PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM BIBLIOTECAS PUBLICAS NO MARANHÃO : HISTÓRICO, CONCEITO E APLICAÇÃO
Por: maria.vdc • 12/11/2022 • Bibliografia • 2.425 Palavras (10 Páginas) • 128 Visualizações
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM BIBLIOTECAS PUBLICAS NO MARANHÃO OU EM SÃO LUÍS: HISTÓRICO, CONCEITTO E APLICAÇÃO
Maria Vitoria Diniz Costa[1]
RESUMO
O planejamento estratégico como ferramentas do bibliotecário na biblioteca pública. Objetiva mapear estudos do planejamento estratégico, trazendo a discussão para a biblioteca pública. Quanto aos objetivos específicos busca identificar as vantagens da elaboração e execução do planejamento estratégico na biblioteca; analisar os caminhos diferentes para a atuação do bibliotecário na biblioteca pública, de modo que a inovação, a criação e o desejo de mudanças possam fazer parte da sua rotina e dos usuários; descrever como o bibliotecário pode contribuir de forma significativa para a disseminação da informação e do para os seus usuários. Caracteriza a pesquisa em revisão literária sobre planejamento estratégico na biblioteca pública, conclui que as atividades do bibliotecário aliadas com o planejamento estratégico, aferem objetividade às ações desenvolvidas na biblioteca conferindo dinamismo às estratégias adotadas e o diferencial por meio do desenvolvimento da formação dos usuários, com vistas a ampliar o potencial da sociedade em busca de mais oportunidades no processo de conhecer.
Palavras-chave: Planejamento estratégico. Biblioteca Pública.
ABSTRACT
Strategic planning as tools of the librarian in the public library. It aims to map studies of strategic planning, bringing the discussion to the public library. As for the specific objectives seeks to identify the advantages of the elaboration and execution of strategic planning in the library; analyze the different paths for the performance of the librarian in the public library, so that innovation, creation and desire for change can be part of his routine and users; describe how the librarian can contribute significantly to the dissemination of information and to its users. It characterizes the research in literary review on strategic planning in the public library, concludes that the activities of the librarian allied with strategic planning, measure objectivity to the actions developed in the library conferring dynamism to the strategies adopted and the differential through the development of the training of users, with a view to expanding the potential of society in search of more opportunities in the process of knowing.
Keywords: Strategic planning. Public library.
1 INTRODUÇÃO
Entre 1950 e 1960 surgiram grandes contribuições para o planejamento aliado às estratégias. Dentre essas contribuições estão as de Peter Drucker (Introdução à administração) e Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira (Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas), conforme Chiavenato e Sapiro (2009), referenciados como autores que impactaram o planejamento estratégico e constituem a base para o que temos hoje nas organizações.
O objetivo deste trabalho é traçar a história da biblioteca pública no Maranhão, este trabalho busca dar o entendimento na teoria do planejamento estratégico de bibliotecas públicas no Maranhão. Esta divido em seções que compõem o trabalho, além da introdução e da bibliografia. As duas primeiras, Planejamento Estratégico e Biblioteca Pública no Maranhão, buscam dar os fundamentos teóricos, bem como a origem da biblioteca pública e o conceito de planejamento estratégico. A seção seguinte, Planejamento Estratégico Em Bibliotecas Públicas No Maranhão, está dividida em tópicos que apresenta o sistema da biblioteca publica, a importância do planejamento e a aplicação. A última seção, conclusiva, procura indicar seletivamente quais devem ser as funções da biblioteca pública, hoje, voltada para a comunidade no Brasil.
A relevância desse tema é contribuir com estudos voltados ao planejamento estratégico na biblioteca pública, bem como à área da Biblioteconomia. No que se refere à pesquisa, deve desenvolver a prática da leitura, de modo que contribua para a formação reflexiva e desses usuários.
A metodologia aplicada na pesquisa foi a revisão de literatura. Segundo a Associação Brasileira de Norma Técnicas (ABNT) (2003, p. 1), o artigo de revisão é “[...] parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas.”. Logo, a intenção do presente artigo é discutir o tema proposto sob uma nova perspectiva.
2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento estratégico é o processo administrativo e gerencial que proporciona por meio da base metodológica a busca do sentido da organização com o objetivo de aperfeiçoar a relação existente entre ela e seu ambiente interno e externo, de maneira revolucionária e diferenciada, analisando a evolução esperada. É essencial que se tenha habilidade gerencial para transformar os recursos e valores externos em planos empresariais para ações posteriores. Drucker (1998) o conceitua como:
“{...}processos contínuos de sistematicamente e com maior conhecimento possível do futuro, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.
Oliveira (2009, p. 32-33) já o define como uma técnica “[...] que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com seu ambiente.” Portanto, percebemos as diferentes visões sobre o conceito de planejamento estratégico que para Drucker é uma ação contínua, um processo que não pode parar, mas que deve estar avante, a fim de evitar problemas futuros, ter resultados esperados atendendo as decisões tomadas. Conta-se que o planejamento estratégico como um instrumento de gestão que busca auxiliar as empresas estabelecendo valores a serem praticados para uma edificação de uma visão do futuro, orientando as decisões que ocorrem diariamente, caminhando na direção pretendida.
Da perspectiva de Chiavenato e Sapiro (2009, p. 30) descrevem o planejamento estratégico como “[...] um processo de formulação e execução de estratégias para buscar a inserção da organização e de sua missão no ambiente onde ela atua.”. Conforme o método, “[...] define a estrutura organizacional e os processos internos no sentido de alcançar efeitos altamente positivos sobre o desempenho organizacional.” (CHIAVENATO; SAPIRO, 2009, p. 30).
Nos últimos anos o planejamento estratégico tornou-se uma parte padrão de pensamento e práticas de gestão no mundo dos negócios e de organizações públicas sem fins lucrativos. Pois é um processo duradouro, contínuo e cíclico que leva a entender que há precisão de um processo decisório que estará em todas as fases, desde a sua elaboração até a sua implementação, avaliação e controle, envolvendo empreendimentos que influenciam toda a organização por longos períodos.
...