PPP
Ensaios: PPP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 14/3/2015 • 9.459 Palavras (38 Páginas) • 1.308 Visualizações
NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Defina planejamento e argumente a respeito de sua importância no contexto escolar, explicando as respectivas etapas.
Quando trabalhamos com educação não podemos ignorar a importância de se ter um planejamento pedagógico a fim de atingir os objetivos .Planejar é organizar sistematicamente suas idéias, reconhecer prioridades, metas e ações que o levarão atingir seu devido objetivo. Para educação isso é fundamental, pois, o pensar antes visualiza problemas que alcançara um desenvolvimento de boa qualidade , é o processo de pensar , para que , o que , por que , onde e como, com a finalidade de chegar ao desejado , que para, o professor a intenção é desenvolver uma boa educação em seu educando. . O planejamento é onde reconhecemos o que devemos fazer e a que tempo deverá ser feito afim de alcançar resultados desejados.
Para um bom desenvolvimento em um planejamento é necessário seguir algumas etapas :
Fazer o diagnóstico
O diagnóstico é a primeira etapa do planejamento. É o início do processo para intervir numa realidade, com vistas a melhorá-la.
a) Caracterização inicial
É o conhecimento da realidade da organização como um todo e também de seu
entorno.
b)Produção de informações
É a busca de dados e informações para confirmar as hipóteses das causas dos
problemas levantados na caracterização inicial. Pode ser feito mediante observações e pesquisas na própria organização ou mediante estudos em referenciais: livros, revistas, internet e outras.
c) Análise diagnóstica
É a reflexão sobre os problemas, suas causas e sobre as informações obtidas para
solucioná-los.
ELABORAÇÃO DO PROJETO
A elaboração do projeto é uma atividade na qual faz-se reflexão sobre as informações para decidir o que colocar no papel para formalizar o documento.
Itens que compõem o projeto:
1. Justificativa
Na justificativa são descritas a fundamentação teórica e a importância do projeto
em função dos problemas apontados no diagnóstico
2. Objetivos
Objetivos são os resultados que se pretendem alcançar em determinado tempo,
previsto no plano ou projeto.
3. Estratégias ou metodologias
Este item indica o que, com que, onde e como fazer para alcançar os objetivos e as
metas previstas.
4. Recursos
Todo projeto necessita de recursos. Neste item são especificados recursos
humanos, físicos, materiais e financeiros.
5. Avaliação do projeto
Neste passo é pensado e são detalhados os procedimentos e as ferramentas de
como vamos verificar se o que foi previsto está sendo executado e alcançado.
Seguindo essas etapas você concluíra um bom planejamento , e assim poderá desenvolver uma aula de boa qualidade alcançando seus respectivos objetivos.
2. Pesquise o conceito de planejamento e projeto e aponte os aspectos que os distinguem.
Planejamento é um processo de busca de equilíbrio entre o que se tem e o que se pretende fazer, ou seja, planejar é refletir, analisar e tomar decisão . O ato de planejar é sempre processo de reflexão e organização para a ação.
Já o projeto por sua vez, é um documento, o planejamento é refletido e colocado no papel, o projeto é utilizado para se atingir os objetivos mais específicos.
3. Apresente os cuidados que devemos ter ao fazer uma análise diagnóstica na elaboração de um projeto.
Devemos fazemos uma profunda análise da situação atual da escola, observando-se todas as suas dimensões – infra-estrutura física, equipamentos, corpo docente, trabalho pedagógico, gestão, comunidade, qualidade da educação, processos de formação dos estudantes,.
Ao possibilitar conhecimentos sobre a realidade de um determinado contexto, torna-se um importante instrumento no planejamento de mudanças, na medida em que pode nos ajudar a identificar “pontos fortes e frágeis” em cada realidade institucional e a ver as alternativas e possibilidades de ação, tendo como horizonte os objetivos a ser alcançados . E é através do diagnóstico que podemos ajudar a identificar problemas em cada realidade institucional e a ver as alternativas e possibilidades de ação, tendo como horizonte os objetivos pretendidos.
4. Por que é importante o trabalho em equipe e a participação coletiva, no processo de planejamento?
Para que todos possam contribuir com seus conhecimentos, idéias e emoções, que serão somadas a necessidade e realidade escolar e social do local no qual a instituição esta inserida.
5. Qual é a finalidade do projeto? Justifique e apresente suas etapas.
Sua finalidade é estabelecer metas e objetivos que serão alcançados , é um documento baseado no contexto cultural,social,político, econômico e religioso , ou seja tem a finalidade de chegar a uma decisão sobre as informações adquiridas para assim formalizar um documento em papel..
.As Etapas são:
Justificativa;É na justificativa que se explica o porquê do trabalho.
Objetivos;Eles indicam qual vai ser o final do trabalho em determinado tempo.
Objetivo geral; é o alvo principal, o resultado global e final do projeto, ou plano.
Os objetivos detalhados;são os resultados que se espera conseguir por meio das ações reais com vistas ao objetivo geral.
Metas; É a divisão dos objetivos detalhados.
Estratégias ou metodologias; São os atos possíveis para se conseguir os resultados desejados.
Recursos; são mencionados recursos humanos, físicos, materiais e financeiros.
Avaliação do projeto;É ponderado e são detalhados os artifícios e as ferramentas de como vamos averiguar se o que foi previsto está sendo realizado e obtido.
6. Como deve ser a avaliação do projeto? Responda, assinalando a importância do processo avaliativo para a consolidação do projeto.
Deve ser observado se cada etapa, tarefa, e atividade está sendo devidamente executada, se não há perda de tempo, de recursos e de material; se as metas estão sendo cumpridas. A avaliação tem como objetivo favorecer um projeto de maior eficácia e qualidade, avaliando o antes e o depois.
UNIDADE 2
O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO E O TRABALHO PEDAGÓGICO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Compare, destacando as semelhanças e diferenças entre o planejamento educacional, o planejamento de currículo e o planejamento de ensino.
Planejamento educacional: trata-se de algo mais abrangente, no âmbito do desenvolvimento do País. Prevê a estruturação e o funcionamento da totalidade do sistema educacional (governo Federal). No planejamento educacional, a visão que se tem é mais ampla, pensa-se no progresso global do país.
Planejamento de currículo: são dadas prioridades para o planejamento educacional, com o objetivo de traduzir o mais próximo possível das linhas mestras de ação dispostas no PNE, onde é definida a ação proposta pela escola. O planejamento curricular tem a definição de sua linha de ação proposta pela escola.
O currículo seja mais ou menos determinado em linhas gerais, cabe à escola interpretar e operacionalizar estes currículos tendo em vista sua realidade.
Planejamento de ensino: é feito pelo professor e será aplicado em sala de aula.
É a especificação do planejamento curricular.
É o que o professor fará na sala de aula, para conduzir os alunos a alcançar os objetivos educacionais propostos.
2. Qual a importância do planejamento de ensino?
O planejamento de ensino é importante, pois evita a rotina e a improvisação;planeja a realização dos objetivos visados;desempenha uma melhor concretização das atividades, assegura a direção , docentes e pais uma maior segurança de um trabalho bom.
