PLANO REAL
Artigo: PLANO REAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ASSF • 23/3/2014 • 290 Palavras (2 Páginas) • 326 Visualizações
Plano Real
Em 27 de fevereiro de 1994 lançasse uma nova moeda brasileira, O Plano Real no Brasil.
Em 1993, o governo deu início a um plano econômico com o objetivo de controlar a inflação do país e com o impeachment do presidente eleito por voto direto Fernando Collor de Melo que seu lugar assumiu o vice Itamar Franco, administrando até o final o mandado.
O presidente Itamar Franco com o Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso iniciou-se O Plano Real oficialmente no dia 27 de fevereiro de 1994 através da Medida Provisória n° 434. A medida determinou a Unidade Real de Valor (URV) e lançou do Real como nova moeda. A implantação do Plano Real se deu através de três etapas: equilíbrio das contas públicas, criação da URV e o lançamento do Real.
O Plano Real para que fosse eficaz foi necessárias tomadas algumas medidas: como privatizações de vários setores estatais, criação de agências reguladoras, implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal, liquidação ou venda da maioria dos bancos estaduais, renegociação da dívida pública e maior abertura comercial com o exterior. Por motivos como esses, o Plano Real também recebeu oposição no seu período de implantação, tendo o Partido dos Trabalhadores (PT) como um dos maiores opositores.
No lançamento do Plano Real, esperava-se como efeitos de longo prazo a manutenção das baixas taxas inflacionárias, O Real prosperou, mostrou-se competente e é utilizado até hoje no Brasil. Desde 1994 o Real passou por várias crises econômicas mundiais e demonstrou capacidade de controle e recuperação, especialmente a crise de 2008-2009, que gerou uma imensa quebradeira na Europa e nos Estados Unidos, a qual passou sem muito impacto pelo Brasil. O país, hoje, conta com uma moeda forte e estável, sem apresentar indícios de substituição.
...