PORTIFÓLIO EM GRUPO SOBRE ESTRESSE
Por: neivyline • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.294 Palavras (6 Páginas) • 197 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 O ESTRESSE _ 4
3 PESQUISA REALIZADA 4
4 TRATAMENTOS PARA COMBATER O ESTRESSE 5
5 PREVENÇÃO 7
6 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Neste trabalho foi realizado um estudo dentro do assunto proposto com a finalidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas neste semestre, como os diversos tipos de tratamento para evitar e até combater o estresse, dando ênfase ao nível de estresse encontrado em profissionais que atuam em salões de beleza, clinicas de estética e Spas.
2 o estresse
O estresse é a soma de vários fatores ou estímulos externos físicos e emocionais degradantes que acumulam ao longo da vida. O estresse é um estímulo natural que nos ajuda a sobreviver.
É também um mecanismo que o organismo do homem achou para se defender de fatores externos e realizar tarefas com mais praticidade, dano o nome de eustresse. Que seria o estresse bom, quando ajuda o indivíduo a sair de determinada situação estressora. O que é estressante para uma pessoa pode não ser para outra.
São vários os fatores estressores: Excesso de preocupação, a quantidade de tarefas para se resolver; o trabalho, que a cada dia aumenta a carga horária com mais metas a serem alcançadas; contas para pagar, problemas na família, trânsito, desprezo amoroso, divórcios, reuniões, níveis altos de sons, desemprego, doenças crônicas, decepções, relacionamentos conflitantes, etc.
O desejo de alcançar metas e sonhos pessoais e não vê-los realizar, é outro fator estressante. Sentimentos negativos vão crescendo, causando com isso sentimentos de inferioridade, angústia, solidão, perde-se a alegria pelas coisas boas e simples da vida. Pode também ser detectados com outros sintomas. Como, queda de cabelo insônia, ranger dos dentes durante o sono à noite. Mal humor, dor no estômago, baixo libido, corpo travado, pálpebra trêmulas, sinais na pelo como as acnes, coceiras. Trinta por cento (30%) da população desenvolve algum problema dermatológico por causa do estresse. Ele pode ser mais grave quando entra no estado crítico. Vindo a ter problemas cardíacos, depressão, diabetes, câncer e morte. A reação está vinculada a genética, ao temperamento, a personalidade, a maneira de perceber e assimilar situações.
3 pesquisa realizada
Na pesquisa realizada individual, podemos perceber que a grande maioria dos profissionais de beleza entrevistados estão com algum nível de estresse elevado e isto se dar é claro pela vida corriqueira, sem pausas para descanso e relaxamento, a falta de tempo para se alimentar bem e praticar exercícios e também as tantas preocupações e horas extensas de trabalho. A maioria se encaixava na falta de algum desses pontos citados acima.
4 tratamentos para combater o estresse
O bom é sabermos que há tratamento, para combater o estresse, como por exemplo:
BOA ALIMENTAÇÃO
- Os pescados são ricos em vitamina do complexo B, que contribuem para o equilíbrio da ansiedade, irritabilidade e oscilações do humor.
- A alcachofra, o espinafre e o leite contêm quantidades de magnésio, Imprescindível na defesa do organismo contra o estresse.
- Tomar um bom café da manhã, composto por café, leite e torradas, com manteiga ou um pouco de cereais.
- Fazer pequenos lanches, com alimentos ricos em carboidratos, como frutas e vegetais.
- Não comer demais nas refeições, pois a digestão é mais complicada e lenta
para as pessoas com o quadro de estresse.
- Os carboidratos geram um efeito calmante no organismo, pois aumentam os
níveis de insulina e serotonina, porém é contraindicado misturar alimentos
ricos em carboidratos com alimentos ricos em proteínas ou gorduras, pois
estes quebram o efeito da serotonina que atua como ante estresse.
- Entrar na rotina de ingerir diariamente 10 copos de água ou qualquer líquido
sem cafeína.
- Doces: em uma situação aguda de estresse, vale apostar em qualquer alimento doce, como o chocolate (apenas um) ou mel. É que os Açúcares abrem caminho para o triptofano, um aminoácido que penetra no cérebro e produz serotonina. Mas cuidado para não cometer excessos e engordar. Os diabéticos devem se precaver por conta do aumento da glicemia.
- Cebola: a cebola colabora contra o estresse por contar com uma substância chamada quercetina. Além de excelente antioxidante, é um calmante natural. Os antigos egípcios já usavam a iguaria com a finalidade de acalmar.
- Arroz com feijão: aposte em proteínas de origem vegetal. A combinação de arroz integral com feijão é uma boa dica, porque apresenta a mucuna, uma precursora de dopamina (ligada à sensação de prazer e motivação)
- Castanhas e sementes: quando o assunto é combater o estresse, não se esqueça das castanhas (noz, castanha-do-Pará, amêndoa, pistache) e das sementes (abóbora, gergelim e linhaça)
TERAPIAS ALTERNATIVAS
- Fitoterapia - tratamento feito à base de plantas e produtos naturais. Maracujá,
valeriana, melissa e rosa branca são bastante indicadas.
- Acupuntura - técnica baseada na Medicina Tradicional Chinesa, que consiste
nas aplicações de agulhas em pontos específicos ao longo do corpo para estimular o fluxo de energia, que fica desequilibrado e deficiente nos caso de estresse e depressão.
...