Garante economia de tempo e energia
Atende às necessidades e peculiaridades reais e locais .
3. Apresente as etapas do planejamento de ensino e com suas palavras descreva a função de cada uma?
Conteúdos estruturantes: – refere-se a organização do conhecimento, e também um instrumento básico para poder atingir os objetivos dimensões do conhecimento
Conteúdos Específicos: – conhecimentos a serem aprendidos pelos alunos.
Objetivos: – e a descrição clara do que se pretende alcançar o que se pretende atingir com os conteúdos a serem trabalhados.
Metodologia: Procedimentos e recursos de ensino que estimulam e orientam as atividades de aprendizagem.
Avaliação: que possibilite a verificação, qualificação e qualidade dos objetivos propostos.
Avaliação: possibilita a verificação, a qualificação e a apreciação qualitativa dos objetivos propostos.
4. Pesquise o que é o PNE e apresente três dentre as metas propostas para o decênio de 2011 a 2020, evidenciando seu posicionamento.
PNE: Plano Nacional da Educação.
16 - Formação continuada e pós-graduação de professores
Formar, em nível de pós-graduação, 50% dos professores da Educação Básica, até o último ano de vigência do PNE, e garantir a todos os(as) profissionais da Educação Básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.
17 - Valorização do professor
Valorizar os(as) profissionais do magistério das redes públicas da Educação Básica, a fim de equiparar o rendimento médio dos(as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do 6º ano da vigência do PNE.
18 - Plano de carreira docente
Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os(as) profissionais da Educação Básica e Superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de Carreira dos(as) profissionais da Educação Básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido na Constituição Federal.
OBS:
Trabalho na área da educação e sei quanto o professor é desvalorizado , acho que a formação dos professores é a base da educação , pois havendo professores bem formados ai sim é possível desenvolver um planejamento de qualidade.
5. Como formalizar o Plano de Ensino?
Para formalizar o Plano de ensino, deve este sair da teoria e ir para a prática.O plano se formaliza quando está bem estruturado, organizado e sendo aplicado visando sempre o desenvolvimento dos alunos, na qual esta superando suas dificuldades e concretizando seus objetivos.
5. Pesquise em fontes seguras, por qual motivo os professores apresentam certa resistência diante dos trabalhos pedagógicos?
É preciso haver vontade , iniciativa, comprometimento, criatividade, inovação as vezes até mesmo o olhar atento da direção , estar sempre se capacitando, procurando novos métodos de ensino e isso gera muito desempenho da parte do professor. É onde entra a formação , acredito haver resistência por parte de alguns professores ,por estar envolvida ao método antigo, e esses costumes só deixarão de existir a partir do momento em que formações forem postas em prática .Mas só ha renovação se houver uma boa formação.
UNIDADE 3
O PROJETO PEDAGÓGICO:
IMPORTÂNCIA, DISPOSITIVOS LEGAIS E CONCEITUAÇÃO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Qual é a importância do Projeto Pedagógico para a escola e o que ele deve conter?
É considerado a identidade da escola.
Ele garante uma formação de qualidade, completa, para que o ensino seja o melhor possível. Procura desenvolver métodos com qualidade para satisfazer o que a sociedade deseja. Serve para fazer um balanço da escola., detectar falhas, deficiências. Ou seja dá oportunidade de refletir e discutir a realidade, percebendo necessidades reais dos alunos e da sociedade . O Projeto Pedagógico é um documento elaborado pela escola, no qual estão expressos os ideais e os objetivos da educação, pensados pelos seus membros e pela comunidade, para serem buscados pelas ações de todos os envolvidos. Também deverão estar escritos os princípios científicos da educação, que vão nortear o trabalho, os métodos, as técnicas, os meios e as estratégias de implementação do projeto, bem com, as formas de monitoramento e avaliação.
2. Por que é importante cada escola ter projeto pedagógico próprio? Aponte alguns aspectos que precisam ser considerados.
Cada escola precisa ter seu próprio projeto, ele é único, como uma identidade.
É preciso levar em consideração a comunidade onde ela está inserida, sua localidade, estrutura, limitações, possibilidades, características, elementos identificadores, qual o tipo de aluno que esta inserido na escola, entre outros.
Muitos aspectos precisam ser considerados para a elaboração de um projeto.
Precisa estabelecer objetivos gerais e específicos que pretende atingir, precisa definir a composição curricular, definir os conteúdos, a distribuição do tempo, definição da orientação pedagógica a ser adotada. Precisa estabelecer seus parâmetros, critérios e formas de avaliação da aprendizagem, escolha do material didático. Deve também levar em consideração os problemas mais urgentes diagnosticados em relação ao conteúdo e às características da escola. É necessário se ter bem claro aquilo que se quer alcançar, como tornar as coisas possíveis.
3. Quem deve elaborar o projeto pedagógico e como deve ser conduzido o processo? Justifique sua resposta.
Todos devem participar do projeto político pedagógico, pois envolve a todos que compõe uma escola, é um comprometimento de todos aquele que procuram, uma educação organizada que atenda todas as necessidades dos professores, alunos, pais e comunidade, para uma educação melhor, pois só assim poderemos partir em busca de um mundo melhor. Mobilizando todos, assim, cada um pode contribuir com seus conhecimentos, idéias e emoções. Desta forma,somando idéias vontades e esforços os objetivos serão concluídos.
4. Quais são as maiores dificuldades na elaboração e execução do projeto? Ele deve ser revisado? Em que momento?
Deve ser revisto de dois em dois anos , se a comunidade escolar sentir tal necessidade. É importante fazer uma avaliação periódica das metas e dos prazos para ajustá-los conforme o resultado obtido pelos estudantes . A revisão é importante também para fazer um diagnóstico de como a instituição está avançando no processo de transformação da realidade. Além disso, o plano deve passar a incluir os conhecimentos adquiridos nas formações permanentes, revendo as concepções anteriores e, quando for o caso, modificando-as
Algumas das maiores dificuldades são:
Desconhecimento do que é o projeto pedagógico, para que serve e como se faz;
A direção não dá espaço para discussões e participações;
Não há supervisor nem orientador educacional na escola;
Falta de conhecimento das atribuições específicas da função do especialista;
Profissionais não habilitados exercendo a função de especialista;
Falta de tempo para que os professores possam integrar-se uns com os outros;
Muito individualismo. Cada um trabalha do jeito que acha que é certo, etc.
5. Após estudar a unidade 3, você considera que a escola é autônoma para criar, inovar e avançar em busca de uma educação de qualidade? Justifique sua resposta.
Sim, a escola tem total autonomia. Com autonomia, cada escola tem condições de pensar o que é melhor para ela, dentro das expectativas e necessidades de seus alunos e possibilidades dos professores e da escola.
A autonomia permite a liberdade da comunidade e das famílias ficarem cada vez mais participativas com a escola promovendo um ambiente de aprendizagem satisfatória e de segurança, pois todos sabem como funcionam e todos participaram para que realmente funcione de tal maneira.Mas infelizmente a autonomia da escola para elaborar o projeto político pedagógico , exige compromisso, e alguns profissionais esquivam-se de assumir responsabilidades.E assim todos perdem, alunos e professores principalmente.
