PORQUE USAR COMBUSTIVEL
Por: Thay • 17/8/2021 • Artigo • 451 Palavras (2 Páginas) • 116 Visualizações
Porque usar o combustível
O que acontece é que a injeção de GNV é uma matemática encima da injeção de combustível líquido. Por exemplo quando se usa etanol o bico tem um tempo de injeção maior que não gasolina e o ponto de ignição é outro nem como o resultado da queima lido pela sonda lambda. O módulo do GNV lê esses dados e calcula quanto GNV injetar e o momento de fazer isso. Quando se regula o GNV para etanol e se usa gasolina, irá injetar mais GNV do que precisa, o ponto de faísca será outro e o carro vai ficar fraco. O contrário (regular para gasolina e usar etanol) terá dificuldades na partida, carro vai ficar afogado até esquentar depois de quente ficará com sensação de carro pesado. Por isso precisa usar sempre o combustível líquido indicado na instalação, e sim, regulando com etanol fica melhor, principalmente pela mistura pobre e ponto de ignição adiantado.
Para regular o GNV o instalador utiliza como referência o mapa da injeção elétronica do seu carro, Gasolina ou álcool. No módulo do do GNV hoje em dia ainda só se pode utilizar um combustível líquido como referência. Os instaladores preferem regular utilizando etanol pois o álcool tem a taxa de compressão mais próxima do GNV e fica mais fácil de regular, fora que o módulo do carro avança o ponto de ignição quando abastecido com etanol para melhor queima do combustível e isso também favorece a queima do GNV.
O carro só pode ser regulados com álcool x GNV?
Não. Também pode ser regulados gasolina x GNV vide que 90% dos kits de GNV utilizados aqui no Brasil vem da Europa e lá não existe etanol para abastecimento. Lá eles fazem a conversão do carro com gasolina x GNV ou gasolina x GLP.
Mais lá a gasolina tem maior octanagem e é mais pura, diferente da nossa gasolina que é 72,5% de gasolina e 27,5% de álcool anidro. Isso dificulta muito a regulagem do GNV tem que achar um meio termo. Todos os projetos de carros que vem de fora para o Brasil e que eles transformam para flex é feito um remapeamento da central de injeção para achar um meio termo para o carro poder utilizar os 2 combustíveis álcool e gasolina em diferentes proporções. Aí os carros ficam um pouco gastões até que achem a proporção de combustível ideal para cada motor. Isso demora e são milhares de kms rodados e testes que as montadoras não querem fazer. Ele vendem, o consumidor reclama e leva na concessionária e eles reprogramam a central e bota para rodar, quem faz os testes somos nós. Simples assim. Todo projeto de motor novo aqui no Brasil é assim.
...