TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESPELHO DO EDUCADOR

Ensaios: PLANEJAMENTO ESPELHO DO EDUCADOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 7

PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TECNICO E EMPREGO

ALESSANDRA BOLOTARI

PLANEJAMENTO ESPELHO DO EDUCADOR

Bicas

2014

ALESSANDRA BOLOTARI

PLANEJAMENTO ESPELHO DO EDUCADOR

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Organização do Trabalho Pedagógico nos anos iniciais E.Fl:Reflexão e Pesquisa;Ensino da Lingua Portuguesa;Ensino de Educação Fisica Escolar;Seminário VI,Estagio Curricular Obrigatorio II-Educação Infantil.

Prof:Sandra Reis,Edilaine Vagula,Marlizete Steinle,Juliana Fogaça,Vilze Vidotte,Suhellen Lee.

Bicas

2014

SUMUARIO

• APRESENTAÇÃO

• INTRODUÇÃO

• PLANEJAMENTO ESPELHO DO EDUCADOR

• A IMPORTANCIA DO PLANEJAR E AVALIAR

• PLANO DE AULA, MARIA VAI COM AS OUTRAS

• CONSIDERAÇÕES FINAIS

• BIBLIOGRAFIA

APRESENTAÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a importância do planejar, pois este, constitui-se, na previsão, organização e avaliação de situações que propiciem condições para que os alunos construam conhecimentos e valores a serem explorados num determinado período e o educador se torne um mediador deste conhecimento.

INTRODUÇÃO

O planejamento é como a etapa mais importante do contexto escolar, porque é nele que as metas são articuladas e as estratégias prevista; ambas são ajustadas às possibilidades reais. O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do educador, que articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ele prescreve Trata-se de um processo de reflexão crítica a respeito das ações ao alcance do educador. Por isso a ideia de planejar precisa estar sempre presente e fazer parte de todas as atividades senão prevalecerão rumos estabelecidos em metas não coerente a instituição.

.

Planejamento espelho do educador

Ao decorrer do tempo o conceito de planejamento se tornou algo bem amplo que pode ser compreendido de várias formas, dentre elas Vasconcellos define:

O planejamento enquanto construção – transformação de representações é uma mediação teórica metodológica para a ação, que em função de tal mediação passa a ser consciente e intencional. Tem por finalidade procurar fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar, e para isto é necessário estabelecer as condições objetivas e subjetivas prevendo o desenvolvimento da ação no tempo.(1995, p. 79)

Portanto planejar é elaborar o plano de intervenção na realidade, com intencionalidades para colocá-los em prática. Portanto, a elaboração do plano, ou seja, o planejamento, não é ainda a ação, mas um processo, de reflexão, de tomada de decisões, de posicionamentos com base numa realidade observada. O plano nada mais é do que o registro das ideias pensadas e com as ações definidas ou seja, é o documento escrito.

Cabe lembrar que há pequenas diferenças entre: planejamento, planejar e plano, a seguir será listado de forma sucinta o significado entre essas três palavras, de forma que será traçado um paralelo entre os conceitos.

• Planejamento - processo de reflexão que ainda está no campo das ideias enquanto processo permanente, pois estamos sempre refletindo, pensando, tentando novas ideias.

• Planejar – é antecipar mentalmente uma ação ou várias ações a serem realizadas. Porém, vai além das ideias, pois prevê passos, etapas, sequências, recursos para colocar em ação.

• Plano – É o produto da reflexão e é apresentado em forma de registro das ideias pensadas no planejamento, é um documento, enquanto o produto é provisório.

Sendo assim o planejamento educacional torna-se necessário, tendo em vista as finalidades da educação, este é um instrumento básico para que todo processo educativo desenvolva sua ação, num todo unificado, integrando todos os recursos e direcionando toda a ação educativa. Com a sua elaboração pode-se estabelecer o que se deve realizar para que seus objetivos possam ser atingidos, e ver como podemos por em ação todos os recursos e meios para atingir os objetivos a que se propõe a educação, possibilitando a antecipação, de forma organizada, de todas as etapas do trabalho, configurando-se como uma previsão metodológica de uma ação a ser desencadeada ou a racionalização para atingir os fins. Mas não devemos pensar em um planejamento pronto, imutável e definitivo, devemos acreditar

que este representa uma aproximação de medidas adequadas a

A importância do planejar e avaliar

A avaliação faz parte do trabalho docente, pois é fundamental verificar e julgar o rendimento dos alunos, avaliando os resultados de ensino. Claudino Piletti

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com