PROCESSOS DO CUIDAR
Ensaios: PROCESSOS DO CUIDAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 4/9/2014 • 483 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
ENFERMAGEM
CAMPUS-LIMEIRA
PROCESSOS DO CUIDAR I
PROFESSORA: ADRIANA COSTA
1º ANO 2º SEMESTRE
LIMEIRA
2013
ALUNOS
CÁSSIA FABIANA DE WIT – RA: 70.600.090.42
CARLOS EDUARDO DO PRADO – RA: 70.17.53.59.59
FRANCIELE PEREIRA DO REGO- RA: 70.183.527.02
JÚLIA NASCIMENTO DE PAULA – RA: 68.955.330.31
CONTROLE DE INFECÇÃO
A prevenção e o controle das infecções são preocupações para todos os tipos de instituições de cuidados à saúde.
Independente de onde, é preciso evitar que a contaminação de microrganismos, tenha uma importância vital para um ambiente seguro e livre de infecção.
Um grande número de microrganismos vive e se multiplicam em todas as superfícies, eles estão no ar, na pele, e prosperam para o trato digestivo. Em grande parte do tempo os microrganismos e os seres humanos vivem em equilíbrio, mas se esse equilíbrio é quebrado eles são capazes de provocar uma revolução no que diz respeito a infecção.
FUNGOS, BACTÉRIAS, VIRÚS PARASITAS, são agentes infecciosos e MEDICAMENTOS, CLIENTES, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, MEMBROS DA FAMÍLIA, são os propagadores das infecções.
Doenças infecciosas é o motivo mais comum da procura por um atendimento hospitalar. Os profissionais de saúde dedicam grande parte de seu tempo, energia e talento para desenvolver práticas para controlar a disseminação de microrganismos. Essas práticas são conhecidas como técnicas de assépticas são usadas no contexto mais amplo do controle de infecção e começam com a lavagem das mãos, e incluem os processos de limpeza e desinfecção e esterilização do ambiente, bem como a promoção do uso de luvas, máscaras gorros e aventais, também o isolamento do cliente infectadofazem parte deste controle de infecção.
A doença infecciosa refere-se à patologia ou a eventos patológicos que resultam da invasão e multiplicação de microrganismos em um hospedeiro. As toxinas enzimas produzidas pelos microrganismos provocam LESÃO TISSULAR( um tipo de dano que atinge o tecido em diferentes localidades e níveis de comprometimento).Esta lesão indefere o tipo de microrganismos pode ser: bactéria, vírus, fungos...
MEIOS DE CONTAMINAÇÃO:
Transmissão por contato, por gotícula, por veículo, pelo ar e por vetor.
A porta de entrada que permite uma infecção ou contágio são os orifícios corporais, nariz, boca, olho, vagina, reto e uretra.
As internações devem ser estritamente no tempo necessário, pois quando mais tempo o cliente passa no ambiente hospitalar mais riscos ele corre de ser contaminado por uma infecção seja ela por fungos, bactérias, vírus, parasitas.
FATORES DE RISCO
Ambiente hospitalar, clínicas ambulatoriais, instituições de cuidados estendidos, residências e escolas são reservatórios de microrganismos.
CONCEITO DE ASSEPSIA:
É um conjunto de técnicas aplicadas para prevenir a contaminação por microrganismos, ela permite manter um ser vivo ou o meio inerte, isento de bactérias ou qualquer outro meio de contaminação.
Há duas categorias de práticas assépticas:
A ASSEPSIA CLÍNICA que se refere às medidas empreendidas para controlar e reduzir o número de patógenos existentes é também conhecida como “técnica limpa”.
A ASSEPSIA CIRÚRGICA que se refere à “técnica estéril”, para ser estéril o objeto deve isento de todos os microrganismos.
BIBLIOGRAFIA:
INICIAÇÃO À CIÊNCIA DA ENFERMAGEM – PLT 96 / CAP:7 PÁGS: 120,121.
RUTH F. CRAVEN / CONSTANCE J. HIRNLE
...