PAuta de 10 ações sustentaveis
Por: Flávia Lima • 23/9/2015 • Projeto de pesquisa • 706 Palavras (3 Páginas) • 144 Visualizações
1. Ser um cidadão ativo – Considerando que sustentabilidade também é cidadania, é fundamental se manter bem informado a respeito de atividades relacionadas a sustentabilidade em sua cidade, como por exemplo, estar ciente de como é feita a coleta seletiva, e estar informado sobre o descarte de resíduos tóxicos, como pilhas e baterias, e participar ativamente sempre que possível.
2. Educação Ambiental – Conscientizar as pessoas sobre a sustentabilidade, a fim de que cada vez mais as ações sustentáveis sejam colocadas em prática.
3. Captação da agua da chuva – Considerando que a água doce é um recurso finito e vulnerável, mas fundamental para a vida na Terra, deve-se pensar em medidas para sua preservação, além do processo fundamental de economizar água, é possível realizar a captação da água da chuva para fins não potáveis.
4. Separação do lixo – reciclagem – é extremamente importante a separação do lixo orgânico e lixo reciclável. Essa atitude diminui impactos ambientais, como a diminuição da retirada de matérias primas da natureza, gera economia de água e energia. O lixo orgânico pode ser transformado em adubos para plantas, enquanto o lixo reciclável pode ser transformado em diversos materiais que podem ser aproveitados em casa. Essa prática diminui a demanda de lixos que chegam aos lixões e aterros sanitários.
5. Energia solar – Utilizar recursos capazes de aproveitar a energia proveniente do sol. A captação da energia é feita por painéis solares e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também pode ser utilizada para o aquecimento da água.
6. Utilização de luz natural - A utilização de recursos como cobertura zenital, que se refere a energia natural vinda de cima, permite a iluminação do ambiente interno, com a utilização de coberturas transparentes, claraboias e poços de luz. A Luz natural é vantajosa pois diminui o consumo de energia elétrica e utiliza recurso limpo e renovável, não oferecendo impactos ao meio ambiente.
7. Área verde – jardim – absorção da agua no solo – A impermeabilização do solo impede a infiltração da água da chuva, tendo como consequência os alagamentos das ruas, podendo invadir as residências. A não pavimentação de parte do solo ao redor das residências, e a implantação de jardins e canteiros nas casas, pode diminuir a incidência de alagamentos dentro das residências, pois, o solo não pavimentado absorvera grande parte da agua pluvial.
8. Diminuir o consumo de energia elétrica – Não deixar luzes acesas durante o dia, desligar a televisão ao sair do ambiente, tirar o carregar da tomada enquanto não estiver usando, abrir a geladeira apenas quando souber o que vai utilizar, são práticas simples e que podem gerar uma grande diminuição no consume de energia, tendo como consequência uma grande economia e diminuição nos impactos ambientais.
9. Diminuir o consumo de sacolas plásticas ao realizar compras em supermercados – O plástico é um material altamente resistente e gera um enorme impacto no meio ambiente, pois pode durar cerca de 400 anos na natureza. O consumo em excesso das sacolas plásticas tem como consequência a poluição das florestas e oceanos, atingindo diretamente os animais. Uma alternativa
...