PIM III Unip Rh
Pesquisas Acadêmicas: PIM III Unip Rh. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lferns • 11/3/2014 • 1.686 Palavras (7 Páginas) • 4.035 Visualizações
UNIP – Universidade Paulista
Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superior Tecnológico de Gestão em Recursos Humanos
HIPERMERCADO EXTRA
Fortaleza - CE
2013
RESUMO
Este trabalho analisa os resultados de uma pesquisa, por meio do método de estudo, sobre as práticas de precificação adotada por uma rede de hipermercados o Extra. Situado em uma área próxima ao centro da cidade de Castanhal, na avenida Barão do Rio Branco Nº4532. A rede de hipermercados Extra é uma empresa de grande porte e extensões, está no mercado varejista a 40 anos cujo objetivo é a qualidade e o atendimento ao cliente.
Busca sempre conhecer a concorrência para manter os preços de forma acessível a sua clientela.
Seu lema é: VOCÊ É NOSSO MAIOR PATRIMONIO.
A coleta dos dados foi feita por meio de entrevista pessoal com os gestores do grupo. Diretamente relacionados aos benefícios de pesquisas, contemplando diversas teorias vinculadas à precificação. O conhecimento acadêmico relacionado à estrutura do grupo também é considerada, porém os dados permitiram indicar como principais resultados:
• O monitoramento da concorrência em um grupo é mais fácil do que na inexistência do mesmo.
• O grupo pode trazer vantagens para o consumidor.
• Poder de negociação com fornecedores direto é fundamental.
O hipermercado extra, além de bom atendimento e preço baixo, tem um grande potencial em vinculo empregatício com a sociedade sendo assim uma empresa de excelência.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................4
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO................5
RECURSOS MATERIAS E PATRIMONIAIS...........6 TECNICA DE INFORMÁTICA.................................7 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL...........................8
ECONOMIA E MERCADO.......................................9
MATEMATICA APLICADA......................................10
CONCLUSÃO..........................................................10
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.............................11
1. INTRODUÇÃO
O varejo brasileiro, desde os anos 90, vem passando por profundas transformações. O acirramento da concorrência, trazido pela abertura da economia mundial, levou as organizações brasileiras a prestarem mais atenção à formação de preços, aos aspectos relacionados à operação comercial e por sua vez, com a significativa redução da inflação"galopante" a partir de meados de 1994, levou o consumidor brasileiro a voltar a fazer comparações efetivas de preços.
Paralelamente a isso, o movimento de defesa do consumidor se consolidava fazendo com que as organizações, cada vez mais, aceitassem a máxima de que o consumidor é rei.
Desta forma, as empresas passaram a se preocupar mais com a concorrência, a empreender ações destinadas a cortar custos e a criar valor para o consumidor. O posicionamento competitivo das organizações depende, fundamentalmente, das ações específicas envolvendo o relacionamento com fornecedores e consumidores.
No Centro do Município de Castanhal, na região nordeste do estado do Pará.
Avenida Barão do Rio Branco, onde existem uma das lojas extra hipermercado.A grandes varejistas do país e a última de uma organização de grande porte.
Autores ligados à Organização Industrial: conjuntos distintos de variáveis, as dimensões representativas das características do mercado (estrutura) e os aspectos vinculados ao comportamento das organizações e conduta.
2.FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO.
A rede de hipermercado EXTRA, já a 40 anos no mercado lidera o comercio varejista e atacado, seu fornecimento é produtos do gênero alimentícios, higiene em geral, produtos para o lar etc. É uma empresa de grande porte. A formação de preços é projetada e administrada, de forma adequada, quando consideram o estabelecimento de preços como um compromisso entre custos, percepção do cliente e reações da concorrência. Este processo geralmente compreende seis etapas: objetivo do preço, aferição da demanda, levantamento de custos, monitoração dos concorrentes, método de grupo e determinação do preço final e apreçamento.
A formação de preços no mercado Brasileiro sofreu modificações profundas, passando do estrito enfoque na área financeira, nos anos 60 a 80, para espectro mais amplo de considerações, incluindo integrações sistêmicas de tecnologia de informação e relacionamentos estreitos com clientes e fornecedores, a partir de 90. As empresas passaram a se preocupar mais com a concorrência, o EXTRA busca empreender ações destinadas a cortar custos e a procurar criar valor para o consumidor. Entrou-se em uma economia mais moderna, na qual para prosperar a empresa oferece valor para o consumidor em seus produtos, de forma competitiva, cobrindo custos e conseguindo gerar retorno.
O Extra, busca sempre estudar o mercado em geral e procura entendimento e visa o melhor ao seus amigos e clientes.
Contando com seus parceiros e fornecedores, o grupo Seara, Sadia, Batavo e o Grupo Pão de Açúcar.
A empresa conta com 30 funcionários que prestam serviços ao hipermercado.
A direção da empresa e composta por:
Presidente AFONSO A. ROCHA;
Gerente ADAILTON LIMA FRAGOSO;
Supervisor
...