PARÁFRASE A ARTE DE RECICLAR NORBERT SUCHANEK
Por: Graciliano Mário. • 10/2/2017 • Resenha • 270 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
Reciclar e reutilizar
Autor: Norbert Suchanek
Texto: A ARMADILHA DO PET
Norbert Suchanek, no artigo de opinião “A ARMADILHA DO PET”, faz um alerta em sobre a diferença entre reciclar e reutilizar. Norbert faz uso de uma situação real para fundamentar seu pensamento.
O autor conta que sua amiga lhe enviou algumas fotos onde ela reutilizava garrafas pet em sua plantação. Mais um caso de influência equivocada da mídia, que faz ocorrer a confusão entre reutilizar e reciclar. As empresas de workshops aproveitaram a situação e orientaram as pessoas, dizendo que, utilizar garrafas pet para outros fins é o mesmo que reciclá-las. Entretanto a intenção verídica dessas companhias é a de, impulsionar as vendas de uma linha de produtos ecologicamente corretos.
A matéria-prima do plástico é o petróleo, e mesmo sendo finito, ele ainda é abundante e barato. Com isso, o processo de reciclagem fica mais caro do que a própria criação de uma nova garrafa. Outro ponto negativo no quesito PET é o uso de substâncias toxicas que podem causar infertilidade e câncer no ser humano.
O escritor defende o vidro como melhor recipiente. Além de que ele é totalmente reciclável e pode ser reciclado inúmeras vezes. Realmente a reutilização do vidro para a produção de novas embalagens emite resíduos menos particulados de gás carbônico, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Uma pesquisa do IPEA apontou que apenas 8% dos municípios brasileiros têm estrutura para reciclagem. Um número muito baixo. Deve-se então implantar ao máximo de cidades, um sistema eficiente de separação do lixo. Exigir programas de reciclagem dos governos locais também é essencial para que o objetivo final seja de fato atingido.
...