6. Liste três pontos fundamentais que a Lei 9394/96 pontua, ao tratar da educação básica em relação ao projeto pedagógico, currículo e gestão.
• prevê, para as escolas públicas, progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira (Art. 15).
• obriga que os currículos abranjam o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, o ensino da arte e a educação nos cursos diurnos, Historia do Brasil, e uma língua estrangeira moderna a partir da quinta série; (Art. 26, § 1º a 5º).
• prevê como finalidades do ensino médio a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos e aprofundados no ensino fundamental; preparação básica para o trabalho e a cidadania; aprimoramento do educando como pessoa humana: com ética, autonomia intelectual e pensamento crítico; compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos (Art. 35).
UNIDADE 4
ELABORAÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO: PROBLEMAS, DIFICULDADES, PRESSUPOSTOS, ESTRATÉGIAS E MODELOS
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Pesquise um modelo de projeto pedagógico e analise sua relevância para o contexto da respectiva escola.
Sugestão: pesquisar projetos pedagógicos das escolas no site: http://www.redeescola.seed.pr.gov.br/modules/instalacao/localizarEscolas.php
Dentre os modelos pesquisados das escolas, o regimento escolar da Escola Estadual Messias Barbosa Ferreira – . Nela evidenciam-se o compromisso dos profissionais que vivenciam a realidade escolar e as peculiaridades da rede pública estadual de ensino desta instituição escolar, colaborando para o êxito do trabalho escolar, com o compromisso de oferecer uma educação que valorize a permanência e a efetivação da aprendizagem do aluno.
Segundo o PPP os professores possuem formação continuada e se encontra de acordo com as diretrizes do município.Sua finalidade básica é oferecer aos seus alunos a garantia de uma educação básica, gratuita e igualitária.
A escola oferece uma educação com base nos princípios da democracia da justiça social e da liberdade de expressão .
2. Que contribuições pode oferecer o professor na elaboração do projeto pedagógico?
Cabe ao professor estar sugerindo conteúdos mais atualizados, conhecendo a realidade dos alunos, questões de metodologias, conhece e sabe identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, procurando descobrir suas causas e buscar soluções.O professor esta em contato direto com o aluno e ninguém melhor que ele para estar auxiliando na elaboração do projeto pedagógico .
3. Quais necessidades devem nortear a elaboração de um projeto pedagógico? Justifique.
• Primeiramente ter claro o que é um projeto pedagógico; para que serve e por quem deve ser elaborado.
• Saber quais são os elementos de um projeto pedagógico.
• Saber onde vamos começar, o que queremos e aonde vamos chegar
• Conhecer a comunidade e o contexto em que está inserida a escola.
• Pesquisar junto às lideranças da comunidade para saber dos seus anseios.
• Tomar gosto pelo ambiente escolar, e participar de seus eventos.
• Analisar em conjunto tudo o que falta para que aconteça a melhoria para a escola.
• Embasamento legal, filosófico e psicológico.
• Que a escola tenha livros e publicações sobre projeto pedagógico para que todos tenham um bom embasamento teórico.
• Deixar os livros da escola disponíveis para todos e não deixá-los engavetados.
• Conhecimento teórico e científico para o desenvolvimento do projeto (preparação dos professores e demais participantes sobre como elaborar e executar um projeto).
• Conhecer e observar os avanços tecnológicos e as tendências sociais.
• Conhecer bem a realidade, do mundo, do país, do Estado, local, da escola e do aluno.
• Fazer levantamento do que se deseja e do que é necessário.
• Definir claramente qual é a função da escola no mundo de hoje.
• Avaliar o projeto anterior.
• Planejar a elaboração do projeto.
• Definir claramente a filosofia da escola e seus princípios filosóficos.
• Toda a comunidade escolar conhecer os problemas a fim de se constituir em um só corpo.
• Discussão de todos os assuntos da escola de maneira democrática, respeitando o pensamento de cada um.
• Discutir as necessidades de maior urgência.
• Descobrir quais são as necessidades e as ansiedades dos alunos e o que é interessante que aprendam para a vida.
• Conhecer de perto as dificuldades dos alunos: se têm o que comer, o que vestir, onde morar
Assim definir a filosofia da escola;
Analisar em conjunto tudo o que falta para que aconteça a melhoria para a escola;
4. Explique, de forma fundamentada, o que é gestão democrática e argumente sobre a sua importância na elaboração do projeto pedagógico.
A gestão democrática é aquela que proporciona que toda a equipe escolar possa participar tomar decisões, fazer críticas, procurar soluções...
É preciso motivar a participação de todos, pois tanto os profissionais da escola quanto a comunidade podem sugerir idéias novas para o melhor andamento da escola.
Sendo assim gestão democrática pode-se dizer que é uma ação que envolve a todos como forma participativa .
5. Qual o papel do diretor na elaboração do Projeto pedagógico da escola?
O diretor deve garantir que o processo de criação do projeto pedagógico seja democrático, da elaboração à implementação, prevendo espaço para seu questionamento por parte da comunidade escolar. . É quem deve antecipar os recursos a serem mobilizados para alcançar o objetivo comum. Ele também pode supervisionar todas as atividades da escola, permitir a livre e total participação de todos os membros da comunidade, interna e externa, nos projetos das instituições, dando autonomia para que cada um possa exercer seu papel e assegurar que a escola tenha melhores condições possíveis para uma educação de qualidade.
6. Estude a unidade 4 e relate detalhadamente um plano para a elaboração do projeto pedagógico da escola contendo: caracterização da escola, histórico da escola, a comunidade, os objetivos (geral e específicos), metas e avaliação.
Cmei primeiros passos
caracterização da escola:
Atualmente o centro de Educação Infantil conta com 20 professores, quatro auxiliares, uma secretária, uma diretora e uma coordenadora. Aproximadamente o Centro de Educação Infantil atende 100 alunos.
Os pais que procuram o Centro de Educação Infantil Primeiros Passos pertencem a Classe Média Florestense, onde em sua maioria de moradores são do bairro jardim Nilo Mussi , jardim Ipiranga e Vila bom sucesso, com renda aproximadamente entre um salário mínimo a quatro salários mínimo
A maioria tem necessidade em ter um lugar de confiança para deixar seus filhos.
Normalmente são pessoas que procuram uma alternativa educacional para seus alunos uma vez que irão passar a maior parte do seu tempo longe dos mesmos por exigência do mercado de trabalho atual. São pessoas que dão valor a outras habilidades além das cognitivas e buscam uma educação cristã e humanista, voltadas para a formação de jovens autônomos, mas com valores baseado solidariedade e no bem coletivo. Desejam que seus filhos possam vivenciar um aprendizado lúdico e sem sofrimento ou imposição ideológica.
Histórico da escola:
Instalada na rua projetada , conjunto Nilo Mussi numero 78 saida para Itambé.
Iniciou suas atividades em 2000, com o objetivo de atender crianças de quatro meses a dois anos e meio , cujas famílias eram constituídas por profissionais liberais, pequenos empresários, funcionários públicos e advogados,entre outros.
