Os Saberes Docentes
Por: lucas.ca • 10/6/2019 • Resenha • 541 Palavras (3 Páginas) • 127 Visualizações
Saber pedagógico: envolve as questões sobre a atuação profissional em si. O professor deve ter domínio das teorias de educação e de como pode trabalhar com seus alunos, deve saber orientar os trabalhos em grupos, orientar as pesquisas, desenvolver as habilidades dos alunos.
Pluralidade metodológica: o professor deve saber trabalhar das mais diversas formas com os alunos, utilizando-se de todas as metodologias possíveis para que possa atingir a maioria dos alunos. Para isso, precisa também saber refletir sobre as características de suas salas.
Intencionalidade: cada atividade e aula do professor, cada prova, tudo isso deve ter alguma finalidade. Ter um objetivo em mente é fundamental para guiar a atuação do professor.
Saber avaliar: o professor deve saber avaliar os alunos e também se auto avaliar. Cada tipo de avaliação fornece ao professor possibilidades diferentes de explorar os resultados e é necessário o docente ter consciência e domínio disso.
TIC’s: nos dias de hoje o professor não deve evitar a tecnologia na aula. Cada vez mais os alunos estão envolvidos com isso e saber utilizar novos recursos nas aulas pode ser um diferencial fundamental.
Usar extensão e pesquisa: o professor deve estar sempre se atualizando. Além disso, deve estar sempre levando aos alunos as possibilidades mais recentes para explorar a educação. Para isso, usar pesquisa e extensão de diversos institutos pode ser um diferencial importante no processo de ensino-aprendizagem.
Natureza da Ciência: se tratando do ensino de ciências, cabe ao professor entender que não basta ensinar as teorias e as fórmulas. Queremos formar cidadãos críticos, que entendam como funcionam as ciências e, para isso, o professor precisa explorar a Natureza das Ciências com seus alunos.
Natureza cultural da ciência: Dentro das questões de formação crítica do cidadão, consideramos também fundamental o professor explorar com seus alunos as construções de diferentes povos. Mostrar que não existe apenas a ciência eurocêntrica e que a história nos moveu a esse perfil científico atual. Os alunos precisam entender como trabalhamos no meio científico atualmente, mas também precisam entender que diferentes povos também desenvolveram suas ideias, de modo a ficar claro que todos são capazes e podem contribuir ao mundo.
Saber desenvolver e identificar o pensamento crítico: o ensino, como já dito, não é apenas sobre ensinar ciências, mas sobre formar cidadãos. Para isso, precisamos desenvolver nos alunos um bom pensamento crítico e precisamos também identificá-lo para saber como prosseguir no planejamento das aulas.
Saber trabalhar em equipe: o professor deve saber também trabalhar interdisciplinarmente, mas, para isso ter sucesso, é importante que os professores saibam trabalhar juntos, com temas em comum, abordando os mais diversos aspectos que cada assunto permite explorar.
Formação continuada: o professor, para ter sucesso em sua prática, precisa estar sempre atualizado, alinhado com as novidades do ensino, com a academia. Por isso, uma formação continuada se faz fundamental.
Ter domínio da matéria: para ser professor, não basta saber trabalhar com seus alunos, precisamos também ter domínio do conteúdo a ser ensinado.
Transposição: para ser professor, não basta saber o conteúdo a ser ensinado. Ora, se assim fosse, qualquer profissional poderia ser professor e não precisaríamos de uma formação específica. Não, para ser professor, além de saber os conteúdos e ter os saberes pedagógicos, é fundamental saber também fazer a transposição didática entre a ciência acadêmica e o que se pode explorar no ensino escolar.
...