Os conceitos fundamentais de matemática financeira
Seminário: Os conceitos fundamentais de matemática financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LFVMW123 • 3/10/2013 • Seminário • 299 Palavras (2 Páginas) • 401 Visualizações
Os conceitos fundamentais de matemática financeira:
Porque estudar?
A matemática financeira pode ser sua maior ferramenta na toma de decisões no dia-a-dia. O mercado esta estruturado para vender cada vez mais rápido, por impulso, para você consumidor.
Objetivo: o regime de capitalização simples é também chamado de juros simples, e o regime de capitalização composta, de juros composto.
A taxa básica de juros divulgada a cada reunião do Copom (conselho de política monetária) representa o custo básico do dinheiro na economia. Quanto mais alta for essa taxa, maior será o custo do dinheiro, tanto para o consumidor quanto para as empresas. A contra partia esta na remuneração das aplicações, que também s eleva e pode desestimar o cosumo e os investimentos na produção.
Noções de juros simples: o regime de juros será simples quando o percentual de juros incidirem apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor principal ou simplesmente principal e o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Juro simples será propriamente estudar os casos fundamentais no senso comum.
Noções de juros composto: o regime de juros compostos e o mais comum no sistema financeiro e, portanto, o mais útil para calculas de problemas do dia-a-dia. Os juros gerados a cada período são incorporados ao principal para o calculo dos juros do período seguinte. Chamamos de capitalização o momento em que os juros são incorporados ao principal.
A partir dos juros simples, se chega aos juros compostos. O que é comum tanto aos juros simples quanto aos juros compostos usamos tais principais itens:
i – que representa a taxa;
n – indica mês, ano ou dia;
VP – valor presente;
VF – valor futuro;
Onde usaremos tais formulas nas próximas etapas.
...