PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
Monografias: PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gio1234 • 6/3/2015 • 6.043 Palavras (25 Páginas) • 380 Visualizações
Estrutura Organizacional
Segundo Maximiano (1992) "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações." Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas, recursos, financeiros e outros.
OUTRAS DEFINIÇÕES
A organização da empresa também pode ser definida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando o alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.
A estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa.
O termo ORGANIZAÇÃO freqüentemente tem sido empregado como sinônimo e arrumação, ordenação, eficiência. O dicionário prático da Língua Portuguesa define organização “Ato ou efeito de organizar”.
A ORGANIZAÇÃO deve ser entendida como o quadro estrutural de cargos definidos por (respectivos títulos,
(Responsabilidades, relações formais, nível de autoridades, atribuições básicas e aspectos culturais). A função básica de organização, é o estudo da estrutura organizacional da empresa, para que esta seja bem definida e possa atender as necessidades e os objetivos estabelecidos de forma integrada com a organização informal e as estratégias estabelecidas na empresa.
A Estrutura Formal: É definida na empresa com todas as formalidades e padrões vigentes. Ela é feita por: manuais de procedimentos ou organização, comunicados, instruções, forma gráfica (organograma), forma descritiva (descrição dos cargos).
A Estrutura informal: Organizações são conjuntos de pessoas e recursos que trabalham juntos para se alcançar um objetivo comum. Chinelato afirma que elas não são estáticas, uma vez que são formadas por pessoas. Elas também possuem duas realidades: a interna e a externa. Para sobreviver, as organizações precisam se readaptar continuamente. Trabalhar em grupo pode ajudar a multiplicar idéias e para alcançarmos resultados, precisamos da autuação simultânea de forças – sinergia – e para que ocorra o sucesso é preciso dos seguintes pontos:
O objetivo do trabalho em equipe;
A associação, reunião de pessoas que partilhem os mesmos interesses;
A auto-imagem (motivações pessoais);
A circunstância e o clima psicológico (ambiente propício para realização do trabalho).
Para que este trabalho dê certo é preciso disseminar a idéia de que:
* Sozinhos somos incompetentes;
* Quando questionados, enriquecemo-nos;
* Quanto mais sabemos, mais amplo é nosso horizonte do não-saber;
* As vezes é necessário retroagir para avaliar e corrigir rumos;
Os funcionários
pertencem à vida informal das empresas, deste relacionamento do cotidiano, surgem:
* entendimentos extra-estruturais,
* desentendimentos,
* lideranças naturais,
* amizades e ações prejudiciais ou benéficas à empresa.
RESUMINDO
A estrutura informal é a rede de relações sociais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas. Surge da interação social de pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem entre si. Portanto, apresenta relações que usualmente não aparecem no organograma.
2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa.
Antes de se definir estrutura organizacional é necessário conceituar a função organização, pois a estrutura organizacional é o instrumento básico para concretização do processo organizacional.
Organização da empresa é a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.
ESTRUTURA FORMAL E ESTRUTURA INFORMAL
Qualquer empresa possui dois tipos de estrutura: a formal e a informal.
Estrutura formal, objeto de grande parte de estudo das organizações empresariais, é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.
A estrutura informal não é planejada e surge naturalmente da interação social dos membros de uma empresa.
A seguir são apresentados os aspectos principais da estrutura informal e da
estrutura formal.
Estrutura Informal
Estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não e estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem entre si. Portanto, apresenta relações que usualmente não aparecem no organograma.
A abordagem na estrutura informal está nas pessoas e em suas relações, enquanto a estrutura formal dá ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
Os executivos gostariam de ter um controle maior sobre a estrutura informal, pois isto tornaria seu trabalho mais simples e envolveria menos preocupação. Do ponto de vista deles, a estrutura informal é um empecilho que regularmente oferece resistência às ordens formais, ou as altera, ou ainda as cumpre por um procedimento diferente do desejado. Independentemente de quão útil ou prejudicial ela é, o executivo logo percebe que a primeira característica da estrutura informal é não poder ser extinta. Enquanto houver pessoas nas empresas, haverá grupos informais.
Autoridade informal vem daqueles que são objeto do seu controle, enquanto
...