Quais Concepções Filosóficas Estariam Presentes Nas Práticas Humanas E Em Especial Nas Práticas Sociais?
Exames: Quais Concepções Filosóficas Estariam Presentes Nas Práticas Humanas E Em Especial Nas Práticas Sociais?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daniele002 • 3/11/2013 • 381 Palavras (2 Páginas) • 716 Visualizações
A área de assistente social exerce o papel de traçar estratégias para implantação de uma política de prevenção e combate à violência de modo geral. Em termos concretos, todavia, somente como exceção essas questões colocam como objeto de intervenção para o Assistente Social. Tendência que tem tido como principal consequência a não identificação dessas “problemáticas” enquanto relacionadas às relações de gênero de caso específico, na invisibilização dessa queixa e por consequência a inexistência de registros e procedimentos que articulem estratégias de prevenção e assistência a essas pessoas atendidas pelo Serviço Social.
O avanço do sistema neoliberal tem repercutido diretamente nas transformações do Serviço Social. A desresponsabilização do Estado frente às suas atribuições na perspectiva da garantia dos direitos dos cidadãos tem atingido as relações de trabalho e também as profissões, o que tem demandado redefinições em termos de competências frente às novas demandas das que O conceito de moradia nos últimos anos vem sofrendo importantes transformações, não somente considerando a habitação, como uma edificação por si só, mas implantando a habitação numa conjuntura mais ampla, o de “habitat”, por exemplo, na cidade de Maceió onde foi assegurado à moradia, condições de habitabilidade e de salubridade, garantindo condições ambientais apropriadas, privacidade, segurança, durabilidade, iluminação, ventilação, abastecimento de água, esgotamento sanitário, disposição de resíduos sólidos e adequada localização em relação ao emprego e aos equipamentos sociais e serviços urbanos A qualidade da moradia é uma das variáveis significativas no processo de desenvolvimento dos indivíduos. Além disso, e como característica que a diferencia de outras necessidades básicas, a moradia quase sempre tem como pressuposto o acesso a terra. Todos esses elementos estabelecem que além da saúde, da renda e da educação, a moradia é também um elemento básico que constitui um “mínimo social” que habilita os indivíduos e os grupos sociais afazerem outras escolhas e desenvolverem suas capacidades. Diante destes elementos a moradia é um direito básico de cidadania e de qualidade de vida. Questões que implicam a ação profissional. Essa dificuldade de acesso à terra legal e urbanizada pelas famílias de baixa renda, alimenta um circulo vicioso de pobreza e informalidade que por sua vez impossibilita o acesso ao trabalho formal e demais serviços. Os moradores de áreas ocupadas irregularmente não tendo como comprovar residência sofrem descriminações e preconceitos por parte da sociedade.
...