Os Tipos de Vegetais e Suas Classificações
Por: 2011106310 • 30/3/2017 • Trabalho acadêmico • 332 Palavras (2 Páginas) • 27.604 Visualizações
Vegetais/ Tipos/ Classificações
Verduras são plantas que têm como denominação genérica hortaliça, e servem para o consumo humano, como folhas, flores, frutos, caules, sementes, tubérculos e raízes. A importância da inclusão de verduras na alimentação é grande, pois elas favorecem o fornecimento de quantidades apreciáveis de vitaminas, minerais além de aumentarem o resíduo alimentar no trato digestivo, através das fibras solúveis e insolúveis.
Podemos citar por exemplo, as verduras verdes e amarelo-alaranjadas são grandes fontes de pró-vitamina A ( caroteno). Outras vitaminas encontradas seriam a C e as vitaminas do complexo B .Nos minerais, destacamos o ferro, o cálcio, o potássio e o magnésio. Além disso, as hortaliças, por seu colorido e variedade de sabor, favorecem a melhor aceitação do cardápio.
Classificação pela parte comestível
As verduras e os legumes podem ser classificados em folhas, semente, raízes e tubérculos, bulbos, flores, frutos e caule. Por exemplo:
- Folhas: alface, couve, espinafre, agrião;
- Sementes: ervilha, milho verde, vagem;
- Raízes e tubérculos: beterraba, mandioca, batata, cenoura;
- Bulbos: alho-poró, cebola, alho;
- Flores: alcachofra, brócolis, couve-flor;
- Frutos: tomate, abobrinha, pepino, pimentão, chuchu;
- Caules: acelga, aipo, aspargos.
Classificação pelo conteúdo de carboidratos
A classificação permite maior flexibilidade na hora de montar seu cardápio, permitindo que componentes do grupo sejam variados sem alteração dos valores calóricos. Veja abaixo:
- GRUPO A: Os vegetais do tipo A são os que contêm pouca quantidade de carboidratos, aproximadamente 5%. A quantidade diária recomendada é de 30 g. Exemplos: Abobrinha, alcachofra, acelga, alface, agrião, aipo, aspargo, bertalha, berinjela, brócolis, cebola, cebolinha, chicória, couve, coentro, couve-flor, espinafre, funcho, jiló, maxixe, palmito, pepino, pimentão, rabanete, repolho, salsa, tomate.
- GRUPO B: As hortaliças do tipo B são as que têm quantidade moderada de carboidratos, cerca de 10%. Quantidade diária recomendada: 100g. Exemplos: Abóbora, beterraba, cenoura, chuchu, ervilha verde, nabo, quiabo, vagem.
- GRUPO C: Os vegetais do tipo C são os que contêm quantidade significativa de carboidratos, cerca de 20%. Quantidade diária recomendada: 50 a 80g. Exemplos: Aipim, batata inglesa, batata calabresa, batata doce, batata-baroa, cará, inhame. mandioca, milho verde, pinhão, semente de gergelim.
...