Outubro Rosa
Por: Giselle1989 • 15/10/2018 • Resenha • 482 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
Sua mamografia está em dia?
A mamografia é um raio-X da mama feita em um aparelho chamado mamógrafo. Esse exame é muito importante porque consegue identificar o câncer de mama bem no início, no momento em que existe uma grande chance de cura.
A MAMOGRAFIA é um exame rápido e que PODE SALVAR SUA VIDA.
Quem pode realizar a Mamografia pelo SUS?
Mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas de câncer de mama) com idade entre 50 a 69 anos (população alvo):
A indicação é de realização da mamografia bilateral de rastreamento com intervalo de dois anos em casos de resultado Birads 1 e 2.
Mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas de câncer de mama) maiores de 35 anos com histórico familiar (População de risco elevado - história familiar) ou histórico pessoal de câncer de mama (pacientes já tratados). A indicação é de mamografia bilateral de rastreamento. No estabelecimento do risco para o câncer de mama, considerando a história familiar, observa-se um risco aumentado em mulheres com casos da doença em parentes de primeiro grau, como irmã, mãe ou filha.
Mulheres com sinais ou sintomas sugestivos de câncer de mama, independente da idade. A indicação é de realização da mamografia unilateral, também conhecida como diagnóstica no momento em que forem identificados os sinais ou sintomas como:
- Inchaço que não desaparece.
- Pele enrugada ou com depressões.
- Pele descamativa ao redor do mamilo.
- Derrames papilares considerados de alto risco: unilaterais e uniductais com aspecto sanguinolento ou aquoso;
- Infecções recorrentes da mama (abcesso subareolar recidivante);
- Alterações do mamilo (inversão).
- Nódulos palpáveis.
Porque o SUS não cobre a realização para outras idades?
Com base em evidências científicas, elaboradas segundo rigoroso padrão de qualidade nacional e internacional, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rotina em mulheres sem sintomas ou sinais de doença em suas mamas (rastreamento), seja feita na faixa etária entre 50 e 69 anos, uma vez a cada dois anos. Recomendação adotada pela Organização Mundial da Saúde e pela maioria dos países desenvolvidos de todo o mundo, como os Estados Unidos, Canadá, Austrália e países da União Europeia.
É nessa faixa etária e periodicidade que há o melhor equilíbrio entre os riscos e os benefícios de se fazer mamografia de rotina. Há forte controvérsia sobre os benefícios da mamografia para mulheres com menos de 50 anos. Ressalta-se ainda a exposição da mulher a doses baixas de radiação ao fazer mamografia, fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama. O risco é mínimo, porém aumenta com a repetição rotineira e desnecessária de exames.
FONTE:
INSTITUTO NACIONAL DE CANCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Notícias: INCA ratifica recomendações de faixa etária para início da mamografia. 11/10/2016. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2016/inca-ratifica-recomendacoes-de-faixa-etaria-para-inicio-da-mamografia. Acesso: 08/10/2018
Nota Informativa nº 23, de 12 de agosto de 2016 – Orientações para indicação do exame. Disponível em: http://vigilancia.saude.mg.gov.br/index.php/download/nota-informativa-casmrc-no-232016-dispoe-sobre-a-indicacao-da-mamografia/. Acesso: 08/10/2018.
...