A dificuldade enfrentada pelas mães que necessitam exercer fora de casa suas atividades profissionais quer que seja para contribuir no orçamento familiar, ou para realização pessoal.
Diante da realidade encontrada o centro de Educação Infantil vem com o intuito de atender a criança de forma integral em suas necessidades básicas de educação, afeto e socialização. Num ambiente seguro e acolhedor, onde se sinta amada e reconhecida nos seus esforços, buscara incentivá-la, colocando-a em contato com oportunidades de experimentar, descobrir, manipular objetivos e vivenciar situações. Enfrentando novas experiências.
Objetivos gerais
• Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e SUS limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
• Estabelecer vínculos afetivos e de troca com os adultos e crianças, fortalecendo sua auto estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.
• Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
Objetivos específicos
• Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
• Desenvolver atividades que favoreçam o fortalecimento da autoestima e de construção da identidade.
• Oferecer oportunidades para que a criança desenvolva o respeito para com a pessoa humana, o Estado, a família e diferentes grupos sociais;
• Levantar a criança a expressar livremente sua personalidade.
Experiências voltadas ao conhecimento e cuidado de si, do outro, do ambiente;
- Experiências de brincar e imaginar;
- Experiências de exploração de linguagem corporal;
- Experiências de exploração da linguagem verbal; (Oral e Escrita)
- Experiências de exploração da natureza e da cultura;
- Experiências de apropriação do conhecimento matemático;
- Experiências com a expressividade das linguagens artísticas, Linguagem musical, Linguagem corporal e Linguagem Visual. (Desenho, noção espacial, experiências com as cores)
Com ênfase na melhoria das expectativas de aprendizagem nos conhecimentos de Língua Portuguesa e de matemática para alunos do fundamental I.
Metas
- alfabetizar em todas as áreas;
- preparar para a construção do conhecimento;
- saber respeitar o "próximo", em seus bens materiais e morais;
- usufruir dos bens da natureza, minimizando os danos à mesma;
- formar e não apenas informar;
- dominar os conteúdos básicos programáticos;
- internalizar seu papel como cidadão do mundo;
- conscientizar sobre a importância da sua contribuição para o bem estar da comunidade;
- valores morais definidos
- formar cidadãos críticos e conscientes;
- desenvolvimento das habilidades dos educandos.
Avaliações:
O processo de avaliação ocorre com os alunos, funcionários e com a instituição. Especificamente na avaliação que é feita com os alunos, o objetivo maior é verificar o seu desenvolvimento e sua aprendizagem. Elas são feitas semestralmente e entregue aos pais nos encontros. A avaliação com os funcionários tem como objetivo acompanhar e supervisionar cada membro da equipe, em suas rotinas diárias para avaliar os trabalhos realizados e a relação profissional existente. Esta avaliação é feita semestralmente. A avaliação institucional busca verificar junto aos pais e/ou responsáveis a satisfação e expectativas para uma educação com excelência. Esta avaliação ao final de cada semestre.
NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Defina planejamento e argumente a respeito de sua importância no contexto escolar, explicando as respectivas etapas.
Quando trabalhamos com educação não podemos ignorar a importância de se ter um planejamento pedagógico a fim de atingir os objetivos .Planejar é organizar sistematicamente suas idéias, reconhecer prioridades, metas e ações que o levarão atingir seu devido objetivo. Para educação isso é fundamental, pois, o pensar antes visualiza problemas que alcançara um desenvolvimento de boa qualidade , é o processo de pensar , para que , o que , por que , onde e como, com a finalidade de chegar ao desejado , que para, o professor a intenção é desenvolver uma boa educação em seu educando. . O planejamento é onde reconhecemos o que devemos fazer e a que tempo deverá ser feito afim de alcançar resultados desejados.
Para um bom desenvolvimento em um planejamento é necessário seguir algumas etapas :
Fazer o diagnóstico
O diagnóstico é a primeira etapa do planejamento. É o início do processo para intervir numa realidade, com vistas a melhorá-la.
a) Caracterização inicial
É o conhecimento da realidade da organização como um todo e também de seu
entorno.
b)Produção de informações
É a busca de dados e informações para confirmar as hipóteses das causas dos
problemas levantados na caracterização inicial. Pode ser feito mediante observações e pesquisas na própria organização ou mediante estudos em referenciais: livros, revistas, internet e outras.
c) Análise diagnóstica
É a reflexão sobre os problemas, suas causas e sobre as informações obtidas para
solucioná-los.
ELABORAÇÃO DO PROJETO
A elaboração do projeto é uma atividade na qual faz-se reflexão sobre as informações para decidir o que colocar no papel para formalizar o documento.
Itens que compõem o projeto:
1. Justificativa
Na justificativa são descritas a fundamentação teórica e a importância do projeto
em função dos problemas apontados no diagnóstico
2. Objetivos
Objetivos são os resultados que se pretendem alcançar em determinado tempo,
previsto no plano ou projeto.
3. Estratégias ou metodologias
Este item indica o que, com que, onde e como fazer para alcançar os objetivos e as
metas previstas.
4. Recursos
Todo projeto necessita de recursos. Neste item são especificados recursos
humanos, físicos, materiais e financeiros.
5. Avaliação do projeto
Neste passo é pensado e são detalhados os procedimentos e as ferramentas de
como vamos verificar se o que foi previsto está sendo executado e alcançado.
Seguindo essas etapas você concluíra um bom planejamento , e assim poderá desenvolver uma aula de boa qualidade alcançando seus respectivos objetivos.
2. Pesquise o conceito de planejamento e projeto e aponte os aspectos que os distinguem.
Planejamento é um processo de busca de equilíbrio entre o que se tem e o que se pretende fazer, ou seja, planejar é refletir, analisar e tomar decisão . O ato de planejar é sempre processo de reflexão e organização para a ação.
Já o projeto por sua vez, é um documento, o planejamento é refletido e colocado no papel, o projeto é utilizado para se atingir os objetivos mais específicos.
3. Apresente os cuidados que devemos ter ao fazer uma análise diagnóstica na elaboração de um projeto.
Devemos fazemos uma profunda análise da situação atual da escola, observando-se todas as suas dimensões – infra-estrutura física, equipamentos, corpo docente, trabalho pedagógico, gestão, comunidade, qualidade da educação, processos de formação dos estudantes,.
Ao possibilitar conhecimentos sobre a realidade de um determinado contexto, torna-se um importante instrumento no planejamento de mudanças, na medida em que pode nos ajudar a identificar “pontos fortes e frágeis” em cada realidade institucional e a ver as alternativas e possibilidades de ação, tendo como horizonte os objetivos a ser alcançados . E é através do diagnóstico que podemos ajudar a identificar problemas em cada realidade institucional e a ver as alternativas e possibilidades de ação, tendo como horizonte os objetivos pretendidos.
4. Por que é importante o trabalho em equipe e a participação coletiva, no processo de planejamento?
Para que todos possam contribuir com seus conhecimentos, idéias e emoções, que serão somadas a necessidade e realidade escolar e social do local no qual a instituição esta inserida.
