PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Tese: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: prisapso • 25/3/2014 • Tese • 1.901 Palavras (8 Páginas) • 232 Visualizações
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Objetivo Geral e Específico: Coleta seletiva de material reciclável
Determinação dos objetivos: Desenvolver na comunidade universitária uma mentalidade voltada para preservação ambienta através de programas educativos, tendo como objetivo a redução no consumo e desperdício; conscientização. Inserir a coleta seletiva semanalmente.
Análise Ambiental Externa: Com aumento populacional e o crescimento das grandes cidades consequentemente tem gerado um número cada vez maior de lixos descartáveis que são destinados a aterros sanitários ou incineração. É necessário que o Poder Público busque soluções adequadas para descarte, coleta, tratamento, destinação final e aproveitamento do material descartado, mas diante do quadro nacional de escassez de recursos financeiros e déficit no setor de planejamento o “lixo descartável” acaba ficando em segundo plano. Atualmente escolas, ambientalistas e universidades têm implantado projetos incentivando o não desperdício e colocando em discussão a coleta seletiva.
Análise Ambiental Interna: A implantação da coleta seletiva conta com o apoio da Direção da unidade e com maior número possível de alunos, estagiários, docentes e demais funcionários, incluindo administrativo, da limpeza, manutenção e prestadores de serviços (lanchonetes, estacionamento, etc.). Espaço adequado para promover encontros educativos e divulgação no A.V.A.
Formulação de alternativas: Divulgação do programa através do A.V.A.; distribuição de caixas ou kits próprios para armazenamento de recicláveis na área interna, onde não irá alterar a rotina dos funcionários da limpeza, pois os mesmos serão expostos ao lado do lixo comum já existente; substituição de parte do espaço do depósito de lixo por contenderes.
Elaboração do projeto: A principal meta é contribuir para o desenvolvimento de uma mentalidade ambiental, fortalecendo o espírito de cidadania, colocando em discussão certos hábitos que implicam o desperdício de recursos naturais. Contudo, é necessário um trabalho educativo, promovendo encontros a fim de conscientização e estimular a participação e adesão de voluntários. Como material didático será utilizado slides. A apresentação enfocará pontos, como impacto ambiental, decomposição, acondicionamento do lixo e de sua destinação. Após encontros, será agendado no início do ano letivo um reencontro para discussões de pontos positivos e negativos, tais como:
- Coleta seletiva vem sendo feita de modo adequado;
- Pessoas estão comparecendo aos encontros, se não, será marcada uma nova data a fim de estimulá-las (quando for o caso);
- Sugestão de novas ideias;
- Medidas de redução desperdício;
- Distribuição de kits (suportes com ganchos para sacos, próprios para coleta, sendo cada suporte com a devida cor, diferenciando plásticos, vidros, papéis e metais).
Os lixos recicláveis serão coletados pela equipe de limpeza seguindo sua rotina habitual, pois os kits serão colocados ao lado do lixo comum e em seguida depositados em contenderes localizados no depósito de lixo.
A coleta seletiva será agendada uma vez por semana por uma empresa terceirizada pela Prefeitura da cidade, sem custo.
A implantação do projeto de coleta seletiva visa contribuir pela qualidade de vida e bem estar da população, educado e reeducando universitários estendendo a seus familiares.
Vale lembrar que com a diminuição dos impactos ambientais, resultam mudanças de atitudes e valor econômico, atingindo esferas municipal, estadual e federal.
Avaliação dos Resultados: Com intenso acompanhamento e avaliação dos resultados serão possíveis correções imediatas, contribuindo com meio ambiente e educando cidadãos.
Justificativa: Cenário Brasileiro
O Brasil gera aproximadamente 250 mil toneladas de lixo por dia. Se cada pessoa produz cerca de 180 kg de lixo em um ano, é fácil perceber que diminuir o desperdício depende muito da atitude de cada um.
A coleta seletiva é uma das soluções ou no mínimo uma contribuição para o problema ambiental, pois é um processo de recolhimento dos resíduos recicláveis que após serem separados serão transformados em produtos novos.
MÉTODO
Planejamento, Organização, Controle e Direção
O planejamento de qualquer empreendimento pressupõe uma organização para se estabelecerem prazos, recursos e condições gerais para sua execução. Durante o processo de implementação ao empreendimento é preciso controle de custo e prazos que deverá ser exercido pela direção.
Planejamento
Planejamento é a base para uma boa administração onde pode ser estabelecidas metas, objetivos e prazos. É um processo de organização onde pode ser coletados dados muito importantes para manter uma empresa funcionando ou para organizar ações futuras. Um planejamento não traz nenhuma garantia de sucesso para o empreendedorismo, mas ajuda a diminuir riscos para a empresa. Um planejamento bem realizado pode gerar grandes vantagens.
Existem três tipos de planejamento: Estratégico, Tático e Operacional.
O planejamento estratégico é um processo gerencial que visa antecipar o futuro da empresa em longo prazo, a responsabilidade deste planejamento parte dos gestores de um maior nível hierárquico. O planejamento estratégico isolado acaba por ser insuficiente, pois os objetivos são de longo prazo não havendo ações imediatas para o planejamento.
O planejamento tático aplica-se a departamentos específicos e não na empresa como um todo, é um planejamento continuo voltado para o futuro em curto prazo.
Quanto ao planejamento operacional é a formalização de documentos escritos, visa o trabalho em o que fazer e como fazer, trabalho este com os funcionários no dia a dia.
Organização
Moderadamente, organizar é criar condições eficazes de funcionamento, definindo divisão de trabalho, níveis de tarefas e as responsabilidades na sua execução. É formar uma estrutura com o objetivo de por em prática o que foi planejado.
Controle
É
...