Os Problemas Psicossociais
Por: angelamotta • 6/3/2023 • Relatório de pesquisa • 1.798 Palavras (8 Páginas) • 70 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI
[pic 1]
AÇÕES EM APOIO A FUNCIONÁRIO
Angela Rosa
Relatório Técnico
Maravilha sc
Fevereiro - 2023
Angela Rosa[pic 2]
AÇÕES EM APOIO A FUNCIONÁRIO
Trabalho apresentado à
Unidade Curricular 04 Gestão de Pessoas
Professor: Raphael Meneghelli
Fevereiro de 2023
RESUMO
O objetivo deste relatório técnico é tratar sobre as ações que podem auxiliar o funcionário João a cuidar da sua saúde a fim de voltar a executar suas atividades com profissionalismo, com segurança e dedicação, não comprometendo sua saúde e nem a de sua equipe de trabalho, no centro de distribuição.
Palavras-chaves: Ações, funcionário, Síndrome de Burnout.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 4
1.1 ACIDENTE DE TRABALHO................................................................................ 5
2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 5
2.1 DIÁLOGO CONTEMPLATIVO.............................................................................. 5
2.1.1 JUSTIFICATIVA................................................................................................. 5
2.2 ENCAMINHAMENTO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE................................... 6
2.2.1 JUSTIFICATIVA................................................................................................. 6
2.3 REALOCAÇÃO FUNCIONAL............................................................................... 6
2.3.1 JUSTIFICATIVA................................................................................................. 7
3 CONSIDERAÇOES FINAIS ................................................................................... 7
4 REFERÊNCIAS........................................................................................................ 8
1 INTRODUÇÃO
O Gerente Pedro inicialmente solicitou-nos que houvesse interação com o funcionário para que tivéssemos ciência de sua situação em relação ao ambiente de trabalho, sendo que após análise prévia foi possível elencara situação em que o funcionário João estava vivendo profissional e emocionalmente.
Em diálogo com o João foi observado o seguinte: tem um quadro comportamental desenvolvido por questões de ordem pessoal e em razão de ser extremamente exigente com o cumprimento de suas tarefas, desencadeou reflexos em seu ambiente laboral, tornando-o difícil de suportar, que está impactando no seu progresso funcional e em sua produtividade, gerando desconforto ao próprio e à equipe de trabalho, como sendo: raiva, medo, insegurança, insônia, brigas, dores de cabeça, ansiedade, irritação, preocupação com finanças, filhos, com o casamento e com o trabalho.
Normalmente esses sintomas surgem de forma leve, mas tendem a piorar com o passar dos dias. Por essa razão, muitas pessoas acham que pode ser algo passageiro.
A situação apresentada e caracterizada como SÍNDROME DE BURNOUT.
CID 11 – QD85 – Esgotamento
Caracteriza-se por três dimensões:
1) sensação de exaustão ou esgotamento de energia;
2) distanciamento mental da atividade laboral, negativismo ou cinismo em relação ao trabalho; e
3) sensação de ineficácia e falta de realização.
De acordo com o Ministério da Saúde, a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.
Também pode acontecer quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa possa achar, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para os cumprir.
Se mantida a situação atual, a ocorrência de acidente de trabalho é certeira, trazendo consigo todos os prejuízos pessoais, econômicos e sociais.
- ACIDENTE DE TRABALHO
LEI FEDERAL Nº 6367 - 19 DE OUTUBRO DE 1976
Art. 2º Acidente do trabalho é aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
- DESENVOLVIMENTO
Há necessidade iminente de tratamento ao funcionário, para que se possa impedir a progressão para situação pior do que a atual, sendo assim para o bem comum de João e da empresa, sugere-se que sejam adotadas medidas como as observadas abaixo, onde pontuamos as consequências de suas adoções:
2.1 DIÁLOGO CONTEMPLATIVO
Importante dialogar com ele para que se tenha noção do quanto ele tem ciência da necessidade de apoio e sobre o conhecimento de que seu quadro de saúde impacta em sua vida pessoal e corporativa, deve ser um diálogo sem confronto, sem acusações, apenas para oferecimento de apoio, esclarecendo sobre as medidas necessárias para que tudo possa ser resolvido e sua vida retorne à qualidade de vida e ao desenvolvimento profissional que anteriormente desfrutava.
Muitas pessoas não buscam ajuda médica por não saberem ou não conseguirem identificar todos os sintomas e, por muitas vezes, acabam negligenciando a situação sem saber que algo mais sério pode estar acontecendo.
2.1.1 JUSTIFICATIVA
O diálogo com base na empatia, demonstra que as duas partes se envolvem no assunto com o intuito de resolução da questão existente e estabelece vínculo de confiança e respeito, tornando claras as intenções de ambos, gerando atitudes que possam promover a melhoria dos relacionamentos. Torna a expressão menos impositiva, deixando mais suave a comunicação, ouvir é essencial quando notadamente a outra parte carece de cuidados, e na falta destes, pode comprometer a realização de tarefas ou colaboração na realização delas.
...