PRODUTOS LIVRES EM GRANDES EMPRESAS
Tese: PRODUTOS LIVRES EM GRANDES EMPRESAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: analivias • 19/4/2014 • Tese • 1.515 Palavras (7 Páginas) • 362 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
1º SEMESTRE
Taubaté - SP
2013
FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Administração da UNOPAR Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional dos Professores: Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches e Mônica Silva.
Taubaté -SP
2013
OBJETIVO
Aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do primeiro semestre por meio da reportagem “Freelancers abrem espaço nas grandes empresa”.
RESPOSTA QUESTÃO 1:
O termo “Burocracia” trás várias concepções como:
• Excesso de normas e regulamentos,
• Limitação da iniciativa,
• Desperdício de recursos e
• Ineficiência generalizada dos organismos estatais e privados.
Segundo Max Weber, Burocracia é um tipo de poder suficiente para a funcionalidade eficaz das estruturas organizacionais. A Característica principal reside racionalidade do ponto de vista das atividades desempenhadas na organização. Na Burocracia, a liderança se dá através de regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica.
Dentre as várias características da Teoria da Burocracia, destacam-se:
- Para desenvolver o modelo burocrático, é necessário que haja economia monetária para o pagamento em favor do trabalho;
- No desempenho de cada cargo ou função tem que existir normas impessoais e escritas;
- Divisão do trabalho e especialização das tarefas e competências;
- Ausência de controle externo à organização;
- Previsão de comportamento dos funcionários e da organização.
Em resumo a Burocracia busca amenizar as conseqüências das influências externas à organização e harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos através da competência e eficiência.
Existem fatores que desviam a Burocracia, tornando mais um obstáculo que um instrumento administrativo. Dentre esses fatores destacam-se:
- Individualismo;
- Impedimento de desenvolvimento criativo dos funcionários;
- Incapacidade dos indivíduos compreenderem seu papel dentro do todo organizacional, pois está focado em normas que objetivos etc.
Quando abordam o tema motivação, muitos líderes pensam em recompensas financeiras para impulsionar uma produtividade e melhorar a qualidade do trabalho. Infelizmente, essas decisões são tomadas sem a preparação e o conhecimento administrativo e a mudança cultural em termos de valorização do ser humano.
Um líder deve-se aculturar e se enriquecer de conhecimentos científicos que o permitam transformar a liderança da arbitrariedade na liderança da consciência e da ciência. Os processos motivacional e de liderança requerem comprometimento com o próximo, com sua vida, dentro ou fora da organização.
Baseando nas informações já citadas, pode-se dividir as organizações burocráticas em duas categorias:
1ª Organização burocrática rotineira – possui atividades repetitivas e são praticamente imutáveis, tende a seguir as regras estabelecidas, a qual corrompe o nível de motivação dos colaboradores;
2ª Organização burocrática complexa – o problema se agrava na liderança e motivação, pois falta liberdade à inovação e à criatividade.
Atualmente, diante das transformações sociais e tecnológicas levam a busca por modelos administrativos eficazes, tendo regras adequadas ou não, que cabe ao administrador conhecer os seus colaboradores, fazendo um mix de suas atitudes, tendendo para a parcialidade ou para a imparcialidade em função da situação abordada e de cada pessoa individualmente considerada.
Ao administrador resta a opção única de armar de conhecimentos científicos capazes de guiá-lo e capacitá-lo na busca das melhores soluções através de todos os esquemas administrativos desenvolvidos no decorrer dos tempos, permitindo-o desenvolver o seu próprio.
Pode-se concluir que as organizações modernas que querem manter competitivas nesse mercado acirrado terão que adotar novos modelos de gestão, em que haja flexibilidade nas normas e que considerem as pessoas como parceiras e não como meros recursos é o caso dos freelancers que executam tarefas específicas e pronto, trabalham por conta própria, tem liberdade para trabalhar em casa em horários alternativos.
RESPOSTA QUESTÃO 2:
Facebook e Google são empresas inovadoras, tem um monte de funcionários criativos com um monte de ideias. Algumas dessas ideias ainda são relevantes para as necessidades das empresas.
A empresa inovadora fornece aos seus funcionários um ambiente de confiança e liberdade. Há um monte de risco envolvido em inovação. Ideias altamente criativas, muitas vezes podem parecer estúpidas, inicialmente. Se os empregados temem o ridículo para compartilhar idéias extravagantes, eles não irão compartilhar essas idéias. Da mesma forma, se os funcionários temem repreensão por participar de projetos mal sucedidos,
...