integrante nas organizações e mostra a evolução deles.
Ex: A participação nas decisões cede lugar ao invés da ideia predominante de antigamente que os funcionários deviam ser simples executores e outros com mais capacidades, os planejadores e “pensadores”.
Modelo de Hackman e Oldhan
Para Hackman e Oldhan, as dimensões do cargo são fundamentais na QVT, estes aspectos produzem estados psicológicos críticos que conduzem a resultados pessoais e de trabalho que afetam diretamente a qualidade de vida no trabalho.
Os aspectos baseados nos cargos são:
• Variedades de habilidades - o cargo exercido deve exigir diferentes habilidades para utilização de seus conhecimentos e para se sentir completo, a necessidade humana de auto realização.
• Identidade da tarefa - fala da importância do indivíduo sobre as suas tarefas, o trabalho deve ser realizado do inicio ao fim, para que assim perceba que produz um ótimo resultado. Representa o quanto o trabalhador se identifica com o que executa.
• Significado da tarefa – o Indivíduo deve ter uma clara percepção de que forma o seu trabalho reflete consequência e impactos no trabalho dos demais.
• Autonomia - a pessoa deve ter responsabilidades pessoais para planejar e executar as tarefas, autonomia e independência para desempenhá-las.
• Feedback - refere-se às informações que podem ser divididas em retroação do próprio trabalho e retroação extrínseca.
- Retroação do próprio trabalho: os superiores proporcionam informação de retorno para que o indivíduo possa avaliar o seu próprio desempenho;
- Retroação extrínseca: deve haver o retorno proporcionado pelos superiores hierárquicos ou clientes a respeito do desempenho na tarefa;
O feedback é simples, mas muito importante para os trabalhadores, com esse retorno o indivíduo pode avaliar seu desempenho profissional visando melhorias em sua conduta.
• Inter-relacionamento - a tarefa deve possibilitar contato interpessoal do ocupante com outras pessoas ou clientes internos e externos. Na ótica de Hackman e Oldhan a qualidade de vida no trabalho, está associada a aspectos como: motivação interna, satisfação e enriquecimento do cargo, nas necessidades de crescimento do trabalhador, na percepção quanto ao significado da tarefa e na autonomia de tarefa.
Modelos de Walton
O modelo proposto por Walton é dividido em oito fatores e cada um deles abrange várias dimensões.
1. Compensação justa e adequada: a justiça distributiva de compensação
depende da adequação da remuneração ao trabalho que a pessoa realiza, da
equidade interna (equilibro entre remuneração dentro da organização) e da
equidade externa (equilíbrio com as remunerações do mercado de trabalho).
2. Condição de segurança e saúde no trabalho: envolvendo jornada de trabalho e ambiente físico adequado à saúde e bem-estar da pessoa.
3. Utilização e desenvolvimento de capacidades: proporciona ao trabalhador oportunidades de utilização de suas habilidades e conhecimentos, desenvolve sua autonomia, autocontrole e obtém informações sobre o processo total do trabalho.
4. Oportunidade de crescimento contínua e segurança: proporciona possibilidades de carreira na organização, crescimento e desenvolvimento pessoal e segurança no emprego de forma duradoura.
5. Integração social na organização: eliminação de barreiras hierárquicas
marcantes, apoio mútuo, franqueza interpessoal e ausência de preconceito.
6. Garantias constitucionais: é o estabelecimento de normas e regras da
organização, deveres do trabalhador, recursos contra decisões
arbitrárias e um clima democrático dentro da organização;
...