PREPARAÇÃO FISICA GERAL
Por: renatacorsini • 17/10/2017 • Trabalho acadêmico • 959 Palavras (4 Páginas) • 268 Visualizações
CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - EaD
ATIVIDADE PROTFÓLIO
GABRIELA CORSINI SANTOS
PREPARAÇÃO FISICA GERAL
VITÓRIA-ES
8º semestre/2017
GABRIELA CORSINI SANTOS
ATIVIDADE PROTFÓLIO
Projeto Integrador do Curso Superior de Educação Física– EaD, do Claretiano - Centro Universitário, de Batatais, como requisito obrigatório para a carga horária de atividades.
ORIENTADOR: Prof. Vitor Silva Carvalho
Vitória-ES
8º semestre/2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................................. SEÇÃO 1:........................................................................................................................ 1.1. Sub-título. Estresse físico, químico e mental...................................................... 1.2. Sub-títulos. Síndrome de adaptação geral.................................................... SEÇÃO 2: CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................05 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................06 | 01 02 03 04 |
INTRODUÇÃO
Sabemos que quando não estamos bem, fisicamente e mentalmente nada ocorre bem. O stress é uma resposta certa fisiológica e comportamental. Na vida moderna de hoje estamos cheios de exigências, frustrações, problemas tanto no trabalho quanto em casa, e para muitos o stress se tornou tão comum, quase um modo de vida. Segundo Tubino (2003, p. 95) demonstra ainda em seus estudos que "todos os estímulos atenuantes sobre o organismo podem se tornar fatores estressantes". Com embasamento nos estudos do sueco Von Euler, realizados em 1969, “classificou-se o estresses segundo a origem de seus estressores”. Uma vez que os agentes estressores podem ser de qualquer natureza, foram agrupados em três tipos clássicos:
O estresse físico pode ser provocado por quaisquer agentes da natureza física, pode ser desencadeado pela temperatura, pela umidade ou pelo esforço físico. (Por exemplo: cansaço mental, dor de cabeça, preocupações excessivas, dor na barriga (estômago) depressão ou tristeza, a fata de apetite ou até mesmo desanimo e entre outros). O outro fator importante é que Geralmente, vemos o stress como sendo algo de negativo que nos acontece: tanto no trabalho como na vida pessoal. Portanto, acontecimentos positivos, tais como: casar, comprar uma casa, ir para a faculdade, ou até receber uma promoção também podem estar na sua origem. Obviamente, o stress não é causado exclusivamente por fatores externos. Ele pode gerado, por exemplo, quando nos preocupamos, excessivamente, com algo que pode ou não vir a acontecer, pensamentos pessimistas sobre a vida, isto também pode constituir uma fonte de stress. As causas do stress também dependem da percepção que temos dele. Algo que é estressante para uma pessoa pode não o ser para outra.
Já o estresse químico é desencadeado por quaisquer agentes farmacológicos de natureza química, tais como analgésicos, anestésicos, calmantes, estimulantes, tóxicos, drogas em geral. Por exemplo: à pessoa passou ou passa por algum problema tanto familiar, quanto pessoal, como nos dias de hoje acabam não sabendo lidar com toda essa situação, passa a fazer uso de algum tipo de droga como os calmantes, que esta sendo bastante consumido hoje em dia, pela população Brasileira. Segundo Dantas (2003, p. 49) cita ainda outros fatores bioquímicos estressantes, como a insulina, que provoca hipoglicemia; ácidos e bases, que podem provocar acidose e alcalose, sucessivamente; hormônios que agem conforme suas características específicas; álcool, que provoca diversos efeitos, entre eles a vasodilatação geral; cigarro (fumo), que provoca alterações sobre os sistemas respiratório, circulatório e digestivo.
...