5. Qual é a finalidade do projeto? Justifique e apresente suas etapas.
Sua finalidade é estabelecer metas e objetivos que serão alcançados , é um documento baseado no contexto cultural,social,político, econômico e religioso , ou seja tem a finalidade de chegar a uma decisão sobre as informações adquiridas para assim formalizar um documento em papel..
.As Etapas são:
Justificativa;É na justificativa que se explica o porquê do trabalho.
Objetivos;Eles indicam qual vai ser o final do trabalho em determinado tempo.
Objetivo geral; é o alvo principal, o resultado global e final do projeto, ou plano.
Os objetivos detalhados;são os resultados que se espera conseguir por meio das ações reais com vistas ao objetivo geral.
Metas; É a divisão dos objetivos detalhados.
Estratégias ou metodologias; São os atos possíveis para se conseguir os resultados desejados.
Recursos; são mencionados recursos humanos, físicos, materiais e financeiros.
Avaliação do projeto;É ponderado e são detalhados os artifícios e as ferramentas de como vamos averiguar se o que foi previsto está sendo realizado e obtido.
6. Como deve ser a avaliação do projeto? Responda, assinalando a importância do processo avaliativo para a consolidação do projeto.
Deve ser observado se cada etapa, tarefa, e atividade está sendo devidamente executada, se não há perda de tempo, de recursos e de material; se as metas estão sendo cumpridas. A avaliação tem como objetivo favorecer um projeto de maior eficácia e qualidade, avaliando o antes e o depois.
UNIDADE 2
O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO E O TRABALHO PEDAGÓGICO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Compare, destacando as semelhanças e diferenças entre o planejamento educacional, o planejamento de currículo e o planejamento de ensino.
Planejamento educacional: trata-se de algo mais abrangente, no âmbito do desenvolvimento do País. Prevê a estruturação e o funcionamento da totalidade do sistema educacional (governo Federal). No planejamento educacional, a visão que se tem é mais ampla, pensa-se no progresso global do país.
Planejamento de currículo: são dadas prioridades para o planejamento educacional, com o objetivo de traduzir o mais próximo possível das linhas mestras de ação dispostas no PNE, onde é definida a ação proposta pela escola. O planejamento curricular tem a definição de sua linha de ação proposta pela escola.
O currículo seja mais ou menos determinado em linhas gerais, cabe à escola interpretar e operacionalizar estes currículos tendo em vista sua realidade.
Planejamento de ensino: é feito pelo professor e será aplicado em sala de aula.
É a especificação do planejamento curricular.
É o que o professor fará na sala de aula, para conduzir os alunos a alcançar os objetivos educacionais propostos.
2. Qual a importância do planejamento de ensino?
O planejamento de ensino é importante, pois evita a rotina e a improvisação;planeja a realização dos objetivos visados;desempenha uma melhor concretização das atividades, assegura a direção , docentes e pais uma maior segurança de um trabalho bom.
Garante economia de tempo e energia
Atende às necessidades e peculiaridades reais e locais .
3. Apresente as etapas do planejamento de ensino e com suas palavras descreva a função de cada uma?
Conteúdos estruturantes: – refere-se a organização do conhecimento, e também um instrumento básico para poder atingir os objetivos dimensões do conhecimento
Conteúdos Específicos: – conhecimentos a serem aprendidos pelos alunos.
Objetivos: – e a descrição clara do que se pretende alcançar o que se pretende atingir com os conteúdos a serem trabalhados.
Metodologia: Procedimentos e recursos de ensino que estimulam e orientam as atividades de aprendizagem.
Avaliação: que possibilite a verificação, qualificação e qualidade dos objetivos propostos.
Avaliação: possibilita a verificação, a qualificação e a apreciação qualitativa dos objetivos propostos.
4. Pesquise o que é o PNE e apresente três dentre as metas propostas para o decênio de 2011 a 2020, evidenciando seu posicionamento.
PNE: Plano Nacional da Educação.
16 - Formação continuada e pós-graduação de professores
Formar, em nível de pós-graduação, 50% dos professores da Educação Básica, até o último ano de vigência do PNE, e garantir a todos os(as) profissionais da Educação Básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.
17 - Valorização do professor
Valorizar os(as) profissionais do magistério das redes públicas da Educação Básica, a fim de equiparar o rendimento médio dos(as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do 6º ano da vigência do PNE.
18 - Plano de carreira docente
Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os(as) profissionais da Educação Básica e Superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de Carreira dos(as) profissionais da Educação Básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido na Constituição Federal.
OBS:
Trabalho na área da educação e sei quanto o professor é desvalorizado , acho que a formação dos professores é a base da educação , pois havendo professores bem formados ai sim é possível desenvolver um planejamento de qualidade.
5. Como formalizar o Plano de Ensino?
Para formalizar o Plano de ensino, deve este sair da teoria e ir para a prática.O plano se formaliza quando está bem estruturado, organizado e sendo aplicado visando sempre o desenvolvimento dos alunos, na qual esta superando suas dificuldades e concretizando seus objetivos.
5. Pesquise em fontes seguras, por qual motivo os professores apresentam certa resistência diante dos trabalhos pedagógicos?
É preciso haver vontade , iniciativa, comprometimento, criatividade, inovação as vezes até mesmo o olhar atento da direção , estar sempre se capacitando, procurando novos métodos de ensino e isso gera muito desempenho da parte do professor. É onde entra a formação , acredito haver resistência por parte de alguns professores ,por estar envolvida ao método antigo, e esses costumes só deixarão de existir a partir do momento em que formações forem postas em prática .Mas só ha renovação se houver uma boa formação.
UNIDADE 3
O PROJETO PEDAGÓGICO:
IMPORTÂNCIA, DISPOSITIVOS LEGAIS E CONCEITUAÇÃO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Qual é a importância do Projeto Pedagógico para a escola e o que ele deve conter?
É considerado a identidade da escola.
Ele garante uma formação de qualidade, completa, para que o ensino seja o melhor possível. Procura desenvolver métodos com qualidade para satisfazer o que a sociedade deseja. Serve para fazer um balanço da escola., detectar falhas, deficiências. Ou seja dá oportunidade de refletir e discutir a realidade, percebendo necessidades reais dos alunos e da sociedade . O Projeto Pedagógico é um documento elaborado pela escola, no qual estão expressos os ideais e os objetivos da educação, pensados pelos seus membros e pela comunidade, para serem buscados pelas ações de todos os envolvidos. Também deverão estar escritos os princípios científicos da educação, que vão nortear o trabalho, os métodos, as técnicas, os meios e as estratégias de implementação do projeto, bem com, as formas de monitoramento e avaliação.
2. Por que é importante cada escola ter projeto pedagógico próprio? Aponte alguns aspectos que precisam ser considerados.
Cada escola precisa ter seu próprio projeto, ele é único, como uma identidade.
É preciso levar em consideração a comunidade onde ela está inserida, sua localidade, estrutura, limitações, possibilidades, características, elementos identificadores, qual o tipo de aluno que esta inserido na escola, entre outros.
