PRATICAS SOCIAIS E DIVERCIDADE-ATIVIDADE DE 2 A 8
Trabalho Universitário: PRATICAS SOCIAIS E DIVERCIDADE-ATIVIDADE DE 2 A 8. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: NEBUTTERFLY18 • 18/11/2014 • 7.053 Palavras (29 Páginas) • 364 Visualizações
PRATICAS SOCIAIS E DIVERSIDADE 2
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
Hall apresenta três concepções de identidade, são elas:
I - o sujeito do iluminismo
II - o sujeito sociológico
III - o sujeito pós-moderno.
Relacione as concepções de identidade ao texto apresentado
(______________) refletia a crescente complexibilidade do mundo moderno e a consciência de que este núcleo interior do sujeito não era autônomo e auto-suficiente, mas era formado na relação com “outras pessoas importantes para ele”, que mediavam para o sujeito os valores, sentidos e símbolos – a cultura – dos mundos que ele/ela habitava.
(______________) conceptualizado como não tendo uma identidade fixa, essencial ou permanente. A identidade torna-se uma “celebração móvel”: formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam. É definida historicamente e não biologicamente. O sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos, identidades que não são unificadas ao redor de um “eu” coerente.
(______________) baseava-se na concepção da pessoa humana como um indivíduo totalmente centrado, unificado, dotado das capacidades de razão, de consciência e de ação, cujo “centro” consistia num núcleo interior, que emergia pela primeira vez quando o sujeito nascia e com ele desenvolvia, ainda que permanecendo essencialmente o mesmo – contínuo ou “idêntico” a ele – ao longo da existência do indivíduo. O centro essencial do eu era a identidade de uma pessoa.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:
Corretae. II, III e I
Resposta Correta:
Corretae. II, III e I
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A alternativa correta é: II, III e I
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Com base nos conhecimentos adquiridos nesta unidade sobre o processo de construção de identidade, considere as afirmativas a seguir.
I) O ser humano é dotado de racionalidade, o que lhe permite conhecer, ter vontade própria e fazer escolhas que sofrem inúmeras mudanças ao longo do tempo.
II) A identidade acontece na interação entre o eu e a sociedade em que vivemos. O sujeito possue um núcleo que é o “eu real”, mas sofre modificações contínuas com o mundo “exterior”.
III) A capacidade do ser humano em agir com autonomia diante das situações implica responsabilizar-se pelas escolhas feitas, ou seja, o ser humano é dotado do livre arbítrio. Portanto, caberá ao individuo a decisão sobre qual caminho será percorrido.
Assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:
Correta todas as afirmativas estão corretas.
Resposta Correta:
Correta todas as afirmativas estão corretas.
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A alternativa correta é: todas as afirmativas estão corretas.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Leia o poema a seguir:
Morte e Vida Severina
O meu nome é Severino,
não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria;
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria
do finado Zacarias...
Mas, para que me conheçam
melhor Vossas Senhorias
e melhor possam seguir
a história de minha vida,
passo a ser o Severino
que em vossa presença emigra.
João Cabral de Melo Neto
De acordo com o poema, é correto afirmar:
Resposta Selecionada:
Correta O retirante tenta definir quem ele, realmente, é, mas ao tentar fazê-lo cita também a sua realidade social.
Resposta Correta:
Correta O retirante tenta definir quem ele, realmente, é, mas ao tentar fazê-lo cita também a sua realidade social.
Feedback da resposta:
A alternativa correta é: O retirante tenta definir quem ele, realmente, é, mas ao tentar fazê-lo cita também a sua realidade social.
Pergunta 4
0 em 0,2 pontos
Dentro de nós há identidades contraditórias, empurrando em diferentes direções, de tal modo que nossas identificações estão sendo continuamente deslocadas. Se sentirmos que temos uma identidade unificada desde o nascimento até a morte é apenas porque construímos uma cômoda estória sobre nós mesmos ou uma confortadora “narrativa do eu”.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 5ª Ed. – Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p. 13.
Considerando o aporte teórico sobre a questão da identidade vista na disciplina pode-se dizer que
I
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