PONTES E GRANDES ESTRUTURAS RELATÓRIO DE APS 8º/9º SEMESTRES DE 2016/1
Por: psam • 20/9/2016 • Trabalho acadêmico • 4.532 Palavras (19 Páginas) • 1.830 Visualizações
Tema: PONTES E GRANDES ESTRUTURAS
RELATÓRIO DE APS 8º/9º SEMESTRES DE 2016/1
PROFESSORA: Cibele
NOME RA TURMA:
São Paulo
Maio de 2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. OBJETIVOS 1
3. ESTUDO DE CASO 1
3.1. Local da visita 1
3.2. Dados da obra 2
4. História da Obra 9
4.1. Descrição do tipo de ponte e de sua geometria 12
4.2. Descrição dos materiais utilizados 12
4.3. Descrição do veículo tipo ou trem tipo da NB da ABNT 16
4.4. Critério adotado para a segurança à fadiga do aço da ponte 18
4.5. Inspeção visual de patologias 19
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
6. FOTOS DA VISITA TÉCNICA 23
7. RFEFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 33
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho falara sobre o viaduto Santa Efigênia, contando sua história, o ano ao qual foi inaugurado, qual sua viabilidade, o método construtivo utilizado entre outros aspectos aos quais detalharemos todas as coisas que contribuíram para a aprovação e desenvolvimento dessa obra, detalhando seus aspectos positivos e negativos de cada parte que compõe sua estrutura.
2. OBJETIVOS
O objetivo desse trabalho é verificar a metodologia aplicada na construção do viaduto Santa Efigênia, qual a necessidade da construção e os dados da obra, todas essas informações serão dadas através de pesquisas usufruindo as referências bibliográficas, visita técnica na qual por meio visual, verificamos todos os aspectos construtivos, utilizado e patologias visíveis, comprovando por meio de fotografias, dando um detalhamento mais especifico dos materiais e metodologia utilizada na obra.
3. ESTUDO DE CASO
3.1. Local da visita
A visita foi realizada no viaduto Santa Efigênia, localizado na região central de São Paulo capital, iniciando no largo São Bento terminando em frente à igreja Santa Efigênia. Realizamos essa visita no dia 15-05-2016 as 9:50 até as 11:54 tendo uma duração de duas horas e quatro minutos, observamos todos os aspectos construtivos empregados na obra, patologia existente e registramos todos esses aspectos por meio de fotografias para demonstrar no decorrer do trabalho.
3.2. Dados da obra
Um breve resumo
Data de construção da obra de arte:
A obra foi executada entre o ano de 1911 e 1913.
Duração da obra:
A obra teve uma duração de dois anos e meio.
Dados da concepção arquitetônica:
Ao analisarmos o viaduto Santa Efigênia verificamos a sua concepção arquitetônica, as características desta estrutura se resume em uma estrutura metálica ao qual é composta por três arcos interligados em vigamentos transversais, sendo necessário a aplicação de contraventamentos horizontais e verticais, ao longo do viaduto existe um grande corrimão interligando o topo dos montantes e da fixação ao conjunto de volutas. Foi dado um detalhe especial para o guarda corpos com detalhes artístico, sendo ele decorado com rosáceas de ferro fundido. Por conta de todos esses detalhes o viaduto foi concebido por um estilo de “art-noveau”.
Metodologia empregada:
A metodologia utilizada para essa obra de arte foi estrutura metálica, feita com aço laminado (Foto 01), sua conexão foi totalmente rebitada (Foto 02), seu guarda corpos foi feito com ferro fundido (Foto 03), entre suas junções inferiores existem contraventamentos verticais e horizontais (Foto 04), sua pavimentação superior foi feita com concreto armado e revestida com pastilhas em formato de mosaico (Foto 05).
Foto 01 - Estrutura do Viaduto Santa Efigênia em aço laminado. (Foto de própria autoria)
Foto 02 - Viaduto Santa Efigênia com sua conexão rebitada. (Foto de própria autoria)
Foto 03 - Guarda corpo do Viaduto Santa Efigênia em ferro fundido. (Foto de própria autoria)
Foto 04 - Contraventamentos do Viaduto Santa Efigênia. (Foto de própria autoria)
Foto 05 - Pavimentação do viaduto Santa Efigênia em concreto armado e revestido com pastilhas em forma de mural. (Foto de própria autoria)
Quantitativos da obra:
A obra teve um quantitativo tanto em materiais utilizados como mão de obra, um valor de 700 mil libras esterlinas.
Classe viária do viaduto:
De acordo com a NB-1-1946 e NB-2-1946, todas as pontes e viadutos feitos até o ano de 1950, suas classes eram 24 e suas cargas móveis se enquadravam na Classe I: 45 ou seja (450 kgf por metro quadrado).
Uso do viaduto:
A utilização do viaduto é para circulação de pedestres, dando fácil acesso do Mosteiro São Bento à Igreja Santa Efigênia e também com a nova reforma feita no ano de 1975, o viaduto passou a ter uma escadaria onde dá acesso a Av. Prestes Maia.
Importância para
...