Muitos aspectos precisam ser considerados para a elaboração de um projeto.
Precisa estabelecer objetivos gerais e específicos que pretende atingir, precisa definir a composição curricular, definir os conteúdos, a distribuição do tempo, definição da orientação pedagógica a ser adotada. Precisa estabelecer seus parâmetros, critérios e formas de avaliação da aprendizagem, escolha do material didático. Deve também levar em consideração os problemas mais urgentes diagnosticados em relação ao conteúdo e às características da escola. É necessário se ter bem claro aquilo que se quer alcançar, como tornar as coisas possíveis.
3. Quem deve elaborar o projeto pedagógico e como deve ser conduzido o processo? Justifique sua resposta.
Todos devem participar do projeto político pedagógico, pois envolve a todos que compõe uma escola, é um comprometimento de todos aquele que procuram, uma educação organizada que atenda todas as necessidades dos professores, alunos, pais e comunidade, para uma educação melhor, pois só assim poderemos partir em busca de um mundo melhor. Mobilizando todos, assim, cada um pode contribuir com seus conhecimentos, idéias e emoções. Desta forma,somando idéias vontades e esforços os objetivos serão concluídos.
4. Quais são as maiores dificuldades na elaboração e execução do projeto? Ele deve ser revisado? Em que momento?
Deve ser revisto de dois em dois anos , se a comunidade escolar sentir tal necessidade. É importante fazer uma avaliação periódica das metas e dos prazos para ajustá-los conforme o resultado obtido pelos estudantes . A revisão é importante também para fazer um diagnóstico de como a instituição está avançando no processo de transformação da realidade. Além disso, o plano deve passar a incluir os conhecimentos adquiridos nas formações permanentes, revendo as concepções anteriores e, quando for o caso, modificando-as
Algumas das maiores dificuldades são:
Desconhecimento do que é o projeto pedagógico, para que serve e como se faz;
A direção não dá espaço para discussões e participações;
Não há supervisor nem orientador educacional na escola;
Falta de conhecimento das atribuições específicas da função do especialista;
Profissionais não habilitados exercendo a função de especialista;
Falta de tempo para que os professores possam integrar-se uns com os outros;
Muito individualismo. Cada um trabalha do jeito que acha que é certo, etc.
5. Após estudar a unidade 3, você considera que a escola é autônoma para criar, inovar e avançar em busca de uma educação de qualidade? Justifique sua resposta.
Sim, a escola tem total autonomia. Com autonomia, cada escola tem condições de pensar o que é melhor para ela, dentro das expectativas e necessidades de seus alunos e possibilidades dos professores e da escola.
A autonomia permite a liberdade da comunidade e das famílias ficarem cada vez mais participativas com a escola promovendo um ambiente de aprendizagem satisfatória e de segurança, pois todos sabem como funcionam e todos participaram para que realmente funcione de tal maneira.Mas infelizmente a autonomia da escola para elaborar o projeto político pedagógico , exige compromisso, e alguns profissionais esquivam-se de assumir responsabilidades.E assim todos perdem, alunos e professores principalmente.
6. Liste três pontos fundamentais que a Lei 9394/96 pontua, ao tratar da educação básica em relação ao projeto pedagógico, currículo e gestão.
• prevê, para as escolas públicas, progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira (Art. 15).
• obriga que os currículos abranjam o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, o ensino da arte e a educação nos cursos diurnos, Historia do Brasil, e uma língua estrangeira moderna a partir da quinta série; (Art. 26, § 1º a 5º).
• prevê como finalidades do ensino médio a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos e aprofundados no ensino fundamental; preparação básica para o trabalho e a cidadania; aprimoramento do educando como pessoa humana: com ética, autonomia intelectual e pensamento crítico; compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos (Art. 35).
UNIDADE 4
ELABORAÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO: PROBLEMAS, DIFICULDADES, PRESSUPOSTOS, ESTRATÉGIAS E MODELOS
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Pesquise um modelo de projeto pedagógico e analise sua relevância para o contexto da respectiva escola.
Sugestão: pesquisar projetos pedagógicos das escolas no site: http://www.redeescola.seed.pr.gov.br/modules/instalacao/localizarEscolas.php
Dentre os modelos pesquisados das escolas, o regimento escolar da Escola Estadual Messias Barbosa Ferreira – . Nela evidenciam-se o compromisso dos profissionais que vivenciam a realidade escolar e as peculiaridades da rede pública estadual de ensino desta instituição escolar, colaborando para o êxito do trabalho escolar, com o compromisso de oferecer uma educação que valorize a permanência e a efetivação da aprendizagem do aluno.
Segundo o PPP os professores possuem formação continuada e se encontra de acordo com as diretrizes do município.Sua finalidade básica é oferecer aos seus alunos a garantia de uma educação básica, gratuita e igualitária.
A escola oferece uma educação com base nos princípios da democracia da justiça social e da liberdade de expressão .
2. Que contribuições pode oferecer o professor na elaboração do projeto pedagógico?
Cabe ao professor estar sugerindo conteúdos mais atualizados, conhecendo a realidade dos alunos, questões de metodologias, conhece e sabe identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, procurando descobrir suas causas e buscar soluções.O professor esta em contato direto com o aluno e ninguém melhor que ele para estar auxiliando na elaboração do projeto pedagógico .
3. Quais necessidades devem nortear a elaboração de um projeto pedagógico? Justifique.
• Primeiramente ter claro o que é um projeto pedagógico; para que serve e por quem deve ser elaborado.
• Saber quais são os elementos de um projeto pedagógico.
• Saber onde vamos começar, o que queremos e aonde vamos chegar
• Conhecer a comunidade e o contexto em que está inserida a escola.
• Pesquisar junto às lideranças da comunidade para saber dos seus anseios.
• Tomar gosto pelo ambiente escolar, e participar de seus eventos.
• Analisar em conjunto tudo o que falta para que aconteça a melhoria para a escola.
• Embasamento legal, filosófico e psicológico.
• Que a escola tenha livros e publicações sobre projeto pedagógico para que todos tenham um bom embasamento teórico.
• Deixar os livros da escola disponíveis para todos e não deixá-los engavetados.
• Conhecimento teórico e científico para o desenvolvimento do projeto (preparação dos professores e demais participantes sobre como elaborar e executar um projeto).
• Conhecer e observar os avanços tecnológicos e as tendências sociais.
• Conhecer bem a realidade, do mundo, do país, do Estado, local, da escola e do aluno.
• Fazer levantamento do que se deseja e do que é necessário.
• Definir claramente qual é a função da escola no mundo de hoje.
• Avaliar o projeto anterior.
• Planejar a elaboração do projeto.
• Definir claramente a filosofia da escola e seus princípios filosóficos.
• Toda a comunidade escolar conhecer os problemas a fim de se constituir em um só corpo.
• Discussão de todos os assuntos da escola de maneira democrática, respeitando o pensamento de cada um.
• Discutir as necessidades de maior urgência.
• Descobrir quais são as necessidades e as ansiedades dos alunos e o que é interessante que aprendam para a vida.
