PPP - MATERIAIS DIDÁTICOS
Monografias: PPP - MATERIAIS DIDÁTICOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vergasan • 9/5/2013 • 5.581 Palavras (23 Páginas) • 1.330 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS
ITARARÉ
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS
Relatório Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos, apresentado a UTA – Educação, Ciência e Tecnologia, no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Cíntia Janaína de Barros
Centro Associado: Itararé
ITARARÉ
2012
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1 APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS 8
3. ELABORAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO - BILBOQUÊ 11
4. AVALIAÇÃO PLANEJADA, APRENDIZAGEM CONSENTIDA. 14
5. UMA DAS INICIATIVAS DA EAD (EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA) NO BRASIL, NO PERÍODO DE 1980 A 1996. 17
6. O PORVIR 20
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
REFERÊNCIAS 24
ANEXOS......................................................................................................................25
1. INTRODUÇÃO
Esta pesquisa teve como objetivo responder a questionamentos e anseios sobre a utilização de materiais didáticos pelos professores, onde os mesmos se perguntam: o que é uma boa aula? O uso de materiais didáticos pode auxiliar no processo do aprender?
Segundo Libâneo:
Consideramos em primeiro lugar, que o processo de ensino – objeto de estudo da Didática – não pode ser tratado como atividade restrita ao espaço de sala de aula. O trabalho docente é uma das modalidades específicas da prática educativa mais ampla que ocorre na sociedade. Para compreendermos a importância do ensino na formação humana, é preciso considerá-lo no conjunto das tarefas educativas exigidas pela vida em sociedade. A ciência que investiga a teoria e prática da educação nos seus vínculos com a prática social global é a Pedagogia. Sendo a Didática uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais, ela se fundamenta na Pedagogia; é, assim, uma disciplina pedagógica (LIBÂNEO, 1994, p.15-16).
Quando o professor desenvolve e adapta o material didático e o utiliza adaptando ao contexto dos alunos, a aula torna-se mais produtiva para ambos. Por isso, é necessário o planejamento, onde o docente observa as possibilidades de uso dos materiais e vai combinando estes em ação educativa, visando o desenvolvimento de seus alunos e de seu próprio estilo de pedagogia.
Nesta direção é fundamental estabelecer a estreita correlação entre os materiais didáticos, a criatividade e os objetivos educacionais. O desenvolvimento que a própria disciplina de didática já possibilitou ao longo do tempo ainda não está incorporado no fazer docente, na construção da aula e no foco da aprendizagem do aluno, havendo uma necessidade de avanços neste campo.
A utilização de materiais didáticos torna-se uma estratégia de ensino, assim como sua elaboração e organização, pois instiga os acadêmicos a pensarem os processos educativos para além das fronteiras dos saberes disciplinares e a antecipar o contato com o ambiente escolar rico e desafiador.
A didática permite a renovação da concepção do ensinar-aprender bem como possibilita novas modalidades contemporâneas que podem dar conta dos desafios educativos. Pode-se dizer que ela funciona como elemento transformador da teoria na prática.
Veremos que o processo de organização, planejamento e desenvolvimento de materiais didáticos devem estar pautados sobre a compreensão da aprendizagem humana; é um fenômeno que decorre de como o sujeito apreende o mundo que o cerca.
2. DESENVOLVIMENTO
Materiais didáticos e as tendências pedagógicas
A educação, ao longo da história, vem sofrendo diversas transformações que atingem todos os indivíduos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, podendo ser analisada pelas tendências pedagógicas, as quais possuem suas características próprias.
Libâneo diz que “evidentemente tais tendências se manifestam, concretamente, nas práticas escolares e no ideário pedagógico de muitos professores, ainda que estes não se deem conta dessa influência (2006, p. 21)”. Muitas vezes os docentes alegam não seguir tal tendência, mas em várias situações do cotidiano escolar estas correntes compõem o seu fazer profissional.
Na Pedagogia Tradicional, a principal metodologia é a aula expositiva, onde a relação de aprendizagem entre professor e aluno acontece com muita autoridade, pois o professor possui em suas colocações o que realmente é verdadeiro. Assim o aluno nada sabe, e sua capacidade está atrelada ao que o professor discorreu, tornando-se assim a autoridade do saber. A avaliação é uma forma de verificar se o aluno reteve o conhecimento passado pelo professor, e se este não conseguiu decorar o que o professor ensinou, é punido com uma nota baixa. Nesta perspectiva, o material didático não possui importância. Ele muitas vezes é pouco ou nem utilizado e não possui função didática de aprendizagem.
A Pedagogia da Escola Nova busca compreender o aluno, reconhecendo
...