PORTIFOLIO
Trabalho Escolar: PORTIFOLIO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: csarfilhoulbra • 22/3/2015 • 530 Palavras (3 Páginas) • 165 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................3
2. DESENVOLVIMENTO.....................................4
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................6
4. REFERÊNCIAS...............................................7
1 INTRODUÇÃO
No que diz respeito aos movimentos sociais no país, sabe-se que a luta por direitos e a cobrança por melhorias é o ponto principal destes movimentos, de um protesto contra o aumento da passagem dos ônibus a temas pouco discutidos, esses movimentos vem ganhando força e se organizando cada vez mais.
2 DESENVOLVIMENTO
As manifestações tem sido a única forma de mostrar a indignação da população com o governo e os serviços públicos. Os movimentos populares que percorrem o país vêm sendo uma constante.
No primeiro semestre de 2013, uma série de manifestações populares ocorreu nas ruas de centenas de cidades brasileiras. inicialmente surgiram para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público, principalmente nas principais capitais. Foram as maiores mobilizações no país desde as manifestações pelo impeachment do então presidente; Fernando Collor de Mello em 1992.
As manifestações no Brasil seguiram o mesmo processo de "propagação viral" de protestos em outros países, como a Primavera Árabe, no mundo árabe, Occupy Wall St, nos Estados Unidos, e Los Indignados, na Espanha. O governo vem tentando conter esses movimentos com medidas “paliativas”, mas sem sucesso, pois tais medidas não atendem aos anseios da população.
As manifestações geralmente são organizadas online, através da rede social Facebook, mas principalmente via Twitter. Ha quem considere que as manifestações não tem uma direção propria, porque sem um caminho certo a traçar, não conseguira atingir um objetivo concreto. Em um primeiro momento, porém, alguns objetivos foram alcançados. Tal como mencionado, medidas paleativas foram tomadas, como: redução da tarifa de transporte; outro como de São Paulo, deixaram de aumentar o valor dos pedagios.
Nas primeiras manifestações, houve uma represália policial excessiva, que causou muitos feridos, incluindo vários jornalistas, que gradualmente mudaram o discurso, e começaram a atacar a postura policial. Devido a violência, comportamento da mídia, e outros fatores, houve um crescimento exponencial do número de participantes nas manifestações.
Em um segundo momento os protestos são marcados por manifestações majoritariamente pacíficas, com grande cobertura midiática e massiva participação popular, muito diferente da fase anterior, onde a violencia e o vandalismo marcam as manifestações.
Em um terceiro momento as manifestações tomam outro caráter, e começam a ter temas menos focados na questão do transporte e surgem pautas como as PECs 37 e 33, "cura" gay, ato médico, gastos com a Copa das Confederações FIFA de 2013 e com a Copa do Mundo FIFA de 2014, fim da corrupção, entre outros.
Contudo, tendo um olhar mais critico sobre essas manifestações,
...