• Conhecer de perto as dificuldades dos alunos: se têm o que comer, o que vestir, onde morar
Assim definir a filosofia da escola;
Analisar em conjunto tudo o que falta para que aconteça a melhoria para a escola;
4. Explique, de forma fundamentada, o que é gestão democrática e argumente sobre a sua importância na elaboração do projeto pedagógico.
A gestão democrática é aquela que proporciona que toda a equipe escolar possa participar tomar decisões, fazer críticas, procurar soluções...
É preciso motivar a participação de todos, pois tanto os profissionais da escola quanto a comunidade podem sugerir idéias novas para o melhor andamento da escola.
Sendo assim gestão democrática pode-se dizer que é uma ação que envolve a todos como forma participativa .
5. Qual o papel do diretor na elaboração do Projeto pedagógico da escola?
O diretor deve garantir que o processo de criação do projeto pedagógico seja democrático, da elaboração à implementação, prevendo espaço para seu questionamento por parte da comunidade escolar. . É quem deve antecipar os recursos a serem mobilizados para alcançar o objetivo comum. Ele também pode supervisionar todas as atividades da escola, permitir a livre e total participação de todos os membros da comunidade, interna e externa, nos projetos das instituições, dando autonomia para que cada um possa exercer seu papel e assegurar que a escola tenha melhores condições possíveis para uma educação de qualidade.
6. Estude a unidade 4 e relate detalhadamente um plano para a elaboração do projeto pedagógico da escola contendo: caracterização da escola, histórico da escola, a comunidade, os objetivos (geral e específicos), metas e avaliação.
Cmei primeiros passos
caracterização da escola:
Atualmente o centro de Educação Infantil conta com 20 professores, quatro auxiliares, uma secretária, uma diretora e uma coordenadora. Aproximadamente o Centro de Educação Infantil atende 100 alunos.
Os pais que procuram o Centro de Educação Infantil Primeiros Passos pertencem a Classe Média Florestense, onde em sua maioria de moradores são do bairro jardim Nilo Mussi , jardim Ipiranga e Vila bom sucesso, com renda aproximadamente entre um salário mínimo a quatro salários mínimo
A maioria tem necessidade em ter um lugar de confiança para deixar seus filhos.
Normalmente são pessoas que procuram uma alternativa educacional para seus alunos uma vez que irão passar a maior parte do seu tempo longe dos mesmos por exigência do mercado de trabalho atual. São pessoas que dão valor a outras habilidades além das cognitivas e buscam uma educação cristã e humanista, voltadas para a formação de jovens autônomos, mas com valores baseado solidariedade e no bem coletivo. Desejam que seus filhos possam vivenciar um aprendizado lúdico e sem sofrimento ou imposição ideológica.
Histórico da escola:
Instalada na rua projetada , conjunto Nilo Mussi numero 78 saida para Itambé.
Iniciou suas atividades em 2000, com o objetivo de atender crianças de quatro meses a dois anos e meio , cujas famílias eram constituídas por profissionais liberais, pequenos empresários, funcionários públicos e advogados,entre outros.
A dificuldade enfrentada pelas mães que necessitam exercer fora de casa suas atividades profissionais quer que seja para contribuir no orçamento familiar, ou para realização pessoal.
Diante da realidade encontrada o centro de Educação Infantil vem com o intuito de atender a criança de forma integral em suas necessidades básicas de educação, afeto e socialização. Num ambiente seguro e acolhedor, onde se sinta amada e reconhecida nos seus esforços, buscara incentivá-la, colocando-a em contato com oportunidades de experimentar, descobrir, manipular objetivos e vivenciar situações. Enfrentando novas experiências.
Objetivos gerais
• Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e SUS limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
• Estabelecer vínculos afetivos e de troca com os adultos e crianças, fortalecendo sua auto estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.
• Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
Objetivos específicos
• Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
• Desenvolver atividades que favoreçam o fortalecimento da autoestima e de construção da identidade.
• Oferecer oportunidades para que a criança desenvolva o respeito para com a pessoa humana, o Estado, a família e diferentes grupos sociais;
• Levantar a criança a expressar livremente sua personalidade.
Experiências voltadas ao conhecimento e cuidado de si, do outro, do ambiente;
- Experiências de brincar e imaginar;
- Experiências de exploração de linguagem corporal;
- Experiências de exploração da linguagem verbal; (Oral e Escrita)
- Experiências de exploração da natureza e da cultura;
- Experiências de apropriação do conhecimento matemático;
- Experiências com a expressividade das linguagens artísticas, Linguagem musical, Linguagem corporal e Linguagem Visual. (Desenho, noção espacial, experiências com as cores)
Com ênfase na melhoria das expectativas de aprendizagem nos conhecimentos de Língua Portuguesa e de matemática para alunos do fundamental I.
Metas
- alfabetizar em todas as áreas;
- preparar para a construção do conhecimento;
- saber respeitar o "próximo", em seus bens materiais e morais;
- usufruir dos bens da natureza, minimizando os danos à mesma;
- formar e não apenas informar;
- dominar os conteúdos básicos programáticos;
- internalizar seu papel como cidadão do mundo;
- conscientizar sobre a importância da sua contribuição para o bem estar da comunidade;
- valores morais definidos
- formar cidadãos críticos e conscientes;
- desenvolvimento das habilidades dos educandos.
Avaliações:
O processo de avaliação ocorre com os alunos, funcionários e com a instituição. Especificamente na avaliação que é feita com os alunos, o objetivo maior é verificar o seu desenvolvimento e sua aprendizagem. Elas são feitas semestralmente e entregue aos pais nos encontros. A avaliação com os funcionários tem como objetivo acompanhar e supervisionar cada membro da equipe, em suas rotinas diárias para avaliar os trabalhos realizados e a relação profissional existente. Esta avaliação é feita semestralmente. A avaliação institucional busca verificar junto aos pais e/ou responsáveis a satisfação e expectativas para uma educação com excelência. Esta avaliação ao final de cada semestre.
NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Defina planejamento e argumente a respeito de sua importância no contexto escolar, explicando as respectivas etapas.
Quando trabalhamos com educação não podemos ignorar a importância de se ter um planejamento pedagógico a fim de atingir os objetivos .Planejar é organizar sistematicamente suas idéias, reconhecer prioridades, metas e ações que o levarão atingir seu devido objetivo. Para educação isso é fundamental, pois, o pensar antes visualiza problemas que alcançara um desenvolvimento de boa qualidade , é o processo de pensar , para que , o que , por que , onde e como, com a finalidade de chegar ao desejado , que para, o professor a intenção é desenvolver uma boa educação em seu educando. . O planejamento é onde reconhecemos o que devemos fazer e a que tempo deverá ser feito afim de alcançar resultados desejados.
Para um bom desenvolvimento em um planejamento é necessário seguir algumas etapas :
Fazer o diagnóstico
O diagnóstico é a primeira etapa do planejamento. É o início do processo para intervir numa realidade, com vistas a melhorá-la.
a) Caracterização inicial
É o conhecimento da realidade da organização como um todo e também de seu
entorno.
b)Produção de informações
É a busca de dados e informações para confirmar as hipóteses das causas dos
problemas levantados na caracterização inicial. Pode ser feito mediante observações e pesquisas na própria organização ou mediante estudos em referenciais: livros, revistas, internet e outras.
c) Análise diagnóstica
É a reflexão sobre os problemas, suas causas e sobre as informações obtidas para
solucioná-los.
