PRINCIPIOS DO DIREITO DO TRABALHO
Casos: PRINCIPIOS DO DIREITO DO TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hayhay • 30/9/2014 • 237 Palavras (1 Páginas) • 266 Visualizações
PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO
1.CONCEITO:
De acordo com o Dicionário Aurélio:
PRINCÍPIO: do latim principiu - momento ou local ou trecho em que algo tem origem(...)
Preceito, regra, lei.
...
Na dinâmica das pessoas e sociedades, os princípios atuariam como enunciados que refletem e informam – em maior ou menor grau – as práticas individuais e sociais correspondentes.
Nas ciências: correspondem à noção de proposições ideais, fundamentais, construídas a partir de uma certa realidade e que direcionam a compreensão da realidade examinada.
Para Cretella Júnior: proposições que se colocam na base de uma ciência, informando-a.
Para Arnaldo Sussekind:
(...)são enunciados genéricos, explicitados ou deduzidos, do ordenamento jurídico pertinente, destinados a iluminar tanto o legislador, ao elaborar as leis dos respectivos sistemas, como ao intérprete, ao aplicar as normas ou sanar as omissões.
Américo Plá Rodriguez:
(...)linhas diretrizes que informam algumas normas e inspiram direta ou indiretamente uma série de soluções, pelo que podem servir para promover e embasar a aprovação de novas normas, orientar a interpretação das existentes e resolver os casos não previstos.
2. FUNÇÃO:
tríplice função: informativa, normativa, interpretativa.
Informativa: inspira o legislador a legislar a favor do bem jurídico que deve ser tutelado, e que vai servir de fundamento para o ordenamento jurídico.
Ex.: Princípio da Proteção ao Trabalhador. O legislador deve privilegiar o hipossuficiente.
Interpretativa: opera como critério orientador do juiz ou do intérprete.
Ex.: Princípio in dubio pro misero: quando a norma comportar mais de uma interpretação razoável, o intérprete deverá optar por aquela mais favorável ao trabalhador.
...