PLANO PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO, PROTEGIDO PELA SOCIEDADE ESCOLAR
Projeto de pesquisa: PLANO PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO, PROTEGIDO PELA SOCIEDADE ESCOLAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandalay • 12/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.512 Palavras (7 Páginas) • 419 Visualizações
A fundamentação teórica deu-se com base em autores que tratam da questão educacional na visão da Pedagogia da Autonomia do indivíduo, adotando por linha de discussão as políticas de participação comunitária para a construção coletiva dos objetivos do processo formador da Educação Infantil como Direito de todos e responsabilidade do Poder Público.
Paulo Freire (1986) ensinou que: “A leitura do mundo precede a leitura das palavras”. Entretanto a afirmação do grande Educador da Pedagogia da Autonomia, só será possível realmente se a profissão de educar/ensinar estiver atualizada com procedimentos de éticas abertas à ação e a reflexão sobre o que realizamos no nosso cotidiano, para assim, atender as novas exigências demandadas pela sociedade que busca ser inclusiva, em nome de um mundo para todos, o que exige uma escola para todos, é preciso formação adequada para os educadores em uma visão horizontal capaz de responder à comunidade educacional, começando na Educação Infantil.
Leonardo Boff (1999) denuncia a falta de garantias de Direitos Fundamentais, o que é facilmente detectado no cotidiano da Escola de Educação Infantil da Associação Santa Emília: “Há um descuido e um descaso pela sorte dos desempregados, sobretudo dos milhões e milhões de excluídos do processo de produção, tidos como descartáveis e zeros econômicos. Esses nem sequer ingressam no exército de reserva do capital. Perderam o privilégio de serem explorados a preço de um salário mínimo e de alguma seguridade social”.
A Constituição Federal do Brasil preconiza entre outras garantias fundamentais , educação para todos, porém, ao realizar o estágio de Educação Infantil em uma comunidade muito carente, pobre de tudo, fico com a angustia da certeza de que ainda temos muito por fazer para garantir o princípio da equidade.
4. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
NOME: Escola de Educação Infantil da Associação Cultural e Comunitária do Bairro Jardim Santa Emília.
ENDEREÇO: Rua Águas de Lindóia, 163 – Jardim Santa Emília
Guarulhos - SP.
Fone/Fax (011) 2403 3522
CEP 07120-000.
4.1. MODALIDADES DE ATENDIMENTOS
Creche (atendimento de 0 a 04 anos), Educação Infantil (crianças entre 04 e 05 anos), Ensino, Educação de Jovens e Adultos nas modalidades Alfabetização (1ª à 4ª série), Cursos livres de música, informática, artesanato e corte costura em parceria com o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura Municipal de Guarulhos.
Para estimular a participação coletiva da comunidade na vida da entidade, a mesma usa de todos os meios que dispõe, na maioria das vezes com poucos resultados positivos, pois geralmente os problemas começam na falta de “estrutura” familiar. A maior parte dos alunos vive em um meio violento, ou mesmo na falta de perspectiva para o futuro, pois o bairro não possui saneamento básico, áreas de lazer, pontos de culturas e outros facilitadores da inserção social, ao lado da educação.
5. PLANO DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO DEFENDIDO PELA ENTIDADE E COMUNIDADE ESCOLAR
A Associação Cultural e Comunitária do Jardim Santa Emília, tem no núcleo de Educação Infantil o principal foco da existência dos projetos administrados pela entidade. O Projeto Político Pedagógico, apresenta-a como uma escola identificada com o comprometimento da construção de uma sociedade com menos desigualdade social.
A entidade difunde o espaço como lugar de práticas pedagógicas comuns à todos que freqüentam o ambiente de formação cidadã. As atividades são entendidas como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para sua comunidade.
A escola possui atualmente no Ensino Educação Infantil, 120 alunos com idades entre 04 e 05 anos, matriculados em regime de atendimento de período integral.
Existe na comunidade da Santa Emília uma sensação de pertencimento com a unidade escolar por seu o único equipamento para uso coletivo na comunidade, o que a mantém como a referência para encontros e eventos, inclusive aos finais de semana.
5.1. ESTRUTURA FÍSICA E DE RECURSOS HUMANOS DA ESCOLA
A estrutura física da escola é muito precária , o prédio é uma sequencia de puxadinhos, ás salas são apertadas, com carteiras e cadeiras em péssimo estado de conservação, armários de aço usados que foram doados por uma empresa da região, quadro negro pintado na parede da sala de aula. O material pedagógico é insuficiente para atender as necessidades da escola, alimentação é complementada por uma loja Maçônica.
Tem na estrutura de recursos humanos, 01 Presidente da Entidade (é responsável pela gestão e tem formação em Pedagogia), 01 Coordenadora pedagógica, 07 Professoras, 01 Funcionária administrativo, 05 Auxiliares de manutenção e limpeza (cozinheiras e serviçais).
O espaço de funcionamento da escola conta com quatro salas de aula, um telecentro para atender à comunidade, creche para 180 crianças e berçário, curso de alfabetização para Jovens e Adultos, contando na estrutura com uma central de voluntariado que se dividem em várias atividades e benfeitorias na comunidade.
6. PARECER SOBRE AS ATIVIDADES DO ESTÁGIO
A experiência desse estágio ficará para toda vida e desenvolvimento das minhas atividades como profissional da área pedagógica. A escola da Associação Cultural e Comunitária do Jardim Santa Emília esta inserida em uma comunidade abaixo da linha da pobreza com sentimentos de solidariedade e pertencimento da coisa pública em relação à entidade, local que funciona a única Escola de Educação Infantil do “bairro” que é uma antiga invasão de área
...