ELABORAÇÃO DO PROJETO
A elaboração do projeto é uma atividade na qual faz-se reflexão sobre as informações para decidir o que colocar no papel para formalizar o documento.
Itens que compõem o projeto:
1. Justificativa
Na justificativa são descritas a fundamentação teórica e a importância do projeto
em função dos problemas apontados no diagnóstico
2. Objetivos
Objetivos são os resultados que se pretendem alcançar em determinado tempo,
previsto no plano ou projeto.
3. Estratégias ou metodologias
Este item indica o que, com que, onde e como fazer para alcançar os objetivos e as
metas previstas.
4. Recursos
Todo projeto necessita de recursos. Neste item são especificados recursos
humanos, físicos, materiais e financeiros.
5. Avaliação do projeto
Neste passo é pensado e são detalhados os procedimentos e as ferramentas de
como vamos verificar se o que foi previsto está sendo executado e alcançado.
Seguindo essas etapas você concluíra um bom planejamento , e assim poderá desenvolver uma aula de boa qualidade alcançando seus respectivos objetivos.
2. Pesquise o conceito de planejamento e projeto e aponte os aspectos que os distinguem.
Planejamento é um processo de busca de equilíbrio entre o que se tem e o que se pretende fazer, ou seja, planejar é refletir, analisar e tomar decisão . O ato de planejar é sempre processo de reflexão e organização para a ação.
Já o projeto por sua vez, é um documento, o planejamento é refletido e colocado no papel, o projeto é utilizado para se atingir os objetivos mais específicos.
3. Apresente os cuidados que devemos ter ao fazer uma análise diagnóstica na elaboração de um projeto.
Devemos fazemos uma profunda análise da situação atual da escola, observando-se todas as suas dimensões – infra-estrutura física, equipamentos, corpo docente, trabalho pedagógico, gestão, comunidade, qualidade da educação, processos de formação dos estudantes,.
Ao possibilitar conhecimentos sobre a realidade de um determinado contexto, torna-se um importante instrumento no planejamento de mudanças, na medida em que pode nos ajudar a identificar “pontos fortes e frágeis” em cada realidade institucional e a ver as alternativas e possibilidades de ação, tendo como horizonte os objetivos a ser alcançados . E é através do diagnóstico que podemos ajudar a identificar problemas em cada realidade institucional e a ver as alternativas e possibilidades de ação, tendo como horizonte os objetivos pretendidos.
4. Por que é importante o trabalho em equipe e a participação coletiva, no processo de planejamento?
Para que todos possam contribuir com seus conhecimentos, idéias e emoções, que serão somadas a necessidade e realidade escolar e social do local no qual a instituição esta inserida.
5. Qual é a finalidade do projeto? Justifique e apresente suas etapas.
Sua finalidade é estabelecer metas e objetivos que serão alcançados , é um documento baseado no contexto cultural,social,político, econômico e religioso , ou seja tem a finalidade de chegar a uma decisão sobre as informações adquiridas para assim formalizar um documento em papel..
.As Etapas são:
Justificativa;É na justificativa que se explica o porquê do trabalho.
Objetivos;Eles indicam qual vai ser o final do trabalho em determinado tempo.
Objetivo geral; é o alvo principal, o resultado global e final do projeto, ou plano.
Os objetivos detalhados;são os resultados que se espera conseguir por meio das ações reais com vistas ao objetivo geral.
Metas; É a divisão dos objetivos detalhados.
Estratégias ou metodologias; São os atos possíveis para se conseguir os resultados desejados.
Recursos; são mencionados recursos humanos, físicos, materiais e financeiros.
Avaliação do projeto;É ponderado e são detalhados os artifícios e as ferramentas de como vamos averiguar se o que foi previsto está sendo realizado e obtido.
6. Como deve ser a avaliação do projeto? Responda, assinalando a importância do processo avaliativo para a consolidação do projeto.
Deve ser observado se cada etapa, tarefa, e atividade está sendo devidamente executada, se não há perda de tempo, de recursos e de material; se as metas estão sendo cumpridas. A avaliação tem como objetivo favorecer um projeto de maior eficácia e qualidade, avaliando o antes e o depois.
UNIDADE 2
O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO E O TRABALHO PEDAGÓGICO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Compare, destacando as semelhanças e diferenças entre o planejamento educacional, o planejamento de currículo e o planejamento de ensino.
Planejamento educacional: trata-se de algo mais abrangente, no âmbito do desenvolvimento do País. Prevê a estruturação e o funcionamento da totalidade do sistema educacional (governo Federal). No planejamento educacional, a visão que se tem é mais ampla, pensa-se no progresso global do país.
Planejamento de currículo: são dadas prioridades para o planejamento educacional, com o objetivo de traduzir o mais próximo possível das linhas mestras de ação dispostas no PNE, onde é definida a ação proposta pela escola. O planejamento curricular tem a definição de sua linha de ação proposta pela escola.
O currículo seja mais ou menos determinado em linhas gerais, cabe à escola interpretar e operacionalizar estes currículos tendo em vista sua realidade.
Planejamento de ensino: é feito pelo professor e será aplicado em sala de aula.
É a especificação do planejamento curricular.
É o que o professor fará na sala de aula, para conduzir os alunos a alcançar os objetivos educacionais propostos.
2. Qual a importância do planejamento de ensino?
O planejamento de ensino é importante, pois evita a rotina e a improvisação;planeja a realização dos objetivos visados;desempenha uma melhor concretização das atividades, assegura a direção , docentes e pais uma maior segurança de um trabalho bom.
Garante economia de tempo e energia
Atende às necessidades e peculiaridades reais e locais .
3. Apresente as etapas do planejamento de ensino e com suas palavras descreva a função de cada uma?
Conteúdos estruturantes: – refere-se a organização do conhecimento, e também um instrumento básico para poder atingir os objetivos dimensões do conhecimento
Conteúdos Específicos: – conhecimentos a serem aprendidos pelos alunos.
Objetivos: – e a descrição clara do que se pretende alcançar o que se pretende atingir com os conteúdos a serem trabalhados.
Metodologia: Procedimentos e recursos de ensino que estimulam e orientam as atividades de aprendizagem.
Avaliação: que possibilite a verificação, qualificação e qualidade dos objetivos propostos.
Avaliação: possibilita a verificação, a qualificação e a apreciação qualitativa dos objetivos propostos.
4. Pesquise o que é o PNE e apresente três dentre as metas propostas para o decênio de 2011 a 2020, evidenciando seu posicionamento.
PNE: Plano Nacional da Educação.
16 - Formação continuada e pós-graduação de professores
Formar, em nível de pós-graduação, 50% dos professores da Educação Básica, até o último ano de vigência do PNE, e garantir a todos os(as) profissionais da Educação Básica formação continuada em sua área de atuaç
...