PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Tese: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: contotaty • 19/5/2014 • Tese • 3.517 Palavras (15 Páginas) • 232 Visualizações
PASSO 03 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Ao mudar-se para a sede própria em 2011, sr. Pedro (proprietário) apresou-se em inaugurar a empresa, esquecendo a parte principal para o sucesso de uma organização: o planejamento estratégico.
Segundo Idalberto Chiavenato ( 2013) planejar dever ser o primeiro passo a ser realizado, para traçar os objetivos da empresa e como vamos fazer para alcança-los. Estes passos devem ser seguidos pelos colaboradores durante a execução das etapas, e estar presente no pensamento dos gestores, de modo que possa tomar as decisões corretas e eficientes no tempo estipulado.
Como as empresas concorrentes estão cada vez mais tecnológicas e mudam rapidamente com a evolução dos tempos, a Gráfica Impress logo não ficou para trás, comprou novo terreno de instalações, novos equipamentos, e contratou novos funcionários para atender os clientes sem pensar em conciliar seus recursos disponíveis com seus objetivos e com as oportunidades externas, portanto a elaboração do planejamento estratégico precisa partir da analise ambiental:
- Analise Ambiental, ou seja, a gráfica possui novas instalações com local projetado com facilidade de locomoção entre as áreas, e facilidade de comunicação. Além disto, a empresa possui maquinários de última geração com acabamentos automáticos e qualidade nos produtos impressos. A empresa existe desde a década de 90, portanto já tem clientes fixos, é necessário apenas fideliza lós aos novos serviços, com relação aos concorrentes a gráfica está bem colocada com seus novos maquinários com processo de gravação próprio. A economia da região também conspira a favor com vários pontos comerciais, como supermercados, padarias entre outros. Por outro lado a empresa apresenta vários problemas com o excesso de atrasos no setor da logística, com mal atendimento aos clientes e grande índice de funcionários desmotivados.
FORMULAÇÃO DAS ALTERNATIVAS
Após traçar os pontos positivos e negativos da empresa, a administração tem nas mãos um forte documento para definir as ações futura da empresa. É necessário agora que a organização obtenha uma cultura organizacional que lhe sirva como ajuda para redefinir os processos e os objetivos a serem traçados. Portanto sugerirmos para a gráfica um ponto de equilíbrio através da missão, visão e valores:
Missão: Prestar serviços personalizados para as empresas, através da impressão dos materiais mercadológicos com alto nível de qualidade e agilidade.
Visão: Ser reconhecida pelos seus clientes como a melhor indústria gráfica da região.
Valor: Compromisso com a sustentabilidade, Excelência no atendimento, integridade com os colaboradores e fornecedores, produtos inovadores e criativos.
ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO
Agora que a empresa já tem uma cultura a ser seguida está na hora de colocar em pratica as mudanças em longo, curto e médio prazo, o processo de elaboração do planejamento deve ser transparente por todos os canais de comunicação em todos os níveis da empresa. As metas não podem permanecer vivas apenas na cabeça do sr. Pedro, mas de todos os colaboradores da organização, principalmente do gestor da produção (o sobrinho) este deve ser o melhor planejador pois conhece perfeitamente sua área de atuação.
Conforme Idalberto Chiavenato ( 2013) para a elaboração do planejamento estratégico, a Gráfica Impress, deverá seguir uma filosofia de ação, na qual a primeira delas é a conservadora que está focada para os resultados positivos, assim, identificaremos os erros e problemas internos. A segunda filosofia é a otimizante na qual está refletida nos resultados melhores possíveis, por meios de modelos matemáticas, seja reduzindo recursos ou aumentando os recursos o importante é alcançar uma determinada meta. A terceira e última filosofia é a adaptativa, que está ligada nas decisões de compartilhar os diferentes resultados elaborando um processo capaz localizar deficiências no passado da empresa. O processo de elaboração do planejamento deve ser iniciado e desenvolvido através dos pontos fracos, formulados.
A preocupação maior da empresa deve ser voltada para seus funcionários, investir nos funcionários, gera recompensar visível no relatório financeiro. Portanto a gráfica deverá elaborar o organograma, para que fique claro aos seus colaboradores e as pessoas de fora da empresa, o relacionamento hierárquico que existe em cada setor. Além disto, o organograma vai auxiliar na visualização de toda a empresa, as necessidades e as mudanças que devem ser feitas, como também vai ajudar os funcionários na divisão das tarefas de cada setor e suas responsabilidades.
Com o crescimento rápido da gráfica, o nível de qualidade no atendimento está totalmente comprometido, os funcionários responsáveis pelo atendimento devem passar por um treinamento. A fim de que, estas colaboradoras fiquem mais motivadas, e com a autoestima elevada. O treinamento deve focar a importância de atender ao telefone sempre, pois o cliente quando liga tem interesse em alguma coisa, ou falar com alguém. O atendimento nunca deve prometer prazos de entrega se não tiver absoluta certeza que vão ser cumpridos. É necessário saber ouvir o cliente, mesmo que seja por reclamações, assim, saberá achar uma solução e um prestar excelente atendimento.
Os prazos de entregas dos produtos estão afetados, consecutivamente seus clientes estão insatisfeitos com a gráfica. Portanto devemos planejar, para isto a gráfica deve levantar uma lista com os pedidos que recebeu nos últimos meses, e os pedidos em atraso, o importante é atender os clientes atrasados e manter os pedidos novos com prazos mais longos, até estabilizar o setor de expedição e da logística. A gráfica também deve estar atenta as previsões de demanda para atender as necessidades dos clientes e estabelecer novas melhorias do setor.
De acordo com Idalberto Chiavenato (2013) o planejamento estratégico consiste precipitação das decisões, em decidir logo o que fazer antes do problema aparecer.
IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO
De acordo com Idalberto Chiavenato ( 2013) implementação significa colocar os planos acontecerem. Se a formulação das estratégias é difícil e complexa para a empresa, implementar é muito mais complicado. Para a implementação é necessário participação de todos, sem o compromisso com a mudança a estratégia não acontece. Todos os gestores da empresa deve ter uma comunicação intensiva, explicar, esclarecer e orientar as pessoas no que fazer para contribuir com resultados para a estratégia empresarial, além disto,
...